Descubra como calcular o ROI de marketing da sua indústria e crie estratégias mais assertivas!

Você sabe como calcular o ROI da sua indústria? Senão, saiba que essa é a forma mais segura de garantir que suas estratégias de marketing sejam, de fato, efetivas. Aprenda a analisar este importante fator e conquiste resultados incríveis!

Quando o assunto é marketing digital, muitos compreendem conceitos e estratégias e sabem quais passos devem seguir para marcar presença on-line.

Porém, poucos têm ideia de como calcular e mensurar os retornos dos investimentos para saber se eles estão valendo a pena ou não.

Ou seja, não sabem como calcular o ROI de marketing da indústria.

ROI, do inglês Return On Investment, significa “retorno sobre investimento”, sendo um dos termos de marketing que você precisa conhecer.

Trata-se do cálculo de investimento capaz de indicar se suas ações estão sendo lucrativas ou se estão gerando prejuízos.

Isso permite saber se é necessário mudar de estratégia para se adequar à demanda de uma forma mais assertiva.

Para que você consiga compreender melhor como calcular o ROI de sua indústria, preparamos os seguintes tópicos:

Saiba como calcular o ROI de marketing da sua indústria

A fórmula do ROI é o cálculo de todos os custos relacionados ao processo de criação, produção e venda de produtos.

Isso vale desde a aquisição de matérias-prima e do trabalho da equipe, até os insumos necessários para a manutenção do negócio.

Para calcular retorno de investimento é simples, basta usar a seguinte fórmula:

Obs: Lembre-se que o lucro obtido com suas vendas não é referente ao valor total delas, e sim a sua margem de lucro.

Além disso, entende-se por “margem de lucro” a receita gerada pela empresa.

Vamos supor que sua empresa investiu 2.000 em campanhas de marketing digital, enquanto o valor faturado com vendas foi de 6 mil.

Com isso, podemos calcular: (6.000 – 2.000) / (2.000 x 100) -> (4.000) / (200.000) = 200.

Portanto, como a receita teria sido de 4.000, o ROI, sua porcentagem de lucro, seria de 200%.

O retorno sobre investimento vai além da parte financeira

Ao contrário de quando o retorno provém de campanhas em Adwords, que envolvem diretamente movimentação de capital, o investimento em marketing de conteúdo, por exemplo, não pode ser mensurado da mesma forma.

É preciso estabelecer algumas métricas para esse tipo de campanha/estratégia.

Portanto, leve em conta cada ação dos usuários e interprete o que elas geraram para a sua ação.

Neste caso, a participação ativa e efetiva de cada pessoa é muito importante, pois permite a avaliação do conteúdo publicado:

Se ele está ou não sendo rentável para a empresa e interessante para os clientes em potencial.

Portanto, notificar o número de likes, compartilhamentos no Facebook, retweets, comentários, e até mesmo críticas, é fundamental para quantificar e saber como calcular o ROI.

Isso porque quando um post é pouco relevante e não provoca nenhum impacto nos leitores, as pessoas simplesmente o ignoram.

Porém, quando o conteúdo é interessante para o público e gera engajamento, ele fornece um retorno favorável ao seu negócio, merecendo ser levado em consideração no momento da mensuração dos resultados.

Aprenda a metrificar as ações dos usuários

Um grande princípio dentro dos conceitos de marketing digital é a relação que se estabelece entre cliente e empresa.

Isso vai além das próprias conversões, pois fortalece a imagem da qualidade dos serviços prestados pela sua empresa e te permite tornar-se uma referência para os consumidores sempre que eles pesquisarem sobre o assunto.

A existência de grandes influenciadores nas redes sociais pode colaborar muito nesse fortalecimento de imagem.

Mas quem são esses “influenciadores”?

São contatos de grande popularidade, em sua maioria blogueiros e vlogueiros, que conseguiram construir uma reputação na internet e com isso conquistaram a confiabilidade de milhares de pessoas.

Como esses contatos podem ajudar?

Ao usufruírem de alguma experiência com seu produto, eles o compartilharão com sua vasta rede de contatos.

Com isso, é possível que estes contatos se transformem em clientes em potencial.

Portanto, essa espécie de marketing ”boca a boca” on-line deve ter um peso maior em suas campanhas devido ao impacto que podem gerar.

Além do fato de que eles geram maior confiança, pois uma indicação possui um peso de valor muito maior.

Porém, não necessariamente uma dessas pessoas de grande impacto social precisam ver seu negócio para fazer girar esse marketing boca-a-boca na web.

Os próprios usuários que sua empresa tem, após ter um contentamento com a marca, poderão passar à diante essa experiência.

Isso pode gerar novos leads para o seu negócio.

Por isso, as ações dos usuários são tão importantes, pois podem atrair novos possíveis clientes e fazer com que seu faturamento seja elevado.

Não deixe as métricas de lado

Agora que você sabe como calcular o ROI de marketing da sua indústria, não deixe de lado as métricas, pois a análise constante é o segredo para o sucesso

Isso porque saber se seu investimento está trazendo retornos positivos ou não é fundamental para a saúde da sua empresa.

Por este motivo, saber como calcular o ROI da sua empresa é tão importante, pois trata-se de um norte para você e as suas estratégias de Marketing.

Isso vale tanto para as ações que geram lucros financeiros, quanto para aquelas que geram engajamento nos consumidores.

Por isso, fique sempre atento às métricas das suas estratégias de marketing digital!

E se quiser melhorar ainda mais seus resultados, confira nosso conteúdo sobre como vender mais!