Aprenda a melhorar sua eficiência industrial usando as tecnologias disponíveis no mercado!

Eficiência industrial é uma preocupação muito ligada à otimização de processos: sua empresa produz, divulga e entrega (vende). A partir daí, caso exista a possibilidade de investir em novos mercados, o ideal é que sua empresa se agarre à oportunidade. Saiba mais sobre o assunto!

Qualidade e produtividade nas empresas são fatores que influenciam, e muito, na eficiência industrial.

Assim como a otimização de processos, a competitividade de uma empresa muitas vezes aponta para a linha de produção dela.

A economia de centavos pode ser revertida na possibilidade de aquisição de diversos lotes, definindo, no fim, as margens de lucro que lhe possibilitarão acenar com preços ideais para os potenciais clientes.

Isso porque a frustração das expectativas de lucros induz reajustes de preços dos lotes futuros, espantando os clientes, que buscam na concorrência preços mais acessíveis.

Para agilizar tanto as linhas de produção quanto as atividades técnico-administrativas, seguem algumas dicas de como melhorar a eficiência industrial de sua empresa!

Confira os assuntos abordados:

Deixe que softwares realizem a gestão da produção industrial

Quando o número de variáveis aumenta demasiadamente, a gestão fica complexa até mesmo para os mais experientes especialistas, caso seja necessário fazer uma análise manual e detalhada.

Para evitar problemas desse tipo, você deve saber como melhorar a produtividade e a sua eficiência industrial.

Para auxiliar nisso, existem programas que, associados à automação industrial, possibilitam detectar gargalos, transformando-os em pivôs das demais operações, determinando prazos ótimos de estocagem e as sequências de operações.

Alguns softwares lidam com cálculos de variáveis como a OEE (Overall Equipment Effectiveness), por exemplo, que leva em conta os períodos em que os equipamentos de fato produziram.

Isso é feito em comparação com os períodos planejados, bem como a velocidade efetiva em comparação com a idealizada, e ainda, o índice de qualidade dos produtos em relação ao total fabricado.

Como melhorar a produção de uma indústria com ferramentas de gestão

Agilizar a gestão e o planejamento melhoram sua eficiência industrial e é uma das formas de resolução de problemas que se manifestam.

Dentre elas vemos o encurtar do caminho entre a necessidade de contato para a decisão de fechamento de negócio junto com o cargo que tem voz ativa para isso.

Para isso, vale conversar com a equipe de TI para que eles possam colocar ferramentas à disposição dos profissionais.

Compartilhe documentos

Ganhe tempo e poupe recursos financeiros utilizando as ferramentas de compartilhamento disponíveis como o Google Drive ou o OneDrive, por exemplo.

Além de evitar a coexistência de diversas versões de um mesmo documento, são fáceis de serem acessadas, não precisam de licenças específicas e todos conseguem enxergar as modificações realizadas durante um projeto.

Ainda é possível guardar o histórico das modificações realizadas como referência em pastas com acessibilidade restrita.

Utilize redes corporativas

As redes sociais possibilitam a conexão entre pessoas envolvidas em projetos que envolvam diversos departamentos, limitando o trânsito informações aos assuntos pertinentes.

Além disso, elas viabilizam a geração de trabalhos com colaboração concomitante, garantindo acompanhamento de atendimento com clientes ou fornecedores.

Essa é uma das melhores formas de melhorar sua eficiência industrial, justamente por estreitar relações e não obter custos para isso.

Invista no acesso móvel

Trabalhe de onde estiver sem precisar sair do lugar por meio de plataformas digitais, por exemplo.

O acesso aos documentos possibilita edição e manutenção independentemente de distância e horário, sem importunar funcionários ou interromper as rotinas da empresa.

Tudo isso sem gerar cópias físicas, o que ajuda no faturamento do negócio também, pois é possível fazer economia de gastos.

Como aumentar a produtividade na indústria utilizando técnicas tradicionais

Existem quatro técnicas tradicionais consagradas que são muito importantes para entender como melhorar a produtividade e a eficiência industrial. Parte delas são desenvolvidas no Japão.

Essas teses de origem japonesa permitem identificar, continuamente, fontes de desperdícios ou alternativas de evolução (Kaizen).

Vale até mesmo para os desperdícios pontuais: considere que tudo que você não economizar (ou não reciclar) hoje, um dia poderá faltar para o seu filho.

Esse é o foco da cultural oriental, ou seja, utilizar os recursos de hoje, mas sem esquecer das crianças que estão por vir e o que estará disponível para elas.

Filosofia 5S

Essa filosofia formou-se no pós-guerra japonês, a partir de cinco palavras, cujos sons se iniciam com o som da letra S.

Foram traduzidos para o Português como os cinco sensos, ou cinco práticas, ou cinco rotinas.

São elas: rotina de utilidade (proveito), rotina da ordem (organização), rotina da limpeza (higiene), rotina da saúde (ou sanidade, cultura física), e rotina da autodisciplina (ou o exercício do cargo assumido).

A rotina da utilidade nos orienta quanto ao que deve ser guardado para uso e o que deve seguir para descarte ou reciclagem:

Algumas decisões são simples, como é o caso de produtos vencidos ou alterados e circuitos eletrônicos defeituosos ou sem uso.

Já na questão de itens em bom estado, são os próprios japoneses que nos dão algumas pistas:

Papéis, documentos e registros que não consultamos há mais de 6 meses provavelmente não mais nos fazem falta.

Lógico, bom senso e discernimento são sempre válidos. Nada de radicalismos.

A rotina da organização é mais simples: um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar.

As rotinas da saúde e da higiene são conceitos de preservação, e estão diretamente ligadas à organização, pois depois de se estabelecer uma linha organizacional é necessário desprender certo esforço para que ela se mantenha.

Isso porque a evolução só é evolução se for constante.

Resta aplicar esses conceitos à empresa e ao dia a dia do serviço, visando melhorias possíveis e viáveis.

O exercício da autodisciplina e das funções profissionais é a chave para evolução, para a correção de imperfeições, para a visualização de gargalos, para a otimização de processos e para entender como melhorar a produtividade e a eficiência na sua indústria.

Com toda a aparente saturação do mercado japonês, o país ainda apresenta índices de melhoria de produtividade superiores aos obtidos na Alemanha, por exemplo.

Gestão de ativos pela NBR ISO 55000

O NBR ISO 55000 é um fluxograma de tomadas de decisão sobre ativos, inclusive equipamentos, quanto à vida útil e a caducidade, seja por idade, seja por obsolescência, seja pela valia econômica.

Gestão de ativos pela maximização dos períodos funcionais é a chamada MPT, Manutenção da Produtividade Total.

Além das manutenções corretiva e preventiva, a manutenção preditiva é a mais eficaz na conservação de equipamentos.

Corretamente realizada, detecta tendências a defeitos enquanto ainda estão incipientes, virtualmente inaudíveis e indetectáveis aos sentidos humanos e à diagnose de desempenho.

A manutenção pode então ser programada com antecedência, minimizando os impactos sobre a produção e sobre os prazos comprometidos, ajudando a melhorar sua eficiência industrial.

Potencialize a sua produção e busque formas de como melhorar sua eficiência industrial

Para se obter mais mercado é preciso otimizar seus processos e aumentar a sua produtividade, só assim você estará preparado para um novo desafio.

Portanto, comece a melhorar a produção do seu time e, para isso, é válida a utilização de softwares de gestão e compartilhamento de documentos, além da necessidade de desprender um certo tempo, para a análise das condutas internas da empresa.

Muitas vezes é possível adquirir uma melhora simplesmente modificando alguns hábitos como aumentar a produtividade na indústria com as tecnologias disponíveis, o que pode ser muito mais fácil do que o imaginado, basta um pouco de estratégia.

E aí, quer ter mais ideias de melhorias na indústria?

Então confira nosso blog e saiba como vender mais neste segmento tão competitivo!