Entenda a importância de desenvolver estratégias de marketing digital para a Indústria B2B!

As estratégias de marketing de digital são como o mapa do sucesso para as empresas da atualidade. Isso porque expor uma marca na internet é uma das principais formas de atrair clientes e alavancar suas vendas. Saiba mais!

A relevância do mercado digital no contexto de comunicação e marketing conquistou não apenas as empresas B2C como as indústrias B2B.

Com isso, a importância de desenvolver ações de marketing digital B2B em seu negócio se tornou cada vez mais presente.

Apesar de mais acostumada com ações do marketing tradicional, a indústria B2B enxerga cada vez mais nas ferramentas de marketing digital uma maneira rápida e eficaz de manter uma comunicação eficiente com seus clientes.

As indústrias passaram a investir em ações estratégicas de marketing digital com o objetivo de manter seus clientes ativos e nutrir novas oportunidades de negócios.

Isto resultou em um grande aumento das vendas nesse segmento.

Para você entender mais sobre como o marketing digital agrega às indústrias, continue lendo esse artigo e aprenda mais sobre:

A importância do marketing digital B2B

O marketing de conteúdo é a melhor estratégia de marketing digital para a geração de leads e oportunidades de negócio.

Isso ocorre por conta do seu alto potencial de persuasão e favorecimento entre as relações no setor B2B.

Vale a pena lembrar que a geração de leads se trata da captação de novos clientes por meio de uma estratégia envolvendo o potencial consumidor até levá-lo a compra.

Este processo é feito por meio de um prévio estudo de mercado e do potencial cliente, tornando possível oferecer conteúdos de real interesse por parte do lead.

Esses conteúdos visam oferecer informações relevantes e educar o potencial cliente.

Por meio desta técnica, é possível gerar autoridade dentro do segmento da empresa, facilitando assim a captação de novos clientes e a fidelização dos atuais.

Dentre as ações mais comuns, estão os depoimentos e cases de sucesso, os quais inspiram novas relações comerciais através de exemplos reais.

Divulgue sua empresa nas redes sociais

É impossível pensar na importância de planejar ações de divulgação no meio digital sem pensar na utilização das redes sociais.

No entanto, não pense que só existe o Facebook!

Enquanto a maioria das empresas apostam nessa rede social para compartilhar conteúdo, as indústrias B2B consideram o Linkedin a melhor plataforma para propagar seu conhecimento.

É importante não ignorar esse fato, pois as oportunidades de negócio acontecem com maior frequência no LinkedIn.

Dentre as principais redes sociais para negócios B2B estão o LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Google+.

Mas vale sempre lembrar, cada rede social pode beneficiar um setor ou uma empresa diferente.

Por isso, pesquise onde estão seus potenciais clientes e invista nas redes sociais.

A forte tendência dos vídeos

A utilização de vídeos no marketing para empresas B2B também está se fortalecendo cada vez mais.

O recurso visual é uma ótima forma de atrair a atenção de seus potenciais clientes, além de serem ótimos para estreitarem relações.

É fundamental caprichar na produção do vídeo, inserindo informações realmente relevantes a fim de encantar os potenciais clientes.

O custo é baixo e o retorno pode ser bem alto. As possibilidades são muitas e você só precisa saber aproveitá-las.

Coloque os blogs em sua estratégia

Os blogs corporativos possuem um enorme valor para uma estratégia de marketing B2B.

Isso porque, com eles, sua indústria pode criar um verdadeiro portal de informações para os seus clientes, visando a dar um atendimento especializado e diferenciado.

Além disso, os blogs permitem uma interação maior entre empresa e cliente por meio dos comentários e fóruns.

Esse fator contribui para o estabelecimento de uma relação de confiança e credibilidade entre ambos.

A grande importância de investir ações de marketing digital para empresas é a aproximação com seus clientes. Isso é essencial para quem deseja estar à frente da concorrência.

Tenha um site Responsivo

A correria existente no mundo dos negócios se mostrou uma oportunidade incrível para os dispositivos móveis.

Conteúdos, e-mails e transações podem ser feitas a qualquer hora, em qualquer lugar e com qualquer dispositivo.

Por isso, é muito importante otimizar seu site para o mobile, ou seja, torná-lo responsivo.

Sites responsivos são indispensáveis, pois são capazes de se adaptar a qualquer tipo de tela, seja de celular, tablet ou computador.

Não se atentar a isso, pode resultar em uma enorme queda de visitas em seu site.

A relação das ações de marketing digital com as vendas da indústria B2B

As indústrias B2B são aquelas que, assim como as empresas B2C, vendem serviços e produtos, porém, não são voltadas para o público em geral.

Por isso, é fundamental enfatizar que elas são empresas especializadas em vender a outras empresas.

O marketing direcionado a indústria B2B é uma das grandes apostas das empresas para os próximos anos.

Isso por ser cada vez mais importante estabelecer uma presença digital forte no mercado, visando a oferecer uma grande geração de novos negócios.

Isso acontece porque  o marketing digital para empresas é focado em captação e conversão de novos clientes.

Além disso, esse tipo de investimento é inevitável, principalmente se sua empresa não quiser ser passada para trás pela concorrência.

Afinal, cada vez mais as pessoas utilizam a Internet para pesquisar as informações dos produtos, especialmente no setor industrial.

Ou seja, quanto mais informações os seus potenciais clientes encontrarem sobre a sua indústria na web, mais credibilidade você transmitirá ao seu lead, podendo então gerar compra.

Podemos citar algumas porcentagens que comprovam a importância de executar ações de marketing digital para empresas nas vendas de uma indústria B2B:

  • 79,2% das empresas B2B que realizam ações do Marketing Digital têm um ciclo de vendas mais curto;
  • As indústrias que investem em marketing digital convertem 7,34% de visitantes em leads, enquanto as empresas que investem em marketing tradicional convertem apenas 0,64%;
  • Empresas B2B que já utilizam Marketing de Conteúdo geram 5 vezes mais visitas que empresas que não realizam esse investimento, elas também geram em média 6 vezes mais leads;
  • Organizações B2B que publicam em redes sociais têm 3,4 vezes mais visitas em seu site e geram o dobro de leads em comparação com as que não publicam.

Use nossas dicas de marketing digital e aproxime-se do seu público!

E aí, entendeu a importância de investir em ações de marketing digital em sua indústria?

Aproveite essa oportunidade de gerar novos leads, aumentar suas vendas e ainda alcançar mais competitividade no mercado.

Além de ser um investimento de baixo custo, você conta com índices de retorno altos e passíveis de metrificar.

Agora que você sabe a real importância de planejar suas estratégias de marketing digital, não fique para trás, invista em ações eficientes e alavanque os resultados da sua indústria!