O papel dos aplicativos mobile na indústria 4.0

with Nenhum comentário

A tecnologia é um forte elemento desde a 1ª revolução industrial (mecanização através de água e vapor) até a produção em massa e linhas de montagem, com eletricidade na segunda revolução. A 4ª revolução industrial vai melhorar o que foi iniciado na terceira com a adoção de computadores e automação.

Hoje, as linhas produção estão sendo aprimoradas com sistemas inteligentes e autônomos alimentados por dados e machine learning.

Não de é hoje que se fala em indústria 4.0. Muitos falam que em seu cerne está a nova conexão 5G e a Internet of Things (IoT). Mas, apesar dessas tecnologias causarem um grande impacto em termos de transformação digital, elas ainda estão em fase inicial, e, portanto, tem um longo caminho até se tornarem viáveis.

Porém, existe uma tecnologia, muito conhecida, que irá ganhar uma incrível oportunidade de crescimento, os aplicativos móveis.

A conexão 5G é uma nova geração de redes móveis, enquanto a IoT é uma maneira completamente nova de fazer negócios que pode transformar setores inteiros.

Eles podem se sobrepor em várias áreas, mas cada um tem seu próprio caminho de desenvolvimento individual.

Se as comunicações forem o cerne da Indústria 4.0, a baixa latência, a alta capacidade e as velocidades do 5G poderão levar o IoT ao próximo nível.

Mas, é também uma grande oportunidade para todo o setor mobile em fornecer as redes, dispositivos e aplicativos necessários para as novas tecnologias.

IoT são os braços, a 5G os músculos e os aplicativos mobile o cérebro

Aplicativos mobile já fazem parte das nossas vidas há mais de uma década. Grande parte das pessoas estão familiarizadas com eles. Utilizamos para pagar contas, nos locomover, comprar comida e, às vezes, até trabalhamos para eles.


Mas, onde está a oportunidade para os smartphones na indústria 4.0?

Bem, tudo isso precisará ser conectado e, apesar de toda a ambição mostrada pelos pesos gigantes ​​industriais, as telecomunicações terão um papel vital. A maioria dos fabricantes já tem prédios e o desafio é que eles precisam ir do setor 3.0 para o setor 4.0.

Aplicativos mobile e sua importância para indústria 4.0

A comunicação móvel está se tornando cada vez mais importante dentro do contexto da Indústria 4.0. A facilidade de carregar um celular no bolso pode ser uma boa vantagem quando comparado a alguns métodos tradicionais usados ​​na indústria.

Embora a conexão de rede facilite a comunicação com qualquer pessoa ou sistema interno/externo, os sensores internos dos telefones celulares nos dão a capacidade de medir qualquer coisa no campo de trabalho.

A indústria 4.0 é caracterizada pela inteligência descentralizada. Todas as partes podem se comunicar umas com as outras, no entanto, ainda é essencial manter uma comunicação adequada e rápida para a força de trabalho em campo.

Aplicativos industriais desempenham um papel essencial para garantir esse tipo de comunicação. Os motivos são claros: os aplicativos são fáceis de usar, econômicos e estão disponíveis em todos os lugares em um formato fácil de usar.

Quaisquer atualizações necessárias podem ser facilmente baixadas da loja relevante.

Todas essas vantagens nos fazem pensar que os aplicativos de telefone têm o potencial de revolucionar o funcionamento da indústria.

Vamos analisar algumas dessas formas tradicionais e antigas e pensar em como elas podem ser substituídas por aplicativos para dispositivos móveis.

Papelada

Papéis, sem dúvida, é o principal meio para registros. Isso se dá, pois no mundo industrial, quase tudo deve ser documentado e relatado diariamente. Engenheiros e encarregados geralmente usam cadernos e um monte de papéis para fazer anotações e relatórios.

Depois, esses relatórios devem ser digitados novamente em um computador e salvos no banco de dados.Isso dificulta a preparação de relatórios e geralmente resulta em trabalhos de baixa qualidade.

Além disso, os gerentes têm que esperar até o final do dia para visualizar os relatórios. Mas e se negarmos todos os documentos e usarmos os aplicativos do telefone para salvar os dados necessários em uma fábrica.

Imagine engenheiros usando smartphones ou tablets para registrar dados importantes, esses dados são salvos no banco de dados instantaneamente via conexão Wi-Fi ou dados móveis e os relatórios são gerados automaticamente.

Sempre que um novo dado é salvo, as atualizações do sistema geram relatórios e os gerentes podem ver os relatórios sempre que quiserem e onde quer que estejam.

Rastreamento de funcionários

Uma fábrica significa um grande número de pessoas trabalhando e produzindo juntas. Isso pode causar problemas de rastreamento de funcionários.

Todos eles devem ser acompanhados para medir suas horas diárias de trabalho e quanto esforço exerceram.

Uma tarefa que pode se tornar simples quando feito ​​com a tecnologia BLE iBeacon ou sinais puros de Wi-Fi. Aplicativos, alinhados a essas tecnologias, podem ajudar a rastrear a localização dos funcionários durante o dia.

Essa informação permite medir quantas horas um funcionário trabalhou durante o dia e para quais atividades ele se esforçou.

As taxas de produtividade dos funcionários também podem ser inferidas a partir desses dados. Os funcionários que não vierem trabalhar serão informados automaticamente pelo sistema.

Talvez, o uso mais versátil desse sistema seja que os gerentes possam acessar a localização de um funcionário em particular instantaneamente usando seus tablets.

Essa tecnologia está atualmente em uso para sistemas de navegação interna e também pode ser adaptada a zonas industriais com poucos arranjos.

Calcular o custo das atividades

Como requisito para medir a produtividade, todo trabalho na fábrica deve ser calculado para determinar quanto esforço é necessário para aquele trabalho.

Esse cálculo é necessário para determinar quantos funcionários devem atribuir esse trabalho.

Os funcionários, através do aplicativo, podem indicar que estão trabalhando em uma determinada atividade. O aplicativo, por sua vez, registra quando eles começaram e quando eles foram encerrados.

Além disso, ele também é capaz de verificar o esforço usando seus sensores internos, que detectam qualquer movimento do dispositivo móvel em qualquer direção.

Esse tempo de esforço é salvo no banco de dados instantaneamente via conexão de rede e um relatório com o cálculo dos custos baseado em atividade é gerado em tempo real.

Medir o início e o término do esforço pode ser fácil para um funcionário, mas quando se trata de uma fábrica com 1.000 funcionários ou mais, isso se torna uma dor, a menos que a tecnologia seja usada.

Gestão de ativos

Aplicativos móveis em potencial são especialmente úteis para fazer inspeções de equipamentos em fábricas.

Além disso, eles permitem que o usuário colete dados sobre o status do equipamento e as necessidades de reparo.

Este método certamente traz uma grande redução na duração necessária para fazer as coisas.

Um aplicativo desse tipo, se torna útil ao ajudar os funcionários de fabricação a solicitar ordens de serviço para peças que precisam de reparo ou substituição. O funcionário pode inserir suas informações, seu papel na linha de produção, detalhes dos problemas e prioridade do problema.

O técnico pode incluir o status e uma assinatura assim que o reparo ou a substituição forem feitos. Os funcionários podem fazer solicitações de reparo para qualquer equipamento.

E a última localização conhecida de equipamentos valiosos também pode ser visualizada pelo aplicativo para dispositivos móveis.

Gerenciamento das ordens de serviço

Um grande problema em administrar um grande número de funcionários é designar tarefas. Ordens de atividades por escrito, ou mesmo por e-mail demoram para serem lidas, trazendo atrasos para linha de produção.

Esse problema pode ser resolvido por meio de um aplicativo especial para atribuir novas atividades, a qualquer funcionário em particular durante o dia. Os trabalhadores podem verificar sua atribuição diária usando seus telefones celulares. O aplicativo pode direcioná-los sobre qual atividade realizar, com algumas anotações e orientações especiais dos gerentes.

Suponhamos que você queira reatribuir um trabalho a um dos seus funcionários. Tudo o que você precisa fazer é inserir a nova atribuição no sistema do computador.

Em seguida, o trabalhador será notificado com uma mensagem de notificação pelo aplicativo do telefone que está no bolso. Isso torna muito fácil gerenciar a força de trabalho na fábrica.

Conclusão

As tecnologias 5G e IoT são, sem dúvida, fundamentais para a 4ª revolução industrial. Porém, se não pensarmos em como alinhar tais tecnologias às utilizadas hoje, veremos um cenário de desenvolvimento lento, com uma linha de produção confusa.

Por isso, ao se utilizar de aplicativos móveis junto a outras tecnologias, teremos uma verdadeira revolução.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *