Quer saber como contratar de forma eficiente? Entenda mais!

with Nenhum comentário

Escrito por Marcelo Braga – CEO REACHR

A seleção dos candidatos é a etapa chave no processo de recrutamento & seleção. Um vacilo pode significar contratar uma pessoa não alinhada, preterir um ótimo candidato.

Os impactos negativos atingem todos. Candidatos que muitas vezes se deixam ser selecionados pela empresa e podem ter sido levados a uma oportunidade desalinhada ao seu perfil.

Empresa que acaba tendo um profissional por pouco tempo e acarretando em custos maiores, seja diretos ou indiretos. Portanto, muita atenção na hora de selecionar.

Para que o processo de seleção ocorra da maneira correta e viabilize as contratações de profissionais alinhados às necessidades da empresa, é preciso traçar estratégias aplicáveis ao processo.

São várias as técnicas de seleção, mas nem todas têm o objetivo de oferecer subsídios para uma escolha precisa. Saber escolher a mais adequada ao seu processo é fundamental.

Existem hoje soluções que permitem customizações para o seu processo seletivo. Continue a leitura e saiba como realizar o processo de uma maneira eficiente.

Match de candidatos com empresa

A seleção do profissional não deve ser focada apenas no conhecimento técnico. É necessário encontrar alguém verdadeiramente compatível com a função do cargo, alinhados com aspectos comportamentais e também com o fit cultural de sua companhia.

Além das competências técnicas, não se esqueça de considerar o relacionamento interpessoal. Em uma equipe muito colaborativa, falante e criativa, por exemplo, pode não ser uma boa ideia inserir um profissional tímido e que trabalha melhor sozinho.

Seleções humanizadas

Um processo humanizado de seleção envolve muitos requisitos importantes. Ela observa com cautela determinadas características comportamentais de cada profissional, como trabalho em equipe, flexibilidade e proatividade.

O selecionador também deve atuar de forma mais humanizada: ele necessita motivar o candidato a falar, mas sem tornar o momento da entrevista um verdadeiro interrogatório. Quando em uma dinâmica de grupo também devem reforçar esse lado humano da seleção de candidatos.

Lembre-se de que é importante revelar, por exemplo, quais são as principais habilidades interpessoais que possam contribuir com a equipe.

A seleção humanizada também contribui com uma avaliação mais global do futuro colaborador e não representa a escolha feita apenas com base em currículos com mais qualificações.

Tecnologia: seu maior aliado para conhecer candidatos

Tecnologias como inteligência artificial e machine learning deixam a seleção de candidatos ainda melhor. Uma ferramenta de people analytics, por exemplo, consegue identificar o profissional mais adequado para uma vaga a partir da análise de filtros pré-definidos por sua equipe.

Entrevista virtual pode ser analisada de forma digital, extraindo as principais emoções notadas no candidato, destaca os termos utilizados e apresenta essas e outras informações em um relatório completo.

Soluções como essas oferecem também maior ganho de tempo para o trabalho de recursos humanos. Elas tornam o processo mais certeiro e ajudam a reduzir custos.

Outro benefício é o tempo de admissão, que pode ser reduzido significativamente.

Por meio dessas ferramentas de seleção de candidatos é possível identificar os pontos estruturais e situacionais dos profissionais. Esses são dados que possibilitam uma análise mais isenta e com foco no perfil que a empresa necessita.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e marque outros gestores de RH para que vejam como é possível realizar a seleção de candidatos de uma maneira eficiente!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *