4 estratégias para sair da guerra de preços

 

Em um mercado competitivo, pode parecer que as guerras de preços são inevitáveis, mas diminuir os preços para vencer a concorrência pode prejudicar a sua credibilidade, a imagem de marca e atrapalhar mais do que ajudar. Tudo vai depender de qual a sua estratégia e objetivo.

 

estratégias para sair da guerra de preços

 

Todos entendem o princípio de pagar um valor mais alto por um serviço de qualidade. Então, ao invés de simplesmente diminuir os seus preços e enfrentar uma verdadeira corrida com os seus concorrentes, fale sobre as vantagens do seu produto e mostre que a qualidade é um fator mais importante do que o preço baixo.

 

Existem quatro estratégias para sair da guerra de preços que são fundamentais para o seu negócio. Com elas você pode construir uma forte vantagem competitiva. Continue lendo o artigo para conferir as estratégias abaixo:

 

 

1) Defenda o seu preço

 

Você sabia que cobrar um preço mais alto pode ser uma das estratégias a ser usada como uma vantagem competitiva? É comum supor que todos os compradores tomarão uma decisão de compra com base no custo, mas essa, na verdade, raramente é a principal razão pela qual uma pessoa efetua uma compra.

 

Os compradores tendem a ficar desconfiados de preços muito baixos e essa desconfiança vem relacionada à qualidade do produto ofertado. Porém, se seu produto/serviço for mais caro e proporcionar uma maior credibilidade para sua marca, você deve garantir sua real qualidade e demonstrar os benefícios trazidos pela aquisição, além de oferecer uma boa experiência para o cliente desde o primeiro contato dele com o seu negócio, até o pós venda. Isso provavelmente fidelizará o cliente.

2) Estabeleça um valor e não um preço

 

estratégias para sair da guerra de preços - preço x valor

 

Valor é diferente de preço. Tente pensar da seguinte forma: preço é o que você paga e valor é o que você leva. Essa dica é uma das estratégias para sair da guerra de preços.

 

O preço é basicamente o valor monetário que você pagará para adquirir um determinado produto/serviço.

 

O valor geralmente é o fator mais crítico em uma decisão de compra, afinal, o valor é o responsável por te permitir comercializar um produto/serviço por um custo maior, oferecendo qualidade elevada.

 

Ter um produto valioso é uma coisa, mas ter a capacidade de comercializar este valor é o que irá definir o destaque de sua empresa em um mar de concorrentes que visam somente o preço do produto/serviço ofertado.

 

Quando o objetivo é criar valor para os seus compradores, você deve entender os padrões e expectativas de seu cliente, para isso é fundamental você conhecer seu público-alvo. Para usar o valor como uma vantagem competitiva é necessário personalizar sua solução para melhor atender às necessidades dos seus compradores.

3) Entregue o que foi prometido

 

A entrega do serviço ou produto exatamente da forma que foi prometido é uma das partes mais importantes da estratégia para sair da guerra de preços. Se você quiser vender a um preço mais elevado do que seu concorrente é absolutamente necessário que o produto satisfaça às expectativas do cliente.

 

Quando os clientes dizem que eles podem obter a mesma coisa em outro lugar por um preço inferior, ao entregar a ele o que foi prometido, utilize o argumento da qualidade da entrega, a qual é melhor do que a de seus concorrentes. Isso justifica um preço mais elevado.

 

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4) Faça uma venda consultiva

 

A capacidade de chegar aos seus potenciais clientes de uma forma profissional e cativante ao mesmo tempo é a chave do sucesso de vendas em um mercado competitivo, por isso essa prática é considerada uma das estratégias para sair da guerra de preços. Os compradores de hoje estão mais no controle da venda do que nunca e com esse controle vem uma diminuição do interesse de conversar com os vendedores que só se preocupam em fechar a venda.

 

Por isso, seja mais que um vendedor, seja um consultor também. Esteja preparado para prestar consultoria sobre o produto/serviço ofertado a qualquer momento. Essa prática alinhada a uma boa estratégia de venda é fundamental para atingir o sucesso de vendas.

Agora você conhece 4 estratégias para sair da guerra de preços

 

Aumentar o custo de seu serviço ou produto, significa que ele deve ser valioso e independer do alto preço monetário cobrado.

 

Além disso, dar maior importância ao valor do que ao preço é melhor para sua empresa, pois os compradores que compreendem o valor e o preço mais elevado que acompanha o produto/serviço, serão clientes que, muito provavelmente, se fidelizarão à sua marca.

 

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Agora que você conhece mais sobre o tema, qual a sua estratégia para sair da guerra de preços? Aproveite também para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais:

 

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