5 formas de identificar o impacto das ações on-line em suas vendas

 

Um dos maiores benefícios do Marketing Digital é a capacidade que ele tem de mensurar todas as ações on-line proporcionadas pela sua campanha e entender quanto, porquê e como cada investimento contribuiu nas suas vendas. Desta forma, se torna mais fácil saber como medir a origem das vendas para assim tornar suas estratégias ainda mais assertivas.

 

como-medir-a-origem-das-vendas

 

No entanto, é bastante comum que alguns tipos de empresas que vendem da forma tradicional (off-line) tenham dúvidas sobre a veracidade deste fato.

 

Em uma plataforma de e-commerce, por exemplo, é muito fácil ver o que funcionou e se converteu em vendas, mas em outros casos, como os de vendas realizadas off-line, as pessoas entendem que as métricas de desempenho se resumem ao número de visitas, cliques e etc, e na verdade, esses fatores não provam muita coisa.

 

Então, como fazer para mensurar ações on-line de vendas fechadas off-line? Para te ajudar a sanar essa dúvida, preparamos esse artigo para você, com o qual esperamos te ajudar a identificar o impacto das ações on-line em suas vendas, as quais podem ser muito úteis para te auxiliar a alcançar o sucesso do seu negócio. Confira:

 

 

1) Entregue cupons de desconto em suas ações on-line

 

Essa é uma dica padrão, porém é valiosa, pois funciona para os mais variados tipos de negócio, desde um restaurante até uma indústria, por exemplo. Sempre que se comunicar com a sua lista de potenciais clientes, dê um cupom exclusivo para aquela ação.

 

Desta forma é muito mais fácil identificar quantas pessoas usaram o cupom, quanto elas gastaram e assim chegar a uma estimativa de ROI (Retorno sobre Investimento) para a sua empresa. Ou seja, é uma ótima forma de como medir a origem das vendas.

 

2) Programa de relacionamento

 

Existem inúmeros formas de se relacionar com seu clientes, porém, elas são enquadradas em apenas 2 possíveis conceitos: frequência e lealdade.

 

  • Programa de frequência: ações em massa, com baixa diferenciação utilizada nas ofertas, as quais, geralmente, são usadas nos segmentos B2C, que visam oferecer promoções e/ou conteúdos de serviços/produtos, para assim induzir uma nova compra, e assim sucessivamente, gerando uma frequência;
  • Programa de lealdade: ações segmentadas, as quais são utilizadas no segmento B2B e B2C, visando gerar preferência e simpatia no consumidor, com o intuito de fidelizar o cliente, afinal um cliente fidelizado gera lucro para a empresa, enxerga valor tangível e intangível na marca e possui alta barreira de entrada para a concorrência.

 

Esses programas são utilizados tanto no ambiente on-line quanto no off-line. Nesse caso, como estamos tratando da mensuração de resultados em vendas por parte das ações on-line, entenda a diferença prática entre esses conceitos no ambiente digital. Vamos aos exemplos:

 

  • Exemplo de um programa de frequência: um e-commerce oferece 15% de desconto para aqueles que se cadastrarem no site.
  • Exemplo de um programa de lealdade: sua marca presenteia determinado cliente com um produto/serviço personalizado, de acordo com o seu segmento e seu público-alvo.

 

Com essas estratégias, você poderá saber qual o retorno financeiro ou de engajamento das ações, as quais podem gerar mais sucesso para o seu negócio.

 

vender-mais-usando-a-internet

 

3) Integrar ferramenta de Marketing com o CRM

 

Vendas mais complexas, com valores mais altos e assinatura de contratos, geralmente, são fechadas off-line através de um vendedor que realiza a visita até a empresa contratante.

 

Em casos digitais, é importante utilizar uma ferramenta de CRM (plataforma que gerencia as interações entre empresa e clientes com o objetivo de otimizar as lucratividades), para que os vendedores tenham controle e documentem cada contato com cada cliente.

 

O ideal é fazer uma integração entre o CRM dos vendedores e a ferramenta de gestão e automação de Marketing Digital da sua empresa. Dessa forma, é possível tanto enviar leads (potenciais clientes) gerados no Marketing direto para o CRM (e mostrar qual ação de marketing deu origem a oportunidade de negócio) quanto, ao marcar uma venda no CRM, ele retornar a informação de fechamento na ferramenta de Marketing. Ou seja, essa é uma outra forma de como medir a origem das vendas

 

4) Pergunte

 

O ato te perguntar pode parecer simples, no entanto, não deixa de ser importante para tornar possível saber como medir a origem das vendas. É comum que muitas empresas se esqueçam de perguntar de onde o cliente veio ou como conheceu a empresa.

 

Com certeza, esta forma não é 100% precisa, mas pode ser uma amostragem relevante para entender e estimar as principais fontes de clientes para o seu negócio.

 

Não existe ainda uma solução perfeita para esse problema, mas combinar essas diferentes soluções sem dúvida pode dar uma melhor direção e permitir chegar muito mais próximo de uma estimativa confiável de retorno do seu investimento, de forma geral.

 

5) Utilize as práticas de Marketing Digital

 

O Marketing Digital te permite mensurar as ações on-line e os resultados delas, assim como saber como medir a origem das vendas. Com isso, você consegue, por exemplo, mensurar a sua taxa de conversão de leads em clientes efetivos.

 

Através dessa taxa, você poderá saber quantos dos potenciais clientes que se engajaram e entraram em contato com sua empresa, realmente fecharam negócio. Para isso, analise esses dados junto ao time de vendas da sua empresa, pois eles poderão informar com quantos clientes fizeram contato e quantos deles efetuaram a compra ou assinaram o contrato.

 

Mas por que é importante saber como medir a origem das vendas?

 

como medir a origem das vendas

 

Muitos empreendedores acreditam que o mais importante é que o visitante faça a compra e se possível se transforme em um cliente, mas saber de onde estão vindo seus potenciais clientes é fundamental para definir as estratégias futuras para o sucesso da sua indústria. Isso porque, nem sempre a ação de marketing que você está investindo é a fonte principal de seus clientes.

 

A sua estratégia deve ser baseada a partir dessas análises, pois assim é possível verificar quais ações que estão dando certo e quais delas devem ser repensadas. Conseguindo assim resultar em um número ainda mais significativo de vendas.

 

vender-mais-usando-a-internet

 

O que você achou do conteúdo que preparamos para você? Compartilhe o artigo em suas redes sociais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *