6 fatos sobre entrar para vendas

Ser vendedor é uma profissão interessante. Quando eu decidi entrar no mundo das vendas foi por causa de comentários como: ” Você é muito comunicativa, vendas é uma boa profissão para você”. Mas desde que comecei a trabalhar em vendas as coisas mudaram totalmente. A razão para isso reside tanto no meu próprio desenvolvimento, mas também muito na maneira como nosso mundo mudou.

vender-mais-usando-a-internet

Em vez de falar sobre os métodos de venda, agora estamos começando a discutir como os clientes compram. Esta é uma enorme mudança que exige alterações no comportamento do vendedor.

Você está considerando começar uma carreira em vendas? Se esta for sua vontade, você pode querer considerar alguns fatos sobre entrar para vendas.

Aqui estão seis coisas que eu gostaria de ter conhecido antes de eu chegar em vendas.

6 Fatos sobre entrar para vendas

fatos-sobre-entrar-para-vendas

1) Descontos não funcionam

Quando eu comecei a vender, estava muito focada em dar ao cliente um bom negócio. Isso muitas vezes significava que eu iria negociar preços e dar descontos.

Mas com o passar do tempo, percebi que essa não era uma grande estratégia. Uma das muitas coisas ruins de oferecer desconto é que você acaba sendo comparado com seus concorrentes. Quando você oferece desconto, está demonstrando ao seu cliente que seu produto não é realmente bom para valer um preço mais elevado, então por que não iria assinar com um concorrente ?

2) Vendas não são apenas números

Eu também costumava pensar que as vendas é “um jogo de números”. Mas com o tempo percebi que basear suas vendas em um jogo de números é perder o núcleo da venda.

Números são importantes, mas um progresso significativo é mais importante ainda. Suas métricas de atividade só têm valor se você está focando nas oportunidades certas. Se você está marcando reuniões com as pessoas erradas, os resultados não vão se apresentar só porque você fez 1.000 ligações. Focar em pessoas com um verdadeiro potencial para se tornarem clientes e não na quantidade de contatos é fundamental.

vender-mais-usando-a-internet

3) Ajude o cliente

A Internet mudou as vendas. Agora, os clientes vêm para a compra com mais conhecimento do que nunca. Com isso em mente, se tornou cada vez mais evidente para mim que ajudar os clientes é a maneira de fechar negócios a longo prazo. Se eu soubesse isso quando eu comecei a vender quase 20 anos atrás, eu com certeza teria sido mais bem-sucedida e investiria menos tempo perseguindo clientes que nunca iriam comprar.

Além disso, quando comecei a trabalhar em vendas, eu me agarrei ao papel de uma vendedora, mas como eu ganhei experiência, percebi que o cliente não tem todas as respostas, e que o meu legítimo papel era como uma conselheira. O que significa ser um consultor ? Você tem que trazer ideias para a mesa (algo que eu não fazia antes). Faça sua pesquisa e conheça o negócio do cliente.

4) Vendas e marketing são dois lados da mesma moeda

vendas-e-marketing

Quando eu comecei a vender, costumava pensar que vendas e marketing eram duas coisas diferentes. Eu costumava pensar que o papel do marketing era apoiar as vendas com informações sobre o produto. Nós na verdade víamos o pessoal de marketing como os nossos assistentes.

Atualmente nada disso é verdade, é claro. De fato, o setor de vendas tem um monte de coisas para aprender com o marketing. Não é vendas vs. Marketing, é Vendas e Marketing. Quanto mais você se familiarizar com técnicas de marketing e suas práticas, melhor será seu processo de venda.

5) Não fique preso ao script

Quando eu comecei a vender, não estava confortável executando uma reunião de vendas sem meu fiel script ao lado. Mas o que eu aprendi em pouco tempo é que a interação com o cliente é a parte mais importante de qualquer reunião, independente das ferramentas utilizadas na sua apresentação. Se suas ferramentas estão se tornando o foco em vez de uma ajuda útil, é hora de reavaliar o seu uso.

6) Alguns fatores atrapalham mais que os concorrentes

Antes de começar em vendas, eu gostaria de ter aprendido que a razão mais comum de não fechar uma venda não são os concorrentes, mas sim a indecisão dos compradores. Hoje, as empresas compram através de uma decisão em conjunto. Isto significa que temos de abordar cada área interessada.

Outro ponto relevante: Para que as coisas mudem, deve haver atrito. Sem atrito e desconforto, tudo vai ficar na mesma. Então, se atreva a desafiar o cliente com um novo ponto de vista. Teria sido incrivelmente valioso para mim saber disso no início da minha carreira de vendas. Desafiar o cliente é uma boa maneira de mover o diálogo em uma nova direção, que se concentra no desenvolvimento.

Agora que você já sabe sobre os fatos sobre entrar para vendas, conheça também as 4 principais objeções de vendas e aprenda a superá-las.

Compartilhe esse conteúdo com sua rede de vendedores e depois baixe o ebook gratuito com dicas para você vender usando a internet.

vender-mais-usando-a-internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *