6 vantagens do e-commerce para pequenas empresas

//6 vantagens do e-commerce para pequenas empresas

Por: . Publicado: 16 de abril de 2019 | Atualizado: 16 de abril de 2019.

Com um crescimento de 12% no último ano e faturamento de 53,2 bilhões, o comércio eletrônico atrai cada vez mais empresas que desejam uma fatia desse lucro. Não é sem motivo que ele se tornou palco para pequenas empresas em busca de expandir os seus negócios.

De fato, o e-commerce oferece um terreno fértil para pequenas empresas que focam na segmentação e na oferta de nicho para vender seus serviços e produtos.

Com o intuito de mostrar que pode ser uma boa investir em uma loja online, selecionamos 6 vantagens que o e-commerce oferece para pequenas e médias empresas, dá uma olhada:

1 – Baixo custo inicial

Você já pensou nos custos iniciais para abrir uma loja física? Você precisa alugar um espaço, adquirir mobiliário, decoração, contratar funcionários e etc.

Todos esses gastos são minimizados quando você atua no comércio eletrônico. Isso acontece porque você não terá custos com o espaço físico, poderá trabalhar com uma equipe reduzida e fará todas as vendas pela internet.

Isso permite que você comece o seu negócio com um pequeno investimento e vá evoluindo a sua operação de acordo com as suas vendas. Ou seja, um bom cenário para pequenas empresas.

2 – Disponibilidade e acessibilidade

Com uma loja física, o seu negócio fica disponível apenas algumas horas durante o dia e somente para o seu público local.

Com uma loja online você quebra todas essas barreiras, sua loja ficará disponível 24h por dia, todos os dias, e você poderá vender para todo o Brasil.

Ou seja, qualquer pessoa com um celular e acesso à internet poderá entrar na sua loja e realizar uma compra. Isso tudo em qualquer hora e dia.

Para isso acontecer você só precisa manter a sua loja no ar e funcionando. Imagina que incrível acordar e descobrir que você recebeu vários pedidos durante a madrugada?

3 – Integração com marketplaces

Vender no comércio eletrônico permite muitas possibilidades, uma delas é que você pode integrar a sua loja com diversos marketplaces, os famosos shoppings virtuais.

Os marketplaces são grandes portais de venda online que reúnem lojistas de todos os tipos. O maior exemplo desse tipo de portal é o Mercado Livre.

Para uma pequena empresa que está começando no e-commerce, vender nesses espaços traz como grande vantagem a exposição da marca para novos clientes que talvez não encontrariam a sua loja de outra forma.

Em conclusão, integrar a sua loja online com marketplaces te dá visibilidade, diversidade de público e um bom retorno de vendas.

4 – Interação com clientes

O nível de interação com os clientes pode ser ampliado a partir de uma estratégia online.

Você poderá criar páginas e perfis nas redes sociais para a sua marca, estreitando o relacionamento com seus clientes e humanizando a sua marca.

Para pequenas empresas essa interação pode ajudar no aumento das vendas ao criar credibilidade e confiança para a marca.

Além disso, se o cliente se sentir bem atendido por meio dessas interações, as chances de ele indicar o seu negócio para amigos e familiares são grandes.

5 – Expansão do negócio

Bom, se você tem disponibilidade e acesso, integrações e aumento na interação com clientes, isso significa que o seu negócio está em expansão e que as vendas tendem a aumentar.

Diferente de uma loja física, a sua loja online não fica presa a limitações geográficas, podendo atender cliente de qualquer lugar do Brasil e até do mundo.

Além disso, sua loja poderá ser acessada a qualquer momento, trazendo comodidade para quem compra.

Combinando essas duas vantagens com um bom planejamento nas redes sociais e integração com marketplaces as chances de você alavancar o seu negócio são ainda maiores.

6 – Gerenciamento completo em uma única plataforma

Ao abrir uma loja online você vai se deparar com a escolha de uma plataforma de e-commerce para gerenciar o seu negócio. Essa plataforma vai ajudar a administrar a sua loja de forma unificada, controlando estoque, pedidos, campanhas de marketing e integrações em um só lugar.

Com um gerenciamento unificado você tem mais facilidade e conforto para tocar o seu negócio, podendo controlar tudo sobre a sua loja online de qualquer lugar.

No cenário de uma pequena empresa começando e com poucos recursos é possível fazer toda a gestão inicial da loja na própria casa do empreendedor.

Dessa forma, o e-commerce se mostra muito promissor para pequenas empresas, trazendo chances reais de sucesso, mas como todo negócio é necessário um bom planejamento, estudo e análise de mercado.

2019-04-16T09:31:44+00:00

Faça um Comentário