Estratégias efetivas para atrair mais clientes

O sucesso do seu negócio é pautado na forma como você lida com suas dificuldades, afinal você pode usá-las para conhecer novas tendências, inovar e agir com determinação para prosperar e ganhar mercado frente à concorrência, inclusive ter novas estratégias de como atrair mais clientes.

 

como atrair mais clientes

A concorrência mercadológica cresce a todo momento e, por isso, é fundamental que as indústrias estejam preparadas para que o negócio não seja afetado negativamente.

Para manter ou até aumentar o faturamento da sua empresa é necessário investir em estratégias e objetivos assertivos, que condizem com a finalidade do seu negócio. Ou seja, o primeiro passo para ter sucesso é conhecer a fundo sua indústria e estabelecer metas claras e possíveis.

Preparamos este conteúdo para te mostrar como lidar com esse processo, atrair mais clientes e explicar como funcionam algumas das estratégias encontradas atualmente no mercado. Confira a seguir:


 

Invista em materiais que agregam valor ao seu negócio

 

Você já pensou em investir em, por exemplo, materiais sustentáveis? Talvez seja um ótimo momento para isso.

Esses materiais podem ser tanto artesanais quanto industrializados, o diferencial deles é que não são tóxicos ou poluentes para meio ambiente, assim como para a população, incluindo os trabalhadores que lidam diretamente com o produto.

Naturalmente, quando você demonstra tal preocupação com a população e o meio ambiente, as pessoas dão valor ao seu trabalho, assim como quando o contrário acontece, ou seja, você usa materiais que poluem e são tóxicos, a imagem da sua marca é manchada.

No mercado B2B isso é levado bastante em consideração no momento de compra de um produto, uma vez que as indústrias buscam materiais que apresentem tais características, seja para usar no próprio negócio, seja para revender, pois além de não afetar negativamente terceiros, também auxilia no valor agregado à marca.

Vale ressaltar que atualmente, grande parte da população procura por materiais e produtos sustentáveis, ou seja, oferecer materiais com tal característica faz com que você tenha um grande diferencial para atrair mais clientes.

 

Seja a solução completa

 

como atrair mais clientes

Quando você oferece ao consumidor a possibilidade de encontrar a solução de mais de um problema no momento de compra, você começa a atrair mais cliente para o seu negócio.

Invista então em vendas casadas. Se o seu consumidor comprar um produto, faça com que ele tenha como levar outros produtos de mesma espécie ou não. Por exemplo, se um comprador do mercado B2B tem interesse em comprar uma porta de proteção radiológica, ofereça a ele equipamentos de radioproteção também, ou seja, assim, além de ele ter levado o produto pelo qual ele buscou, ele pôde adquirir produtos, neste caso, complementares que enriquecem a aquisição dele e agregam valor à sua marca, pois ele sabe que pode contar com você para encontrar tudo o que necessita em um só lugar.

Sendo assim, vale pensar sempre em investir em um plano B, ou seja, uma segunda linha de produtos, para então poder ter os produtos que são carro-chefe do seu negócio e os materiais que podem ou não ser complementares, mas que ainda assim geram vendas na sua indústria.

Ofereça a solução completa para seus consumidores, assim a probabilidade de ter seu negócio atraindo mais clientes é altamente possível.

 

Como atrair mais clientes com o ambiente on-line

Atualmente, investir no ambiente on-line tem sido fundamental para acompanhar as evoluções do mercado consumidor e buscar formas de estar a frente da concorrência, atraindo mais clientes para o seu negócio.

Porém, não basta apenas estar no mercado digital sem cuidar do seu ambiente e nutrir seus consumidores de forma adequada. Ou seja, alguns pontos são necessários para chamar a atenção do usuário on-line, atraí-lo para o seu negócio e então oferecer seu conteúdo interessante e informativo, buscando nutrí-lo constantemente e manter-se ativo na mente do seu cliente ou possível cliente.

Linguagem assertiva

 

Quando você começa a nutrir seu cliente, ou seja, começa a se comunicar com ele, é essencial falar a língua que ela fala. Portanto, invista em um estudo do seu público-alvo, entenda quem é a persona do seu negócio, como ela se comporta e produza um material assertivo.

No caso do setor B2B, pode ser que seus clientes sejam engenheiros, por exemplo, então após seu estudo de persona, talvez você chegue à conclusão de que a linguagem ideal para utilizar em seus conteúdos seja uma linguagem técnica, formal, racional e que vá direto ao ponto.

Quando você fala a mesma língua que seu cliente, cresce sua capacidade de atrair novos clientes interessados no seu negócio e alavanque seus resultados.

Visual limpo e exposição eficaz

Agregado à uma nutrição eficiente de cliente e uma linguagem assertiva, um visual limpo junto com uma exposição eficaz, podem ser o diferencial do seu site para atrair mais clientes.

Portanto, não polua seu ambiente digital com banners excessivos, propagandas demasiadas e quaisquer outros elementos que não sejam de total importância para o seu usuário ou que esteja inserido de forma excessiva na sua página.

Quando você tem um site, blog ou as suas redes sociais expostas de forma clara, você tem uma melhor absorção das informações por parte dos seus clientes e usuários, o que facilita a compreensão, e consequentemente, será mais fácil converter e atrair mais clientes.

Abuse do e-mail Marketing

 

E-mail marketing para atrair novos clientes

 

Quanto você tem todos os pontos acima alinhados, é hora de começar a investir em novas ferramentas para atrair mais clientes para o seu negócio ou fidelizar os que já tem.

Uma delas é o e-mail marketing, a qual é barata e eficiente. O e-mail marketing pode ser utilizado, por exemplo, para informar seus clientes sobre promoções, novidades ou informações do seu produto ou serviço. Em troca, você consegue conhecer melhor os hábitos e necessidades do seu público-alvo.

Porém, ninguém gosta de algo forçado, então não seja inconveniente e não obrigue seu consumidor a receber seus e-mails marketing, dê a ele sempre a possibilidade de desabilitar tal serviço quando quiser, assim você não se torna invasivo.

Outro ponto importante, é a segmentação de e-mail marketing. Enviar e-mails aleatórios para toda a sua base de e-mail pode resultar em muitos descadastramentos. Portanto, procure segmentar o seu público e mande conteúdos direcionados.

Um exemplo, você tem uma grande parcela de clientes que compraram recentemente maquinários de construção civil, é aconselhável mandar ofertas e promoções de produtos relacionados. Dessa forma, você aumentará as chances de conversão desses e-mails.

Redes Sociais

Uma das formas mais eficientes de atrair mais clientes atualmente é utilizando as redes sociais a favor do seu negócio.

Além de disseminar sua marca, gerar credibilidade e visibilidade para ela, as redes sociais podem agir como termômetros do seu negócio, pois através delas você pode ter noção da satisfação dos clientes, através do engajamento deles em seus perfis e/ou páginas.

Hoje existe uma gama enorme de redes sociais para investir, porém as mais conhecidas continuam sendo Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube, por exemplo, mas algumas outras vem ganhando muita força no mercado, como, por exemplo, Pinterest, Google+ e outros.

Saiba exatamente onde você pode encontrar seus clientes e invista na rede social específica, assim você não perde seus investimentos, seja de tempo ou dinheiro, em uma rede social que não trará resultado.

Atendimento diferenciado

Estabelecer um bom contato com seu cliente é fundamental para o seu negócio, sendo assim, invista em um bom atendimento on-line se o objetivo é continuar atraindo mais clientes.

Tenha profissionais dispostos a responder as interações geradas nas suas redes sociais, site e blog de forma rápida, educada e assertiva. Desta forma, seu cliente saberá que suas questões serão sanadas da melhor forma possível e a imagem da sua marca ficará cada vez mais saudável.

Além disso, um bom atendimento pode fazer também com que o consumidor veja novas possibilidades de fechar negócio ou efetivar novas compras com sua marca, o que impacta diretamente e positivamente no faturamento da sua empresa.

 

Ofereça facilidade com a venda on-line

 

Atrair mais clientes com a internet

 

Uma vez inseridos no ambiente virtual, nada mais justo que ter suas redes sociais, site e blog direcionado para a divulgação e fechamento de negócios, assim como a compra de produtos. Por isso invista em uma plataforma de venda, e facilite o fechamento de novos negócios.

E-commerce

O e-commerce é um site da sua empresa focado na venda dos seus produtos ou serviços. Ele tem domínio próprio e é particular.

É fundamental criar sites menos complexos e que ofereçam facilidade para navegar, pois o usuário geralmente desiste de uma compra on-line quando se depara com um processo muito longo, demorado e burocrático, assim como o preenchimento de uma série de fichas cadastrais, a resposta de uma infinidade de questões e o retorno à várias telas até a conclusão da operação.

Sendo assim, diminua etapas, encurte o processo e facilite a vida do consumidor, assim as etapas entre a escolha do produto e finalização da compra diminuem.

O e-commerce é uma ferramenta interessante para atrair mais clientes, porém talvez não tanto quanto a outra ferramenta que verá a seguir.

 

Marketplace

O Marketplace tem como foco a venda de produtos ou serviços também, porém diferente de um e-commerce, um marketplace é uma plataforma que hospeda uma série de anunciantes e uma série de produtos e serviços.

Ele pode ser tanto segmentado quanto genérico, ou seja, pode ser de um setor específico, como a WebMotors, por exemplo, ou ser genérico, obtendo vários fornecedores de diversos setores anunciando seus diversos produtos, como no caso do Mercado Livre.

Ou seja, além de aumentar sua competitividade no mercado, os clientes podem comparar suas ofertas com as de outras empresas, o que possibilita você investir em diferenciais interessantes para seus consumidores.

Além disso, um marketplace é mais econômico para ser mantido do que um e-commerce. Alguns deles, inclusive, oferecem uma equipe preparada para divulgar seus produtos nas redes sociais, as quais chegam a mais de 60 no mercado on-line, atender os consumidores e enriquecer todo o processo de divulgação até o possível fechamento de negócio.

Atualmente, Marketplaces estão sendo bastante requisitados em todo e qualquer ramo do mercado, ajudando seus anunciantes a atrair mais clientes, resultando em crescimento constante.

 

O poder do pós-venda

 

atrair mais clientes com o pós venda

Após ter vistos as formas mais eficientes e assertivas de atrair mais clientes para o seu negócio, lembre-se sempre que é fundamental também manter esses clientes, ou seja, investir no pós-venda tem tanta importância quanto qualquer outra etapa citada anteriormente.

Segundo a consultora Ana Vecchi, da Consultoria Vecchi & Ancona, “mais do que em qualquer outro momento, hoje um pós-venda feito com eficiência e inteligência ajuda a fidelizar o cliente e a construir o seu histórico de consumo”.

Sendo assim, não deixe de investir neste momento do negócio e garantir que sua marca atraia cada vez mais clientes e tenha sucesso certificado.

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