5 dicas para aumentar faturamento de uma empresa através da Internet

Contamos, atualmente, com mais de 50% internautas ativos em nosso país. Ou seja, metade da população brasileira utiliza a internet.

Em meio a essa grande oportunidade de realizar novos negócios, utilizar a internet para aumentar faturamento de uma empresa, se tornou uma das melhores escolhas.

 

como-aumentar-faturamento-de-uma-empresa-atraves-da-internet

 

O ramo industrial foi um dos que mais cresceram, só nos EUA mais de 70% das empresas B2B encontram novos fornecedores através da internet.

Outro fator fundamental que indica a importância do mercado on-line para quem deseja aumentar faturamento de uma empresa, é que grande parte dos consumidores fazem pesquisas on-line antes de realizarem qualquer compra. Portanto, estar presente no mercado digital significa alcançar grande parte do mercado consumidor.

 

Vamos, então, às sugestões para entender como é possível faturar através do mundo digital:

 

 

1) Otimize seu site

 

Atualmente, a primeira coisa que fazemos quando estamos com alguma dúvida ou queremos saber qualquer informação, é buscar no Google ou outros mecanismos de busca, como o Yahoo e o Bing.

Seus potenciais clientes não são diferentes, principalmente se tratando de consumo. Outro fator importante, é que essas pesquisas geralmente não vão além da segunda página. Ou seja, para que a sua empresa tenha visibilidade e seja encontrada ela precisa estar bem ranqueada em tais buscadores e se possível entre as 3 primeiras colocações, onde se concentra a maior taxa de cliques.

O S.E.O, é a sigla para Search Engine Optimization, o que na tradução significa otimização para os motores de busca. Na prática se trata de um conjunto de técnicas que são aplicadas a um site para que este tenha uma maior relevância e, consequentemente, um melhor posicionamento nos buscadores, como o Google.

Porém, é válido lembrar que somente a otimização do site não é suficiente, é preciso apostar em marketing de conteúdo, para assim gerar um engajamento muito maior.

Apesar de ser uma técnica de médio à longo prazo, quando executada de forma correta, trás grandes oportunidades de venda, já que você conquistará visibilidade sem necessitar de um investimento constante.

 

Guia para vender mais usando a internet

 

2) Verifique a performance do seu site

 

O mundo digital é muito dinâmico, há novas informações e notícias a cada segundo, portanto para que o seu site se torne referência é preciso mantê-lo sempre atualizado. Mantenha seu catálogo de produtos e serviços em dia, siga um cronograma de postagens, caso se trate de um blog. O fundamental é estar sempre atualizado.

Quanto mais simples e objetivo o seu site for, mais visitas você terá e maior será a sua visibilidade. Portanto, verifique sua usabilidade e se este é compatível com as diversas telas disponíveis no mercado, como smartphones e tablets.

Se atente também a performance do seu site, pois um site lento e com imagens quebradas influência diretamente em seu posicionamento nos mecanismos de busca. Já que um dos critérios de avaliação é a experiência do usuário, pois este não vê credibilidade no site.

 

3) Invista em divulgação

 

divulgacao online

 

O mercado on-line é muito competitivo, há inúmeras empresas divulgando seus produtos e serviços, só ganhará destaque quem tiver maior visibilidade e, consequentemente encontrará mais clientes.

Atualmente, há várias formas de divulgação, e para que você alcance seus potenciais clientes é preciso estudar qual mais se encaixa com o seu negócio. Para isso conheça os principais meios de divulgação e saiba como utilizá-los.

 

Redes Sociais

 

As redes sociais permitem uma maior interação entre pessoas, através de compartilhamento de conteúdos e interesses. Utilizado por diversas pessoas, esse é um ótimo canal de acesso com seu público-alvo.

Através da criação de uma página própria para a sua empresa, você poderá realizar interações, divulgação de seus conteúdos, produtos e serviços, divulgação de informações sobre o setor entre outras. Tudo isso auxilia o fortalecimento da sua marca e o relacionamento com seus atuais e potenciais clientes, afinal o que não é visto não é lembrado.

Através desse relacionamento é possível obter indicações, alguém que siga a sua página e a recomende para um amigo. Isso é fundamental nos dias de hoje, já que recomendações possuem um peso de valor muito maior.

Por existir diferentes redes sociais, vale a pena fazer uma pequena pesquisa de perfil da sua persona, ou seja, encontrar quais são as principais características do seu potencial cliente para entender quais redes ele mais utiliza, para assim criar uma comunicação mais assertiva.

A grande vantagem de realizar divulgação em redes sociais é o contato mais direto com seus clientes, gerando um maior engajamento e relacionamento, já que seus clientes e potenciais clientes podem realizar perguntas, comentar, tirar dúvidas e compartilhar seus conteúdos.

É possível ganhar mais visibilidade e aumentar o faturamento com as redes sociais. Basta saber utilizá-las da forma mais adequada para o seu modelo de negócio.

 

Campanhas de e-mail marketing

 

Apesar de muitos acreditarem que campanhas de e-mail estão ultrapassadas, essa é uma realidade bastante distorcida pelas más campanhas e do abuso do SPAM.

59% dos profissionais de marketing afirmam que e-mails são a maneira mais eficaz de gerar resultados, segundo o site BtoBMagazine. Portanto, o segredo não está no meio e sim em como ele é utilizado.

Há uma variedade de opções na hora de elaborar o conteúdo do seu e-mail, como por exemplo, aproveitar os artigos publicados no seu blog.

Porém, o mais importante nessa estratégia é a segmentação e a personalização do conteúdo. As pessoas estão cansadas de receberem milhares de coisas em seus e-mails que não as agreguem nada.

Então, utilize todas as informações disponíveis e elabore um conteúdo mais direcionado. Por exemplo, se você sabe que um determinado grupo de leads está interessado em maquinário industrial, aposte em um conteúdo explicativo sobre esse assunto.

 

 

cta

 

Marketing de conteúdo

 

Um estudo realizado pela Social Chorus, chamado “Millenials as Brand Advocates” analisou a relação que a geração Y (nascidos entre 1980 e 2000) possui com a publicidade.

Como conclusão foi encontrado uma recusa de 94% dos jovens da geração Y em relação à publicidade on-line. Sendo eles a maioria dos internautas.

Portanto, está mais que provado que oferecer conteúdo intrusivo, não funciona. Por isso investir em marketing de conteúdo se torna a melhor opção.

O grande diferencial é que esses conteúdos somente estão disponíveis ao consumidor, no momento em que este estiver a procura por um assunto relacionado ou no momento de compra.

O marketing de conteúdo se resume na oferta de materiais relevantes que agreguem valor ao potencial cliente, ou seja, conteúdos de interesse do consumidor.

Podendo ser de vários formatos, esses conteúdos vão desde posts no blog até infográficos, e sua principal função é educar e gerar relevância para a marca.

Seus conteúdos são sua moeda de troca para obter informações dos seus potenciais clientes, como telefone, nome e e-mail. Através dos formulários de conversão você pode solicitar tais dados em troca de um determinado conteúdo.

Uma vez com esses dados, você pode utilizá-los para enviar e-mail marketing, newsletter ou oferecer seu produto. Se tornando um grande meio para quem deseja aumentar faturamento de uma empresa.

 

Link patrocinado

 

Os links patrocinados, são aqueles anúncios pagos que aparecem acima da busca orgânica na página do Google. É uma ferramenta muito utilizada para quem está buscando resultado imediato.

A sua grande utilização é dada pela sua vasta eficiência, já que esses anúncios surgem ao consumidor no momento de decisão de compra, potencializando as chances de aquisição.

Para realizar os anúncios é necessário buscar por palavras-chave de conversão, ou seja, palavras as quais o seu consumidor busca nos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, alguém que deseja comprar notebook, irá pesquisa “Onde comprar notebook Dell Latitude 14”

Palavras-chave maiores, também conhecidas como caldas longas são palavras que contam com uma taxa de conversão maior, menor concorrência e trazem cliente mais direcionados. Por exemplo, quem vem até o seu site, com a palavra “onde comprar notebook”, talvez não realize a compra, já que muitas vezes ele não encontrará o modelo específico do qual procura.

O contrário acontece quando você utiliza uma palavra de calda longa, como “Onde comprar notebook Dell Latitude 14”. Através dessa palavra apenas interessados exatamente nessa especificação entrará em seu site, aumentando as chances de compra.

Essa estratégia também pode ser utilizada na busca orgânico. Sendo fundamental para quem deseja alcançar uma maior visibilidade através do posicionamento nos buscadores.

O seu método de pagamento se baseia no Pay Per Click (pagar por clique), portanto você perde crédito todas as vezes que alguém clicar em seu link. Apesar de ser uma técnica vantajosa ela acaba sendo pouco rentável, já que necessita um grande investimento.

 

Marketplace

 

aumentar faturamento de uma empresa com marketplace

 

Marketplace é um modelo de negócio on-line, onde diversas empresas podem anunciar seus produtos e serviços. A grande vantagem dessa plataforma é o seu custo reduzido em relação aos dos e-commerces, por exemplo, além da facilidade e do seu baixo risco de investimento.

Conhecidos também como vitrines virtuais, os marketplaces possuem alta visibilidade, já que possuem um alto fluxo de usuários buscando por produtos e serviços relacionados aos da empresa e por possuírem as otimizações necessárias para se ter mais relevância e posicionamento.

Também contam com um direcionamento mais assertivo, pois você estará anunciando para quem já possui interesse em seu setor. Isso se deve ao fato de muitos marketplaces serem divididos por nichos.

Com uma comunicação voltada para seus potenciais cliente, a geração de novos negócios é facilitada. Porém, é necessário buscar pela plataforma que mais se encaixa com o seu segmento.

 

4) Relacione-se com seus clientes

 

aumentar-faturamento-de-uma-empresa

 

Além de conquistar novos clientes é importante também manter os já existentes. Assim você continuará a aumentar faturamento de uma empresa, ao invés de estacionar ou declinar nesse processo.

Vale tentar um exercício: ao invés de focar apenas na oferta, foque também na demanda. Ou seja, comece todo o processo pensando no cliente em primeiro lugar. Entenda as suas reais necessidades, para assim poder oferecer um serviço/produto personalizado. E para isso, você pode e deve utilizar dos recursos que a internet te oferece. 

Uma forma de saber como está a percepção do seu cliente, é através do relacionamento pós venda. Muitas vezes, mandar um simples e-mail perguntando se o produto foi entregue corretamente, e se existe mais alguma coisa a qual a empresa poderia ajudar, fideliza o cliente.

Crie um relacionamento constante com seus clientes, envie newsletters com regularidade, atualizando-os de novos serviços e produtos, ou informando sobre alguma novidade referente ao setor. Essas interações vão criando laços e sempre que necessitarem de seus produtos/serviços eles entraram em contato com você.

 

5) Aproveite o que há de melhor no marketing digital

 

Para um negócio on-line também existem metas, desafios, concorrentes, planejamento e etc. Porém, o diferencial em investir em marketing digital é o fato dele ser totalmente mensurável, se tornando possível trabalhar de forma mais assertiva, gerando resultados tangíveis.

Para todas as ações que seu cliente tiver na web, referente ao seu negócio, você terá um histórico de informações disponíveis. Você pode fazer esse monitoramento quando quiser e em tempo real. Além de acompanhar as informações dos seus clientes, você também pode se planejar melhor através dos resultados proporcionados.

Há algumas ferramentas, atualmente, que te ajudam a obter métricas e informações mais detalhadas dos seus leads. Através dos KPIs, ou melhor, Key Perfomance Indicator, que são os indicadores chave de performance do seu negócio, te informando sobre a saúde do seu produto/serviço e da sua empresa. Para isso você pode utilizar ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, que é gratuito e serve para monitorar o comportamento dos seus visitantes on-line. Você tem opções de ferramentas pagas também, caso prefira, como o KISSmetrics, por exemplo.

 

Aumentar faturamento de uma empresa: O grande desafio

 

Por mais que a crise tenha se instalado, e aumentar faturamento de uma empresa se tornou uma tarefa ainda mais difícil, sempre há margens para expandir, principalmente, no mercado on-line.

Focar-se no meio digital, hoje, além de fazer com que você economize tempo e dinheiro, também te ajuda a diminuir a porcentagem de erro de suas ações e potencializar o seu retorno. Porém, não apenas se preocupe com as métricas, mas também aprenda a analisá-las, só assim você saberá o que precisa melhorar para desenvolver ainda mais o seu negócio. 

Ter uma atitude proativa é fundamental no cenário econômico atual. Busque formas de levar seus produtos e/ou serviços até seu público-alvo. Basta se atentar, entender e procurar atender as necessidades do seu cliente, sejam elas já existentes ou que ainda poderão existir, e use a Internet a favor disso.

Agora mãos à obra, pois a missão de aumentar faturamento de uma empresa não pode esperar!

 

cta

 

Aprendeu como aumentar faturamento de uma empresa? Compartilhe nas suas redes sociais favoritas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *