Como aumentar as vendas da sua indústria com marketing digital

Mais da metade da população tem acesso a internet, e desta quantia , 43% utiliza a web para efetuar compras. Somente em 2014 o faturamento gerado por esta mídia foi de 144,7 bilhões de reais. Atualmente, a internet é a chave de como aumentar as vendas da sua indústria.

Estar fora deste meio e não se adaptar ao mercado, significa perder grande parte de todo esse faturamento.

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Por conta da expansão da internet, o hábito de compra dos consumidores passou por diversas alterações nos últimos anos. Por exemplo, nos dias de hoje, antes de adquirir qualquer produto ou serviço, as pessoas costumam pesquisar na internet e buscar por conteúdos relevantes para assim tomarem a sua decisão de compra.

Tendo em vista este cenário, o marketing digital se tornou indispensável para o crescimento dos mais variados negócios, especialmente para o mercado B2B.

Por exemplo, enquanto você está lendo este artigo, provavelmente um potencial cliente pode estar procurando na internet pelo serviço ou produto que você oferece, mas será que a sua indústria será encontrada por ele?

 

 

Como aumentar as vendas da sua indústria com a ajuda do marketing digital

 

Em primeiro lugar, para que a sua indústria encontre novos clientes, é fundamental realizar uma comunicação mais assertiva, que atinja o seu real público-alvo.

Para isso é necessário saber exatamente quem é a sua persona, ou seja, quais são as características mais marcantes do seu potencial cliente.

Com isso, você pode realizar um planejamento mais assertivo, sem gastar esforços com ações das quais não te trarão resultados.

Essa é apenas uma das técnicas do marketing digital. Para quem deseja alavancar as vendas da sua indústria, confira outras dicas valiosas para o seu negócio.

 

Técnicas para aumentar as vendas com marketing digital

 

Invista em SEO (Search Engine Optimization)

 

Se deseja saber como aumentar as vendas da sua indústria, investir em SEO é fundamental.

SEO é um conjunto de técnicas que visa a otimização do site, para que possa ser melhor compreendido pelos mecanismos de busca, como o Google e o Yahoo.

Um dos meios utilizado para alcançar esse objetivo são as palavras-chave. Por exemplo, quando um usuário digita na busca a frase “aumentar as vendas” e aparecem como resultado os sites melhor posicionados, isso quer dizer que eles fizeram um trabalho de SEO, atuando dentro dessa palavras-chave específica, a ponto do buscador ranquear o site.

O investimento em SEO tem um alto retorno. No entanto, vem em médio à longo prazo, porque se trata de uma estratégia de marketing digital que requer um tempo para que os buscadores reconheçam a relevância do seu site e posicione o termo em questão.

Mas nunca se esqueça da alta concorrência que você vai encontrar na internet. Por isso, você precisa utilizar fatores como volume de buscas e nível de concorrência para escolher as melhores palavras-chave para o seu segmento.

Utilize ferramentas como FreshKey, Keyword Tools para fazer essa pesquisa e escolha aquelas que mais se encaixam dentro do seu segmento de atuação.

Outra opção para um bom posicionamento é o alcance pago, através de ferramentas como o Google Adwrods. Porém, uma palavra-chave pode ser concorrida no segmento, e somente se sobressai aquele que paga mais por ela (sendo uma espécie de leilão). Vale ressaltar que esta estratégia não tem a mesma credibilidade do alcance orgânico, sendo mais utilizada para ações promocionais.

 

Crie conteúdo relevante

 

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Uma das melhores estratégias de marketing digita para quem quer saber como aumentar as vendas da sua indústria, é a produção de conteúdo relevante, informativo e útil para o seu público-alvo. O mais eficiente para atrair a atenção do seu potencial cliente, é atender as necessidades dele, assim você consegue engajá-lo com o seu conteúdo e aumentar a sua credibilidade.

Essa estratégia é tão efetiva que, 71% de quem trabalha com marketing B2B (empresas que vendem para empresas) usa marketing de conteúdo para geração de Leads

O marketing de conteúdo foca em informar, engajar, fidelizar, reter os clientes, aumentar a visibilidade da marca e melhorar a relação indústria x cliente.

Esse aumento da confiança entre você e o seu potencial cliente se reflete em uma maior presença on-line e aumento das vendas, já que o seu conteúdo acaba se tornando porta de entrada para potenciais novos negócios, além da sua empresa receber possíveis indicações para outros potenciais clientes.

Além desses benefícios, o marketing de conteúdo também ajuda a entender como aumentar as vendas da sua indústria. E para conquistar esse objetivo você vai precisar seguir algumas dicas como:

 

  • Segmentar seu público-alvo;
  • Identificar as dificuldades do seu público-alvo;
  • Apresentar soluções para essas dificuldades;
  • Criar uma central de ajuda para os seus clientes;
  • Diversificar os formatos dos seus conteúdos;
  • Criar materiais ricos (e-books, webinars, infográficos);
  • Desenvolver conteúdos institucionais;
  • Criar e acompanhar as métricas de conversão;
  • Apostar nos dispositivos móveis.

 

Desta forma você irá notar diversas vantagens, como:

 

Se tornar autoridade – Se tornar uma autoridade no segmento em que você atua é muito importante para chamar a atenção dos seus potenciais clientes, além de ser considerado referência, fazendo com que sempre que alguém necessitar saber algo relacionado a sua área, visitará o seu site. Isso aumenta a sua visibilidade on-line e au.

 

Bom posicionamento – Os buscadores dão muita importância para sites que produzem conteúdos com uma frequência alta, além de perceber aqueles que tem páginas com conteúdos originais. Feito isso, os buscadores conseguem indexá-las e posicioná-las com maior rapidez.

 

O resultado disso é o aumento do tráfego orgânico do seu site, um bom posicionamento, uma maior visibilidade e maiores chances de conquistar novos negócios.

 

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Como transformar leads em clientes?

 

Através de seus conteúdos, você conquistará diversos leads (potenciais clientes), porém isso não significa que eles irão automaticamente se transformarem em clientes. É necessário realizar uma nutrição, para que eles se fiquem cada vez mais engajados ao ponto de solicitarem o seu produto ou serviço.

 

Nutrição de leads – Na internet é comum um usuário chegar até o seu conteúdo, mas ainda não estar pronto para a compra. Por isso é necessário conduzi-lo e educá-lo até o momento em que ele esteja pronto para realizar a levantada de mão (declarar real interesse em seu produto). Para isso, você utilizará de diversos conteúdos que o ajude a decidir e escolher o seu produto/serviço.

 

Construção do relacionamento – Através do disparo de e-mails com conteúdo de qualidade, e de postagens em redes sociais você estará se aproximando dos seus clientes, e com isso criando um maior relacionamento. Tudo isso ajuda na hora de fidelizar seus clientes.

 

Produza e envie newsletters

 

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A newsletter é um canal que tem como função aproximar o cliente da sua indústria, porque quando o cliente assina para receber a newsletter, ele deseja e aceita o envio desses boletins informativos com dicas, conteúdos e notícias sobre a sua empresa.

Além dessa aproximação, a sua indústria pode investir na newsletter como uma estratégia para engajar, conquistar e fidelizar os clientes, isso porque você vai ter uma lista de e-mails de potenciais clientes que se interessaram pelos seus produtos e serviços, e desejam receber seus conteúdos e informações relacionadas ao seu segmento.

Crie conteúdos que estimulem a ação do cliente com o envio de ofertas, promoções, materiais ricos e instigando o usuário a clicar em links que vão direcioná-lo para o seu site ou loja virtual. Esta é uma excelente maneira de como aumentar as vendas da sua indústria

 

Faça campanhas de e-mail marketing

 

Se está em dúvida de como aumentar as vendas da sua indústria, investir no e-mail marketing é uma excelente forma, pois trata-se de uma das ferramentas mais poderosas de marketing digital para se comunicar, melhorar o relacionamento com seus potenciais clientes, aumentar a conversão e conquistar novos negócios.

Ou seja, com o envio de e-mails segmentados de acordo com os interesses dos seus potenciais clientes, com o conteúdo certo, no momento correto e com uma frequência adequada, você consegue estabelecer uma relação de confiança, para quem assim quando ele estiver pronto para realizar a compra, você seja a sua primeira escolha.

Entretanto, para montar uma lista de e-mails, você precisa da autorização dos destinatários, por isso você não deve comprar listas de e-mails e sim conquistá-los.

A captação desses e-mail, geralmente é realizada através de alguma oferta de conteúdo. Por exemplo, elabore um e-book sobre um assunto que seja de interesse dos seus potenciais clientes, e ofereça-o em troca do e-mail.

Depois de montada a campanha, está na hora de realizar o disparo, para isso o mais recomendado é utilizar uma ferramenta como o MailChimp, assim você consegue enviar a campanha para toda a sua lista de e-mail de forma automática.

Feito o disparo, agora é hora de acompanhar e analisar os resultados obtidos através de métricas como taxa de abertura de cliques, de descadastramentos, ou seja, quantas pessoas abriram seu e-mail, quantas clicaram no link, quantas chegaram ao seu site e quantas compraram seus produtos.

Essa é a grande vantagem do e-mail marketing, porque possibilita você medir e mudar todos os processos durante a campanha. Com isso, você consegue aprimorar as técnicas que foram utilizadas através de testes para descobrir quais trouxeram mais resultados.

Agora ficou mais fácil entender porque o e-mail marketing é essencial para os que desejam saber como aumentar as vendas da sua indústria.

 

O segredo para saber como aumentar as vendas da sua indústria

 

Para conquistar grandes resultados através de uma estratégia mais eficiente, o ideal é unir todas as técnicas de marketing digital em seu planejamento. Utiliza o melhor de cada técnica e obtenha grandes resultados em seu faturamento.

 

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