Saiba como os Marketplaces podem alavancar suas vendas online

De acordo com a Abranet as empresas online registraram ganhos de 144,7 bilhões em 2015, e atualmente mais de 30% das compras na internet no Brasil são realizadas em marketplaces. As empresas que têm como objetivo inovar e aumentar o faturamento vem investindo cada vez mais em como melhorar suas vendas pela internet.

 

Como melhorar suas vendas pela internet

 

Não importa o segmento, é fato de que tanto consumidores ou empresas, utilizam a internet para realizar buscas de produtos, dúvidas sobre o funcionamento, reputação do vendedor, e 43% dos usuários acessam a internet para realizar pesquisas de compra.

Mas como melhorar suas vendas pela internet com o Marketplace?

 

 

 

 Você sabe o que é marketplace?

 

Basicamente o marketplace funciona como um site ou aplicativo que possibilita o encontro online entre compradores e ofertantes de serviços ou produtos.

Estes sites podem ser direcionados para massas (diversos produtos e compradores de todos os tipos) ou segmentados para empresas (produtos ou serviços específicos, ex: Manutenção de ar-condicionado).

No Brasil existem diversos Marketplaces, dentre eles: Mercado livre, Olx, Uber, AliExpress, Rakuten e etc.

Investir em um marketplace possui um baixo risco de investimento para empresários de diversos ramos, e se executado com sucesso, traz altas taxas de retorno. Comercializar seus produtos neste ambiente significa poder ser encontrado com muito mais facilidade pelo comprador e reduzir o seu custo.

 

Como melhorar suas vendas pela internet com os marketplaces

 

Cada portal possui suas próprias regras sobre valores e dinâmicas de trabalho. Dessa forma, pagamentos por clique, comissões e mensalidades podem variar entre um site e outro.

Para que a sua marca ganhe um maior destaque nestes espaços, é importante prestar atenção a questões como o valor das mercadorias, disposição das fotos e textos.

Esse cuidado é muito necessário, já que no marketplace diversas outras marcas estarão vendendo itens parecidos com os seus e os clientes terão a possibilidade de fazer comparações.

Neste cenário, para saber como melhorar suas vendas na internet, é preciso oferecer mais do que um preço baixo, mas agregar valor para a mercadoria que você está ofertando.

São mais valorizados produtos que possuem descrições detalhadas, títulos enfáticos, canais de comunicação onde os clientes consigam tirar suas dúvidas, apresentações com fotos de boa qualidade e até mesmo vídeos farão com que o cliente tenha um maior engajamento com o seu produto.

 

Como usar o marketplace

 

O marketplace possui muitas vantagens e por isso é necessário que você saiba filtrar quais são as mais relevantes e que vão gerar mais vendas para o seu negócio.

Este tipo de plataforma é o caminho mais fácil e rápido para levar os produtos aos olhos dos clientes. Mas para isto é necessário se atentar a pontos como:

 

1. Alcance

 

Uma grande passo para quem quer saber como melhorar suas vendas pela internet, é anunciar em Marketplaces que irão trazer maior relevância para sua empresa. Somente anunciar para divulgar não basta, é necessário estudar as plataformas que melhor se encaixam com o seu perfil e que possam lhe gerar maior conversão de leads.

Esse modelo de comércio aumenta as chances de uma marca estar bem posicionada nas buscas orgânicas. Pois a sua empresa passará a ser indexada com portais consagrados.

Mas vale ressaltar de que é importante acompanhar o crescimento e se manter atualizado sobre as novidades relacionadas com esse modelo de negócio.

 

2. Mensuração de métricas

 

acompanhe-metricas

 

Nem sempre o que funciona em uma empresa será eficiente na sua. Por isso é importante realizar testes com frequência.

Portanto, dados como ticket-médio, lucro, taxa de crescimento, número de visualizações, emails captados, quantidade de conversões de leads e retorno sobre investimento (ROI) devem ser acompanhados de perto.

A mensuração das métricas é de suma importância para que você possa entender como melhorar suas vendas pela internet. Pois ao analisar os pontos positivos e os que podem ser melhorados em sua estratégia, você irá ter chances maiores para realizar um planejamento eficaz.

 

3. Escolha de produtos

 

A escolha de produtos é fundamental para saber como melhorar suas vendas pela internet. Afinal, você deve conhecer muito bem o seu produto ou serviço para então ofertar com inteligência.

Escolha quais produtos devem se destacar nos anúncios principais. É importante que você opte pelos produtos ou serviços que apresentam um diferencial dentro do seu negócio.

Outra opção são os anúncios de kits e de pacotes ou os produtos que vem acompanhados de brindes. Procure diversificar bem a sua linha de produtos e trabalhe o seu mix de produtos para atender as necessidades e resolver os problemas do seu público-alvo.

 

4. Atenção com a concorrência

 

Para saber como melhorar suas vendas pela internet, você deve prestar atenção no que a concorrência tem feito. Em um marketplace, na maioria das vezes, o consumidor visa a mercadoria que possui mais vantagens financeiras. E essa é uma ótima forma de como melhorar suas vendas na internet.
Neste tipo de plataforma a comparação de preços é muito mais fácil. Em alguns marketplaces focados em orçamentos existe até mesmo a possibilidade do cliente digitar o produto que está procurando e o próprio site já separa os fornecedores. Por isso, esteja atento as suas ofertas e a de seus concorrentes.

 

5. Conquiste o cliente

 

como-alavancar-suas-vendas-na-internet
Se quiser saber como melhorar suas vendas pela internet, é muito importante que você tenha um bom relacionamento com seu cliente. Invista em envios de e-mail marketing para reforçar o conhecimento de marca e engajar uma estratégia de fidelização.
Ofereça alguns presentes aos compradores, uma ideia é dar cupons de descontos para a próxima compra. Encaminhe sempre ofertas relacionadas com compras anteriores, promoções de aniversário ou fretes grátis para incentivar os compradores a retornar na sua página.

 

Gostou do artigo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *