Como aumentar o faturamento da sua empresa usando a Internet

A pergunta que todo empresário faz é: Como aumentar o faturamento da sua empresa. Existem diversos meios e canais a serem investidos, mas o que vem ganhando mais força ao longo dos anos é a internet e suas tecnologias.


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A internet vem se tornando a maior e mais eficiente estrutura de vendas. Nasceu em 1969, mas se popularizou na década de 1990. Segundo o Ibope, 43% dos Brasileiros utilizam a internet como mecanismo de compra, sendo também uma das mídias mais utilizadas em todo o mundo.

Diferente da maioria das mídias, a internet permite que você possa atingir o publico-alvo de forma segmentada e com menor custo. Estar fora dela significa correr um grande risco de não ser visto por clientes e leads (potenciais clientes) e com isto perder vendas. Sabendo disto, muitas marcas tem investido cada vez mais sua comunicação no online e obtendo grandes taxas de retorno. Atualmente, investir na internet de modo correto é uma ótima maneira de aumentar o faturamento da sua empresa.

Grande proporção da população mundial investe muito de seu tempo diário navegando na web de acordo com seus interesses. Saber segmentá-los; Se comunicar com eles; Criar um relacionamento; Investir corretamente nos canais e mídias online é um excelente ponto de partida para quem deseja saber como aumentar o faturamento da sua empresa. Para entender como fazer isto, siga nossas dicas abaixo: 

 

1) A divulgação através do mobile

 

Devido ao meio digital ser muito rápido, o usuário não terá tempo para aguardar que uma página lenta carregue, e acabará procurando por um site concorrente. Muitas empresas formatam seu site para diversos dispositivos e com isto o cliente pode consumir seu conteúdo tanto pelo computador, como pelo celular.

Com a popularização dos aparelhos portáteis (tablets e smartphones) a internet ganhou ainda mais força, pois cada vez mais as pessoas tem optado pelo acesso móvel (Segundo o Portal Brasil, 89% dos usuários da internet utilizam o celular para navegar). Por isto, é muito importante conferir se o seu site ou blog tem formato adequado, já que estes aparelhos funcionam de modo diferente dos computadores ou notebooks.

Uma tecnologia que agrega os dispositivos mobile é a geolocalização indoor, que permite você “monitorar” seu público-alvo, por exemplo: Se um cliente ou lead estiver passando por perto de sua empresa ou stand em eventos segmentados de sua área, é possível enviar um banner online ou um link patrocinado gerando maior chance de conversão e aumentar o faturamento da sua empresa, além de aumentar a visibilidade da sua marca. Outra maneira é oferecer um aplicativo personalizado do qual seu cliente ou lead pode saber suas novidades, ofertas, promoções, tudo isto pelo celular. 

 

2) A importância do SEO


Uma pergunta realizada desde os primeiros meses após a popularização da Internet e que muitas empresas fazem até hoje é: Como convencer o usuário a navegar nas páginas do meu site? O SEO, que é a sigla em inglês para Otimização de Motores de Buscas, são técnicas que aplicadas dentro de um site, fazem com que este tenha maior relevância e apareça nas primeiras páginas dos buscadores. É algo a ser investido e ajudará e muito em como aumentar o faturamento da empresa.

 

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É necessário compreender bem os interesses do seu público-alvo e a percepção que eles tem sobre o seu segmento para conseguir inserir Keywords (Palavras-chaves) de relevância em seu conteúdo e facilitar o alcance orgânico do seu site. O alcance orgânico é aquele em que uma pessoa clica em sua página online por meio de um buscador online (Ex:Google). Algumas ferramentas podem ser úteis para que você consiga escolher as melhores palavras chaves, dentre elas:

 

  • Keyword planner tool (planejador de palavras-chave do Google Adwords);
  • Ubersuggest;
  • Auto complete e palavras relacionadas do Google;
  • Keyword tool;
  • Google Trends;
  • SEMRush.

 

Mas “só” inserir as palavras-chaves não garantem que seu texto possua um bom SEO.

 

É importante aplicar algumas técnicas

 

  • Título e Meta Description com palavra-chave;
  • Palavra-chave na url;
  • Tags de título com palavra-chave: h1, h2, h3;
  • Palavras-chave e variações ao longo do conteúdo.

 

Após conseguir um bom posicionamento para o seu site, é essencial que seu conteúdo seja de extrema qualidade e relevância para o cliente, a tendência é atrair a atenção do público com conteúdo de interesse e não empurrar a qualquer custo.

 

3) Praticidade na efetivação de compras

 

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O seu site precisa ser intuitivo, por isso é interessante oferecer a inclusão de uma aba de compras para o consumidor, desta forma seu cliente irá ter maior comodidade, podendo escolher na comodidade da sua casa os meios de pagamento, quantidade de produtos e etc. Para a industria é interessante pois torna-se referência na área (já que o meio ainda é pouco explorado no segmento B2B), diminuí os custos operacionais da venda, dentre muitas outras vantagens.

Porém para algumas industrias, vender por meio da internet seria inviável. Contudo, o e-commerce pode servir como catálogo, e até mesmo facilitar a busca de valores de seus produtos para o consumidor (a menos que a estratégia de preço estipulada pela equipe de marketing não permita a divulgação aberta).

Para aumentar o faturamento da sua empresa é preciso pensar em todos os detalhes, por isso facilite a vida do seu cliente, afinal, o que todos buscam é a praticidade.

 

4) Oferecendo expansão da compra

 

Através de uma boa organização, o seu site lhe oferecerá uma série de informações: Mapeará a identidade do seu visitante, registrará suas preferências, e o reconhecerá numa próxima visita. Isso pode auxiliar na hora de oferecer um serviço diferenciado e personalizado, por exemplo, disponibilizar itens iguais ou semelhantes aos que comprou na visita anterior, e incluir acessórios que complementem as antigas aquisições, afinal, quem compra parafusos necessita de chave de fenda ou talvez uma parafusadeira, quem compra tinta provavelmente precisará de pincéis e lixas.

Esse serviço personalizado, agrega valor para o seu site, aumentando assim as chances de uma nova aquisição. Esta pode ser uma técnica valiosa para aumentar o faturamento da sua empresa.

 

5) Anunciando nas redes sociais

 

Como dito anteriormente grande parcela da população mundial conecta-se regularmente com uma ou mais redes sociais. Esse é um público amplo, variado, de diversos níveis econômicos e intelectuais, com interesses ainda mais variados. Imagine quantos clientes potenciais você tem a chance de atingir nesta multidão.

As redes sociais podem ser um importante aliado na divulgação, e hoje esse tipo de propaganda é considerada um dos recursos mais poderosos para a expansão de negócios. Esta é mais uma das estratégias da qual você deve investir se deseja aumentar o faturamento da sua empresa na internet.

As redes sociais são utilizadas pela maior parte dos usuários, seu produto estará em evidência para milhares de pessoas. Vale lembrar que somente anunciar nas redes sociais não garantem que seu público de interesse esteja vendo, por isto é interessante investir nos anúncios pagos, pois permitem você segmentar melhor o alcance de suas publicações e com isto gerar maior chance de conversão e envolvimento.

Visite algumas redes sociais, como o Facebook: você notará constantemente anúncios de publicidade compartilhados entre os anunciantes. Quanto ao YouTube, você pode publicar filmes explicativos sobre o seu mix de produtos e a aplicação correta, sem se preocupar em fazer a propaganda do seu estabelecimento, Ex: Você explica em tutoriais sobre a funcionalidade e detalhes do seus produtos, torando-se referência entre os clientes.

Toda essa divulgação gera maior conhecimento da sua marca. Saber como aumentar a visibilidade do seus produtos aumenta o faturamento da sua empresa.

 

6) Envie e-mails de agradecimento

 

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Passado um período curto a partir da conclusão e entrega de um lote ou um pedido, tenha a iniciativa de enviar um e-mail ao cliente correspondente consultando quanto à satisfação com os produtos recebidos. Saiba que não são a totalidade dos problemas que se convertem em reclamações. Uma boa forma de evitar que essas reclamações tomem um nível maior de insatisfação, é investir em um bom relacionamento, pois por mais que alguma coisa no meio do processo tenha dado errada, a pró-atividade e atenção podem reverter a situação. Sendo fundamental para a retenção de leads e fidelização de clientes.

O Marketing aponta o pós-venda como uma das partes mais importantes do relacionamento com o cliente, porém muitas empresas não praticam esta técnica e acabam deixando de fidelizar seus consumidores. O que é uma ótima brecha para que você possa se sobressair sobre a concorrência.

Invista no relacionamento pós-venda, envie e-mails agradecendo pela compra, se for um cliente de maior valor ofereça algo personalizado, pergunte a seus clientes sobre a satisfação e a funcionalidade de seus produtos. Um cliente fidelizado enxerga valor tangível e intangível em sua marca, tem maior resistência a concorrência, além de recomenda-la.

 

Utilizando a internet para aumentar o faturamento da sua empresa

 

Aumentar o faturamento da sua empresa é possível, porém é necessário desprender um certo investimento, além de uma análise profunda em cada detalhe. Otimize seus processos, seu site. Leve facilidade para seu comprador, certamente você terá um retorno por isso. E mais importante, mantenha seus clientes felizes, melhor do que encontrar novos clientes, é fidelizar os atuais.

A internet proporciona diversas estratégias capazes de aumentar o faturamento da sua empresa.

 

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