Descubra como conquistar clientes em 7 ideias que mudarão os rumos da sua empresa!

//Descubra como conquistar clientes em 7 ideias que mudarão os rumos da sua empresa!

Por: . Publicado: 10 de abril de 2017 | Atualizado: 13 de novembro de 2018.

Entender como conquistar clientes é fundamental para manter as finanças da sua empresa em dia e investir em seu crescimento. E para que você conheça as melhores formas de atingir este objetivo, separamos 7 ideias que podem te ajudar a se destacar no mercado!

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Você sabia que, segundo o site Demand Wave, cerca de 71% das decisões de compras dentro do segmento B2B começam com a pesquisa on-line?

Além disso, um comprador normalmente executa cerca de 12 pesquisas antes de fazer uma consulta direcionada a determinada marca.

E para quem deseja saber como conquistar clientes, impulsionando o sucesso da sua empresa, essa informação é de extrema importância.

Isso porque a internet tem se tornado uma grande ferramenta para empresas que desejam aumentar a sua visibilidade.

Afinal, como vimos, esse é um dos principais meios de busca por produtos e serviços utilizados pelos consumidores brasileiros.

Porém, para realizar uma divulgação direcionada e que lhe traga grandes retornos, é necessário realizar um planejamento focado em seu objetivo.

E é baseando-se nele que suas estratégias de divulgação serão traçadas.

Por exemplo, se a sua necessidade é conquistar novos clientes, você deve investir em visibilidade e contato direcionado com seu potencial cliente.

Para te ajudar a elaborar uma estratégia eficiente e que te traga grandes retornos, preparamos esse artigo.

Confira 7 ideias para atrair clientes de maneira assertiva:

1. Marketing Digital

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O Marketing Digital é uma estratégia de Marketing que surgiu por volta da década de 1990, após o surgimento e avanço da Internet a partir de 1960.

Ele, atualmente, é uma das estratégias mais utilizadas por quem quer saber como conquistar clientes.

Isso se deve a sua capacidade de atingir um enorme número de usuários e oferecer a possibilidade de metrificar cada ação feita, tanto pelo anunciante, quanto pelos visitantes on-line.

Ele possibilita o uso de inúmeras outras táticas e estratégias a partir de um mesmo pré-requisito básico: o uso da Internet.

Com o Marketing Digital surgiu a utilização de redes sociais, blogs, estratégias de SEO, marketplaces entre outras diversas estratégias.

Entendendo como essas estratégias funcionam e aplicando-as em sua necessidade, você conquistará um alto retorno, além de crescimento para o seu negócio.

Dessa forma, será possível realizar a prospecção de novos clientes com mais eficiência.

2. Público-alvo

Antes de mais nada, a primeira ação que você deve realizar é o reconhecimento do público-alvo do seu negócio.

Ou seja, descobrir quais são seus clientes ideais que realmente fechariam negócio com a sua empresa e para quem você deve unir esforços para conseguir se comunicar de forma efetiva.

Para isso, é necessário criar uma buyer persona, ou seja, a representação, por meio de um personagem, do seu cliente ideal.

E isso é feito, por exemplo, por meio de pesquisas de comportamento do consumidor, pesquisas de campo, tanto on-line quanto off-line, e assim por diante.

Atente-se também ao seu público interno, ou seja, seus colaboradores.

Isso porque são eles os responsáveis por ter contato com seu cliente do início ao fim, e cada etapa do processo é fundamental para garantir uma boa experiência ao seu cliente, podendo fidelizá-lo.

Através de um atendimento direcionado e diferenciado, é possível não só conquistar novos clientes, assim como fidelizar os atuais, podendo gerar um grande aumento no faturamento da empresa.

3. Funil de marketing

O funil de marketing é todo o caminho que seu cliente percorre desde o primeiro contato com seu negócio, até o possível fechamento de contrato.

Saber em que fase do funil o seu cliente está é fundamental na hora de realizar seu planejamento.

Assim, é possível executar uma comunicação mais assertiva e voltada para o seu objetivo.

Por exemplo, quem deseja apenas ganhar mais visibilidade, deve investir em leads que estão no topo do funil, ou seja, quem sabe que possui um problema mas não sabe exatamente como irá resolvê-lo.

Nesse estágio há uma grande audiência, porém poucas chances de conversão em reais clientes.

Agora se o seu objetivo é saber como conquistar clientes, é necessário investir em leads no fundo de funil, aqueles que já sabem o que precisam e somente estão procurando a empresa da qual ele fechará negócio.

Alinhado a estratégia do funil de marketing, você precisa utilizar as técnicas de SEO e palavra-chave.

Isso porque é por meio do posicionamento de suas palavras-chave que você irá atrair tais leads.

Por exemplo, se você é uma empresa de equipamentos de materiais de construção e quer captar leads de topo de funil, precisa utilizar termos como: “onde encontrar misturador de massa”.

Já quem busca por leads fundo de funil e deseja conquistar clientes e vender mais precisa usar palavras-chave como: ”comprar betoneira”.

4. SEO

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SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization, ou seja, tem como função a otimização de sites, sendo uma ótima técnica para quem busca saber como conquistar clientes, pois garante uma alta visibilidade.

Essas otimizações geram mais relevância para o site e, consequentemente, melhoram o posicionamento do site nos resultados de pesquisa dos buscadores, como Google, Bing e Yahoo.

Esse posicionamento garante uma maior visibilidade, afinal essa é uma das principais ferramentas de busca por produtos/serviços utilizada pelos consumidores.

A ação base do SEO é a palavra-chave. Essa técnica visa posicionar uma determinada página de acordo com a palavra-chave utilizada em seu conteúdo.

Quando o potencial cliente realizar uma pesquisa com um termo relacionado o seu site aparecerá na página de resultados..

Para realizar essa estratégia de forma eficaz, é necessário realizar um estudo de quais termos são mais utilizados por seus potenciais clientes e qual das palavras-chave lhe trará mais retornos.

Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google, o qual já fará também uma análise da relevância dessa palavra no seu segmento de mercado.

Por exemplo, você trabalha com betoneiras e deseja captar clientes em potencial que estão no momento de compra.

Por meio de um estudo da sua persona, você descobre que as pesquisas realizadas geralmente incluem a palavra preço + betoneira.

Com esses dados, você irá criar uma página com conteúdos de qualidade que incluem a repetição da palavra-chave: preço de betoneiras.

Outro detalhe muito importante que impacta no posicionamento é a qualidade do conteúdo disponibilizado.

É necessário oferecer textos de alta qualidade, pois além de ajudar no posicionamento, eles também influenciam na conversão, ou seja, se o visitante se tornará ou não um cliente.

Ofereça sempre conteúdos personalizados para o seu público-alvo, com assuntos que visem sanar dúvidas e solucionar possíveis problemas.

Isso também agrega muito valor para o seu negócio, que pode ser reconhecido como autoridade no setor em que a empresa atua, gerando mais confiança.

A estratégia de SEO se preocupa, na verdade, com a qualidade do conteúdo que será exibido para seus usuários.

Portanto, busque oferecer sempre o melhor, desde a navegabilidade do seu site até os conteúdos exibidos.

5. Link Patrocinado

No ambiente digital você tem duas formas de manter-se posicionado: uma é pagando por isso e a outra é utilizando as técnicas de SEO.

A forma paga chama-se link patrocinado.

Ou seja, você paga para estar ranqueado nas primeiras posições dos buscadores como Google, Bing e Yahoo.

Isso pode ser feito de duas formas: custo por mil e custo por clique.

No custo por mil você paga determinado valor a cada mil pessoas que visualizarem seu link.

Já no custo por clique você paga um determinado valor a cada clique que seu link receber.

Outro fator importante que impacto no preço do link patrocinado é a sua forma de cobrança.

Imagine a seguinte situação: você e seu concorrente querem se posicionar com a mesma palavra-chave. Quem será posicionado na frente? Simples, quem pagar mais!

Portanto, é muito comum os valores por palavra-chave variarem de tempos em tempos.

Por conta desses pontos, o link patrocinado não é uma estratégia muito vantajosa, sendo utilizada mais para eventos promocionais como queima de estoque ou lançamento de produtos.

Além do custo, a busca orgânica (posicionamento através das técnicas de SEO) tem também como vantagem a credibilidade.

Isso porque a área em que o link patrocinado aparece é conhecida por todos, e por ser uma espécie de publicidade, geram menor credibilidade, afinal o seu posicionamento não é por qualidade.

6. Redes Sociais

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As redes sociais surgiram também com os avanços provenientes da Internet.

Hoje, elas já são uma das principais formas de como conquistar clientes!

Isso porque, por meio das redes sociais, é possível se conectar com seus clientes, estudá-los, divulgar conteúdos engajadores, estimulá-los e assim por diante.

Além disso, as redes sociais são utilizadas por grande parte da população, e possuem o intuito de aproximar pessoas de todos os lugares.

Com a grande quantidade de pessoas conectadas a elas, são ótimos canais de divulgação, podendo aumentar a credibilidade da empresa e o relacionamento com o cliente.

Para isso, é preciso oferecer conteúdos engajadores, que sejam de interesse do seu potencial cliente e dos atuais, além de ter um tempo de resposta curto, demonstrando preocupação com seus clientes.

Outro ponto que deve ser levado em consideração antes de começar as divulgações é a escolha da ou das redes sociais que mais se encaixam com o perfil da sua empresa.

Assim, você evitará gastar esforços com algo que não lhe trará retornos.

Além de ser uma ótima ferramenta para quem deseja saber como conquistar clientes, as redes sociais podem ser uma arma fatal para fidelizar clientes.

7. Marketplace

Os Marketplaces surgiram com a ideia de juntar, em um único lugar, vários fornecedores.

Essas plataformas oferecem tanto conteúdos distintos, como é o caso do Mercado Livre, como segmentados como a WebMotors.

Essas plataformas oferecem grande vantagem para o consumidor, já que eles podem encontrar diversos conteúdos relacionados em um único local.

Por conta de tais benefícios, esses sites contam com um alto número de visitas.

Além disso, eles podem contar com diversas estratégias de marketing digital, visando aumentar suas visitas.

Tudo isso garante alta visibilidade para as empresas que estão inseridas nesses portais.

Os marketplaces segmentados levam tráfego mais qualificado, já que contam com um público específico de um determinado segmento, gerando contatos direcionados e maiores oportunidades de atrair novos clientes.

Alguns marketplaces disponibilizam relatórios personalizados e divulgação em redes sociais.

Mas não são todos, portanto procure pelo que mais se encaixa com a necessidade do seu negócio.

Quem está começando no mercado on-line e está buscando por formas de como conquistar clientes, os marketplaces são ótimas opções.

Isso porque não é necessário realizar mais nenhuma ação, já que toda a divulgação será feita por meio da plataforma.

Agora você já sabe como conquistar clientes e garantir o sucesso do seu negócio!

Use nossas dicas para conquistar clientes e vender mais

Saber como conquistar clientes e tornar isso possível nunca esteve tão próximo de acontecer em seu negócio, ou pelo menos com tanta praticidade e retorno como com essas novas ideias.

Não deixe de acompanhar as ações da concorrência, esteja sempre por dentro e tente ao inovar ao máximo, além de sempre oferecer um diferencial.

A internet pode expandir o seu negócio, agora basta você apostar na estratégia mais eficaz para o seu negócio.

E se quiser outras dicas sobre como vender mais, pode contar com a gente!

2018-11-13T11:21:07+00:00

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