Como conseguir mais clientes através das redes sociais

A pergunta que não quer calar atualmente é: Como conseguir mais clientes através das redes sociais? Não é atoa que esse questionamento anda presente na mente dos empresários no momento de planejar novas estratégias para o seu negócio.

 

 

Nosso país possui mais de 210 milhões de pessoas e, dessas, cerca de 110 milhões são usuários ativos na internet, mas quando o assunto é como conseguir mais clientes através das redes sociais o número que mais chama a atenção e o de internautas cadastrados nas redes sociais, chegando a marca de 96 milhões de usuários conectados.

Esses dados foram pesquisados pela agência We Are Social, de marketing, em janeiro de 2015 e hoje este mercado on-line continua sendo um dos mais promissores para investir.

Ou seja, em meio a todos os usuários de redes sociais ativos atualmente, os seus potenciais clientes certamente estão entre eles, o que significa que a importância de investir no ambiente digital, como nas redes sociais, é cada vez mais latente.

Se a presença dos clientes no meio digital é inegável no cenário de hoje, o mercado B2B, ou seja, empresas que têm como clientes outras empresas, se enquadram neste mesmo contexto. Como assim? Tanto os consumidores finais quanto as indústrias estão inseridos no ambiente on-line, mas cada um de uma maneira diferente.

As redes sociais têm o poder de divulgar, atrair, cativar e impulsionar quaisquer divulgações, sendo assim, se houver um planejamento adequado para elas, é possível trazer resultados positivos que impactarão diretamente no faturamento da sua empresa, através de contato com cliente, solicitações de orçamento, a capacidade de nutrir e manter um cliente satisfeito e assim por diante. Inclusive, a nutrição das redes sociais é uma das primordiais formas de como conseguir mais clientes.

Com foco em te ajudar a atrair os clientes ideais para o seu negócio, preparamos um conteúdo com algumas das redes sociais que hoje estão em alta e explicaremos como utilizá-las de maneira assertiva, assim como para que elas servem. Confira abaixo como conseguir mais clientes para o seu negócio e começar a obter melhores resultados:

 

Facebook

 

Como conseguir mais clientes através do facebook

 

O Facebook não é nada menos que a rede social mais acessada do mundo e naturalmente uma das redes sociais mais influentes que existem.

As pessoas usam o Facebook não só para se conectar aos amigos, mas também como ferramenta de trabalho sendo, por exemplo, um meio de divulgação de empresas e marcas, fechamento de negócios, compra e divulgação de produtos e serviços, e assim por diante.

Segundo dados de 2016, o Facebook conta com cerca de 99 bilhões de usuários ativos mensais e 89 milhões de usuários mobile (que se conectam através de aparelhos como smartphone, tabletes e celulares) mensais.

Dentro desses números, o Brasil se encontra como o terceiro país que mais possui usuários conectados no mundo, sendo que a cada 10 brasileiros com acesso à internet, 8 possuem uma conta.

Este dado mostra o quanto é importante que as empresas estejam presentes no Facebook, pois dessa forma elas podem divulgar seus produtos e a própria marca, tornando o Facebook uma ferramenta fundamental de como conseguir mais clientes.

Você tem duas formas de começar a trabalhar nessa rede social: através de uma Fan Page ou de um perfil pessoal/profissional.

A partir disso sua empresa pode começar a interagir com clientes conectados através de mensagens privadas, compartilhamentos de conteúdos e interações como “curtidas” nas postagens de outros usuários e vice-versa.

Para melhor explicar, vamos considerar que o público-alvo da sua empresa sejam industriais que estejam entre seus 30 e 50 anos aproximadamente, que levam vidas agitadas, têm raciocínio lógico e estão buscando por formas de aprimorar seu negócio para fazê-lo gerar ainda mais resultados positivos.

De acordo com esse cenário, sua atuação no Facebook pode ser feita da seguinte forma: Postagens com conteúdo de total relevância, que sejam ricos em informações para o cliente, com textos curtos resumindo em poucas palavras toda a importância da informação, imagens de qualidade alta que chamem atenção do cliente e links inseridos no texto que direcionam o cliente para uma outra página de interesse dele. Além disso, você pode fazer compartilhamentos que partam desse mesmo princípio.

No Facebook é possível personalizar sua página e/ou perfil, adicionar e seguir amigos e clientes, conversar de forma privada no chat, o que possibilita um atendimento personalizado, interagir com postagens, compartilhar conteúdos relevantes ao seu negócio, fazer anúncios e criar eventos, grupos fechados ou abertos.

Isso, junto com a nutrição constante de conteúdo e informações relevantes aos clientes, oferece um bom resultado vindo desta rede social.

Isso serve muito bem para o mercado B2B, pois através de um estudo eficaz e da forma correta de se comunicar com seu cliente ideal, será possível atingi-lo no Facebook de maneira bastante promissora, o que trará novos clientes para sua empresa, a posicionará frente à concorrência, trará visibilidade para o seu negócio e, consequentemente, contribuirá para o aumento de seu faturamento.

 

Google Plus (+)

 

Como conseguir mais clientes usando o G+

 

Uma rede social que cresce cada vez mais e muitos, aqui no Brasil, não têm proporção da sua importância em como conseguir mais clientes é o Google Plus.

Já em 2013 o Google Plus foi tido como a segunda maior rede social do mundo e já tinha mais de 500 milhões de usuários, porém aqui no Brasil essa rede social ainda não foi tão explorada pelos empresários.

Não levar a sério uma rede social que tem essas proporções ao redor do mundo é deixar passar uma oportunidade incrível de gerar novos negócios e fazer seu négocio decolar.

Sem contar que esse pode ser um meio em que a concorrência ainda não chegou e sua empresa pode ser a primeira a investir nesse canal, ganhando espaço, reconhecimento do público e se fortalecendo frente às outras empresas, o que agrega um ótimo potencial competitivo ao seu negócio.

Esta rede social é focada na geração de novas relações com base em suas paixões, preferências, profissão ou carreira. Ela oferece espaço para encontrar informação relevante, compartilhá-la entre pessoas que possuam os mesmos interesses, ampliar e construir uma nova rede de contatos.

Para os empresários, o G+ permite aproximar a sua marca de seus seguidores e potenciais clientes de uma maneira bastante inovadora e certeira, afinal o Google Plus faz parte do Google, então a probabilidade de você atrair novos clientes para o seu negócio é ainda maior do que nas demais redes sociais.

Vale dizer que tudo o que é postado nessa rede social será indexado imediatamente com o Google, impactando e influenciando positivamente nos resultados dos buscadores e sabemos que isso é fundamental para empresas e profissionais, pois os sites que conseguem estar na primeira página de resultados do Google, especialmente se estão nas primeiras posições, obtém 54,8% de todos os cliques dos usuários, segundo um estudo realizado pelo Optify. E estar nessas posições sem precisar pagar por isso, ou seja, de forma orgânica, é incrível para a economia do seu negócio.

O botão +1 do Google Plus permite que as pessoas estabeleçam o que é tendência, mas o que poucas pessoas sabem é que ele vai além de algoritmos robóticos usados para rankear uma página. Segundo a empresa Hubspot, depois de analisar mais de 5 mil sites, revelaram que os sites que utilizam o botão “+1” obtém 3.5 visitas no Google+.

Outro benefício da rede social para as marcas é que é possível incluir a autoria de seu conteúdo. Como assim? É possível que sua foto ou a foto da sua marca inserida em seu perfil do G+ apareça junto ao seu conteúdo nos resultados de busca do Google, posicionando seu status e gerando mais confiança aos usuários, o qual causa impacto na quantidade de clicks, no volume de tráfego e de visitas.

E as vantagens não param por aí, assim como citamos no Facebook, estude sobre seu público-alvo e faça postagens e interações no G+ de acordo com os interesses dele. Essa é uma rede social que oferece inúmeros benefícios e possibilidades de negócio, possibilitando que você consiga mais clientes. Não fique de fora, pelo contrário, seja o primeiro a investir!

 

LinkedIn

 

Como conseguir mais clientes com o Linkedin

 

O LinkedIn é uma rede de negócios ativa desde o início de 2003. Ele, assim como no caso do Facebook que citamos acima, permite a criação de perfis on-line, mas a diferença principal dessa rede social é que ela é completamente voltada para aspectos profissionais.

Através de uma lista de contatos as pessoas podem criar ou manter relações com empresas, colegas de trabalho, aprimorar networking, além de criar um currículo on-line.

Por essas características, estar no LinkedIn é oferece à sua empresa a vantagem de como conseguir mais clientes, afinal as pessoas dessa rede social estão ali justamente para negócios e cabe a você saber como chegar até ela de forma positiva.

No Brasil, o LinkedIn já tem mais de 3 milhões de pessoas e empresas que tenham conta cadastrada.

Ele se aperfeiçoa cada vez mais e, com isso, oferece novas ferramentas que podem ser utilizadas para captar novos clientes, tais como o LinkedIn Answers, que funciona basicamente como o Yahoo Respostas, e o LinkedIn Pulse, no qual é possível fazer postagens mais detalhadas e informativas.

Ou seja, você pode usar um perfil do LinkedIn para atrair e estar em contato direto com seu clientes, o LinkedIn Pulse para nutrí-lo de informações ricas e o LinkedIn Answers para responder os questionamentos dos internautas, podendo gerar neles uma percepção positiva do seu negócio, seu fator fundamental em como conseguir mais clientes.

Para que fique claro como essa rede social pode ser benéfica para a sua indústria, entenda que se você tem, por exemplo, 100 conexões e essas 100 também têm outras 100, significa que seu perfil estará disponível a 10.000 conexões quase diretas.

Se você oferecer um conteúdo de qualidade, suas conexões provavelmente irão compartilhá-lo, gerando uma repercussão ainda maior. Sem contar com os grupos e empresas parceiras que você pode seguir, o que também ajudará no aumento da visibilidade da sua marca.

 

Instagram

 

Instagram para quem deseja saber como conseguir mais clientes

 

Instagram é uma rede social de fotos para usuários de Android e iPhone. Ele é, basicamente, um aplicativo gratuito que visa realizar a postagem de fotos, as quais podem ser acompanhadas de efeitos e podem ser compartilhadas, inclusive podem ser redirecionadas para o Facebook e Twitter, por exemplo.

No Instagram, quando você compartilha fotos, os usuários podem curtir e comentar nas fotos, além de ser possível fazer o uso de hashtags (#), o que torna possível encontrar imagens relacionadas a um mesmo tema, mesmo que as pessoas que tiraram essas fotos não sejam suas amigas.

O foco no Instagram é total na qualidade das imagens postadas, inclusive muitas pessoas usam essa rede social para fazer postagem de frases através de imagens

Para fazer uma postagem de qualidade, como já dissemos, primeiramente o foco deve ser total na foto, porém se ela for acompanhada de uma boa legenda e hashtags o bom resultado é inevitável.

O Instagram é fundamental para o aprendizado de como conseguir mais clientes, pois a quantidade de pessoas presentes nessa rede social é enorme, o dinamismo trazido pelas hashtags ajuda na divulgação da marca, assim como facilita aos clientes encontrarem seu negócio e entrarem em contato com você.

 

Pinterest

 

Pinterest auxilia em como conseguir mais clientes

 

O Pinterest é uma das redes sociais que mais vem crescendo e isso é ótimo para quem visa saber como conseguir mais clientes.

O Pinterest é uma rede social que tem o intuito de compartilhar fotos e vídeos em diferentes murais, de acordo com os gostos de cada usuário. Inclusive, embora muitos ainda não tenham percebido, o próprio nome da rede social remete ao seu objetivo, pois “pin” + “interest” remete-nos a uma parede virtual, em que cada pessoa pode pendurar aquilo que mais lhe interessa.

Através de um layout simples e de fácil navegabilidade, o serviço pode ser incorporado ao Facebook ou Twitter, fazendo com que a informação entre as várias redes seja feita de forma simultânea, assim como explicamos acima no caso do Instagram.

Mas como conseguir mais clientes com essa rede social? A resposta é simples. As imagens compartilhadas do Pinterest podem conter por escrito o site original, o que irá direcionar o usuário automaticamente caso ele clique no link, o que contribui significativamente para o aumento de visitas aos sites, no engajamento e na captura de novos clientes.

Segundo o site da Exame brasileira, o número de utilizadores mensais da rede social em dezembro de 2012 era de 13,2 milhões, o que tornou o Pinterest no site com o ritmo de crescimento mais rápido da história dos Estados Unidos. Além disso, estudos indicam que o Pinterest é uma das redes sociais que mais gerou tráfego para os sites das empresas.

21% dos utilizadores norte-americanos do Pinterest afirmam que já compraram produtos que conheceram através dessa rede social, de acordo com estudo realizado pelo PriceGrabber e essa tendência está fazendo parte dos consumidores brasileiros aos poucos também.

Não deixe de usar essa rede social em sua estratégia para conseguir mais clientes, o Pinterest está crescendo e vale investir nele também, para que a sua empresa cresça junto. Sem contar que você pode ser o primeiro do seu mercado a investir nessa ferramenta on-line, mantendo-se a frente da sua concorrência.

 

YouTube

 

como conseguir mais clientes através do Youtube

 

Atualmente é difícil não saber o que é o YouTube, mas resumidamente, essa é uma rede social pautada no compartilhamento de vídeos.

No YouTube, os vídeos estão disponíveis para qualquer pessoa que queira assistir, também sendo possível realizar comentários sobre o vídeo e dar “likes”, gerando engajamento. Inclusive, no YouTube é possível fazer propaganda, criar tags que direcionem as pessoas para o seu site e fazer enquetes nos vídeos, tudo isso pode gerar mais tráfego ao seu site.

Inclusive, essa rede social, assim como dissemos sobre o Google Plus, auxilia no seu rankeamento de busca orgânica, afinal em 2006 o YouTube foi comprado pela Google por 1.65 bilhões de dólares.

Estima-se que diariamente cerca de vinte mil novos vídeos sejam carregados na rede social e trinta milhões sejam assistidos no Youtube. Naturalmente, essa é uma grande chande de como conseguir mais clientes para o seu negócio.

Segundo o site Alexa, o YouTube está na 4ª posição no ranking dos sites mais acessados no Brasil. Está atrás da versão internacional do Google na 3ª posição, Facebook na 2ª posição e da versão em domínio brasileiro do Google na 1ª posição. O que apenas ratifica o que estamos falando sobre as redes sociais, o posicionamento do Google e as interações entre redes.

Imagine sua indústria gerando vídeos que o mundo inteiro pode assistir? O YouTube é responsável por isso. Sendo assim, invista em qualidade de som, imagem e conteúdo interativo. Quando mais rico for esse conteúdo, mas interesse vai gerar nos usuários, mais engajamento terá e, naturalmente, a partir do tráfego gerado do YouTube para o seu site, novos clientes aparecerão para fechar negócio.

 

As dicas de ouro de como conseguir mais clientes através das redes sociais

 

como conseguir mais clientes com as redes sociais

 

Como foi possível ver, as redes sociais são fundamentais para a estratégia de Marketing do seu negócio pautado em como conseguir mais clientes. É muito difícil ter pessoas que não façam parte desse universo on-line atualmente. E a tendência é que o mundo fique cada vez mais digital com o passar do tempo.

Estude a linguagem de seu consumidor e invista em publicações ricas em informações relevantes e interessantes a ele, escolha imagens de qualidade e disponibilize todos os dados de contato que seu possível cliente (lead) pode precisar. Caso seja necessário, contrate uma empresa de Marketing Digital que faça esse serviço para você e saiba como tornar possível conseguir mais clientes através das redes sociais de maneira eficaz.

Entenda como cada rede social funciona e, a partir disso, prepare um conteúdo de dar brilho aos olhos, use links e hashtags que direcionam as pessoas para o seu negócio e o mais importante saber é: periodicidade é a alma da internet! Nutra sempre suas contas nas redes sociais e não as deixe ficar obsoletas, pois isso poderá abrir brechas para a sua concorrência fazer o que não está sendo feito por você.

É fundamental responder seus clientes, independente de qual seja o perfil deles, com agilidade, cordialidade e com a resolução total do problema. Caso se depare com um problema que não tem como ser discutido em rede social de forma aberta, vale direcionar o cliente para uma conversa privada e oferecer as resoluções cabíveis.

Use o ambiente digital para alavancar seu negócio, aprendendo como conseguir mais clientes e o sucesso será certeiro!

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