9 dicas de como captar novos clientes

Não existe nada mais eficiente para obter estabilidade financeira, do que captar novos clientes e reter os atuais, principalmente, em períodos de crise financeira.

 

A baixa performance e custos excessivos são vilões de empresas que precisam inflar seu faturamento.

 

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Para alcançar grandes resultados é necessário ter dedicação e estratégias bem definidas para atingir seus objetivos.

 

O passo inicial é analisar a sua atual carteira de clientes. Desta forma você poderá identificar pontos positivos no seu processo e ressaltá-los, além de aprimorar os pontos negativos.

 

Portanto, mãos à obra! Seguem abaixo dez propostas para te auxiliar nessa jornada de como captar novos clientes:

 

 

1) Treine sua equipe

 

Para iniciar o processo de captação de clientes é essencial treinar sua equipe.

 

Uma equipe capacitada é fator chave para gerar retornos positivos, afinal você obterá mais produtividade, menos retrabalho e, consequentemente, mais lucro. 

 

Esse fator será um diferencial competitivo para a sua empresa, pois, isto feito, você poderá focar em algumas outras demandas, as quais você verá a seguir.

 

2) Crie/Gerencie o funil de vendas

 

O intuito do funil de vendas é conduzir um usuário desde o primeiro contato dele com sua empresa, até um possível fechamento do negócio.

 

Esse acompanhamento é feito através de várias táticas como: divulgação, nutrição de conteúdo, qualidade em atendimento ao cliente, mão-de-obra capacitada, entre outros.

 

Sendo assim, a criação de um funil de vendas é uma estratégia extremamente eficiente para quem deseja captar novos clientes, afinal, a partir dele, você conhecerá processos, saberá o que melhorar neles e terá então como se destacar frente a concorrência.

 

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3) Nutrição de clientes

 

A etapa de nutrição de clientes é fundamental para não perdê-los ao longo do processo que se iniciou a partir do primeiro contato deles com sua empresa.

 

Com isso queremos dizer que é essencial você entregar para o público materiais de qualidade e com alta relevância. Assim você aumentará suas chances de converter seus potenciais consumidores em clientes efetivos.

 

Para isso você deve investir em uma das crescentes tendências mercadológicas: o Marketing Digital.

 

A partir dele você terá ferramentas para contatar seu cliente de forma rápida, efetiva e personalizada, como, por exemplo, as redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e outras.

 

Vale estudar quais das redes sociais que mais atraem o seu público-alvo e as formas de melhor utilizá-las para nutrir seus clientes.

 

Além disso, há também a possibilidade de práticas como envios de e-mail marketing, newsletter e etc. O que fortalece a imagem da sua marca com o cliente, afinal, quem é visto é lembrado.

 

4) Invista em seu site

 

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Por vivermos na era digital, o seu principal cartão de visita é o seu site. Além, de ser a principal plataforma informativa da sua marca e produtos/serviços.

 

Portanto, é fundamental se atentar à forma como os conteúdos são disponibilizados.

 

É de grande importância você apresentar um conteúdo de relevância e interesse ao consumidor, assim você conseguirá ganhar a atenção dele e cativá-lo com mais facilidade.

 

É essencial também investir na responsividade do seu site, ou seja, a adequação do conteúdo do site nas diversas telas, como computadores, notebooks, tablets e smartphones. 

 

Boa parte das pessoas acessam a internet através de seus celulares, com isso se torna ainda mais importante apresentar um site adequado a essas plataformas, e não correr o risco de perder uma grande parcela de potenciais clientes.

 

Essas dicas devem ser levadas em consideração na hora de planejar como captar novos clientes.

 

5) Segmente informações e clientes

 

Informação personalizada é a nova tendência do mercado.

 

É um diferencial em relação a concorrência quando você personaliza conteúdos com os dados do cliente, pois, além de gerar curiosidade nele, faz com que o laço entre consumidor e empresa seja estreitado.

 

Além disso, a segmentação permite que você entregue conteúdos de relevância, qualidade e interessantes ao usuário.

 

Como o marketing digital possibilita a geração de métricas, é possível você obter dados pessoais através dos cadastros feitos no seu blog ou site, por exemplo.

 

Quando você demonstra a importância que o consumidor tem para a empresa e a atenção que é dada a ele, você passa a ganhar credibilidade, o que fornece um grande potencial competitivo para sua empresa e é muito relevante para como captar novos clientes.

 

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6) Ouça seus atuais clientes

 

Além de focar na captação de novos compradores é fundamental ouvir o que os seus atuais clientes têm a dizer.

 

Através deles você terá parâmetros para saber o que está sendo assertivo ou o que deve ainda ser melhorado em todo e qualquer processo.

 

Uma dica é você fazer uma pesquisa de satisfação com sua base de clientes, assim você poderá colher os feedbacks positivos e negativos deles.

 

O Marketing Digital disponibiliza ferramentas de pesquisas que são personalizáveis, assim você pode criar um questionário que não canse o usuário ou dê a ela a sensação de perda de tempo.

 

Isso também faz com que você não apenas gere novos clientes, como também mantenha e fidelize os atuais.

 

7) Analise métricas e resultados

 

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Um dos muitos benefícios do Marketing Digital é a possibilidade de obter as métricas das suas ações e de seus clientes.

 

Dessa forma você consegue monitorar se as suas táticas estão gerando uma boa repercussão ou devem ser alteradas.

 

Você pode acompanhar também a taxa de conversão de seus leads, assim você terá como quantificar lucros e/ou prejuízos gerados em um determinado tempo, além de entender como captar novos clientes.

 

8) Crie sentimento de priorização nos seus clientes

 

Alinhado ao que citamos sobre personalização de conteúdos enviados, o cliente também fica satisfeito quando se sente prioridade para a empresa.

 

Algumas atitudes fazem com que o cliente se sinta assim:

 

  • Um atendimento rápido e eficiente, seja presencial, por telefone ou no ambiente on-line;
  • Qualidade não apenas no produto em si, mas na forma de entrega;
  • Fácil acesso a comunicação com a empresa;
  • Chamar o cliente pelo nome também pode gerar um estreitamento na relação cliente-empresa.

 

Quando seu cliente se sente satisfeito com seu atendimento e produto/serviço oferecido, além de ser fiel à marca, ele também poderá passar a te indicar para seus contatos, gerando para sua empresa uma forma de como captar novos clientes.

 

9) Solicite indicações através de redes sociais

 

Quando você garante um produto/serviço de qualidade, você abre portas para pedir para seus clientes te ajudarem na divulgação da sua empresa, através de compartilhamentos de conteúdos nas redes sociais, por exemplo.

 

Claro que a ideia não é incomodar ninguém, ou seja, tente ser o mais sútil possível em sua abordagem. Você pode, por exemplo, apenas sugerir que seu cliente compartilhe nas redes sociais o conteúdo disponibilizado caso ele tenha gostado.

 

Essa é uma forma de atingir mais pessoas e captar novos clientes.

 

A tarefa de como captar novos clientes é constante

 

Como você pôde observar, o grande segredo para captar novos clientes, na verdade, não se trata de uma única ação e sim de um conjunto de atividades, visando sempre a qualidade dos produtos, atendimento, conteúdo divulgado e a satisfação de seus clientes.

 

Através de um acompanhamento constante é possível fidelizar seus consumidores atuais e atrair novos.

 

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