Como expandir para o ambiente online através dos marketplaces?

O comércio pela internet já é uma realidade, e é cada vez maior o número de pessoas que compram em sites e preferem o comodismo de não ter que sair de casa. As empresas online registraram um faturamento  de 144,7 bilhões em 2015. Muitas pessoas que afirmam que, se um negócio não tem presença na internet nos dias de hoje, é como se ele não existisse. Por isso, diversos empresários estão buscado saber como expandir sua indústria no ambiente online.

 

 

Existem muitas maneiras, mas uma das mais recomendadas, é o investimento em marketplaces. Estas plataformas online, são responsáveis por 30% das compras realizadas na internet.

Conhecer esta plataforma que promete mostrar como expandir sua industria, alavancar suas vendas e aumentar a sua presença no mundo digital, é fundamental para aqueles que querem aumentar seu faturamento.

Continue lendo este artigo e entenda como expandir sua indústria para o ambiente online através dos marketplaces:

 

 

 

Como funciona o marketplace

 

como-funciona-o-marketplace

 

É muito provável que você já tenha comprado ou utilizado o serviço de algum marketplace. Os mais comuns no Brasil são: Mercado Livre, Olx, Uber dentre outros.

O Marketplace nada mais é do que uma plataforma online que permite o encontro entre ofertantes e consumidores. Eles podem ser genéricos ou focados em um segmento específico (Ex: Carros). São inúmeras as vantagens de investir em um marketplace, dentre elas: Baixo investimento, possibilidade de alto retorno, já possuem um grande número de leads, lhe permitem ter melhor visibilidade, promovem o encontro de consumidores no momento de compra com a sua empresa, e etc.

É importante avaliar os existentes no mercado, e analisar qual é o melhor para atender as suas expectativas. Certamente o marketplace é uma excelente escolha para aqueles que procuram saber como expandir sua indústria no ambiente digital.

 

 

Por que expandir sua indústria para o ambiente online?

 

Um ótimo começo para seu negócio na web

 

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria

 

Construir um e-commerce do zero pode até ser uma boa maneira de como expandir sua indústria, porém os custos tendem a ser muito altos, pois é necessário contratar profissionais especializados no assunto, gastar com a aquisição e a manutenção de um domínio. Além disso, existe uma demora para a implementação, custo para a comunicação, até que os consumidores estejam cientes de que você “existe”.

Outro fator muito importante, e que deve ser apontado, é a dificuldade na divulgação do empreendimento quando não se tem a devida experiência e os devidos conhecimentos técnicos sobre marketing digital.

Pensando nisso, o marketplace já possui um plano de mídia pronto e o investimento nesse tipo de divulgação é muito mais baixo. Um empreendedor que esteja começando no ambiente web, pode preferir deixar a divulgação e as negociações à cargo de uma plataforma administrada por quem já possui um grande conhecimento no assunto e que tem credibilidade sobre o que está fazendo.

 

Uma ótima oportunidade de aprendizado

 

Iniciar o comércio de produtos ou de serviços através de um marketplace oferece um grande aprendizado sobre como redigir anúncios com eficiência, sobre o tipo de descrição de suas mercadorias que traz mais resultados, sobre as fotos que proporcionam um bom retorno, sobre quando atualizar os anúncios, a gestão de custos e o relacionamento com os clientes, além de outros aspectos que dão experiência em vendas online.

Você pode até pensar que o marketplace é um ambiente muito competitivo e que se destacar em meio à tantas empresas não é uma tarefa tão fácil. Mas com certeza apostar nesta opção é uma das opções mais baratas, menos arriscadas e certamente uma das melhores formas de como expandir sua indústria. Afinal, no ambiente virtual, um consumidor de outro estado poderia tornar-se seu cliente.

 

 

Como iniciar sua experiência no marketplace

 

otima-oportunidade-de-aprendizado

 

  • Busque por uma plataforma que ofereça o suporte para recebimentos e o devido apoio logístico;
  • É importante investir em boas fotos. Elas são o primeiro e principal meio de ligação entre seus produtos e os consumidores;
  • Utilize uma linguagem didática na descrição e nos anúncios. Descreva com detalhes, quanto mais informações você der, melhor o usuário vai compreender sua mensagem e é mais provável que ele se interesse pelo seu produto;
  • Ofereça alguns benefícios para quem compra mais, como por exemplo, frete grátis e descontos na aquisição de um segundo produto. Isso faz com que seus anúncios se destaquem em meio aos demais, pois para a maioria dos usuários, a economia é o principal diferencial;
  • Tenha agilidade ao responder os comentários. Desta forma, sua marca vai transmitir credibilidade por meio de um bom atendimento;
  • Faça a divulgação de ofertas nas redes sociais, pois são as melhores formas de atrair um maior tráfego para os seus anúncios;
  • Tenha contato próximo com a plataforma de marketplace. O interesse sobre os resultados também é interessante para eles, melhore os filtros de busca para SEO para evidenciar a sua marca;
  • Procure por plataformas que possuam a alternativa dos aplicativos para celular. Hoje em dia, boa parte dos usuários navega e realiza compras dessa forma.

 

O maior desafio das empresas hoje é de explorar esse novo meio. É importante que você perceba que ao vender em marketplaces, a sua empresa estará hospedada em uma plataforma já consolidada no mundo online, e a sua visibilidade aumenta muito nas buscas orgânicas.

Além disso, é uma ótima plataforma para os vendedores que estão começando a conhecer o ambiente online, pois podem contar com serviços como consultoria de marketing, ferramentas úteis como controle de estoque, parceria com meios de pagamento e outros benefícios oferecidos pelos próprios marketplaces.

Agora que você sabe como expandir sua indústria para o ambiente online, vale a pena prestar atenção nessas tendências. Entrar para um marketplace, nesse momento, pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. É necessário que você encontre um marketplace que seja eficiente para a sua empresa e que além de tudo ofereça as melhores oportunidades de vendas.

 

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria

 

Gostou do artigo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *