Como fazer marketing de conteúdo para aumentar suas vendas

 

93% dos profissionais de marketing B2B usam o marketing de conteúdo, segundo dados da CMI. Isto ocorre porque esta estratégia custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais leads.

 

Aprender como fazer marketing de conteúdo lhe trás muitos benefícios, como mais visibilidade, maior credibilidade, alta taxa de conversão de leads, além do aumento da probabilidade de fidelização de clientes, e consequentemente, o aumento das suas vendas.

 

Como fazer marketing de conteúdo

 

Para você entender o que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo em seu negócio, confira algumas dicas abaixo:

 

Marketing de conteúdo

 

O marketing de conteúdo tem como principal objetivo atrair, converter, fechar, e encantar, e faz isso através de conteúdos segmentados (direcionado de acordo com o perfil do público-alvo), de alta relevância e integrado nos melhores meios de divulgação.

 

Embora sejam muitos os benefícios proporcionados por esta estratégia, executá-la de forma correta não é tarefa simples.

 

O primeiro passo antes de escrever qualquer conteúdo para seus clientes e leads (potenciais clientes), é entender o seu público-alvo.

 

Identifique as dificuldades do seu público-alvo

 

O seu potencial cliente possui algum problema do qual ele precisa resolver, caso contrário não estaria procurando por seus serviços. É seu dever descobrir quais são suas necessidades e trazer soluções diferenciadas.

 

Para isso é necessário ter muito bem definido quem é o seu público-alvo, e assim traçar um perfil, também conhecido como persona.

 

Depois de identificar o problema, partimos para o próximo ponto, agora é preciso mostrar ao seu potencial cliente qual é o melhor caminho para solução do seu problema.

 

Apresente soluções

 

Não adianta oferecer um conteúdo que descreva a dificuldade que seu consumidor enfrenta e não dar a ele a solução. É importante deixar claro o que ele precisa fazer para resolvê-la. E é nesse momento que você deve demonstrar como a sua empresa pode ajudar.

 

Um erro comum de quem não sabe fazer marketing de conteúdo é acabar tornando o que deveria ser a solução, em propaganda.

 

O objetivo é apresentar com clareza e sutileza as possíveis soluções. Ao realizar esta ação, o lead tomará a sua empresa como base e fonte de confiabilidade em seu segmento.

 

Crie uma FAQ

 

Uma alternativa para sanar as dúvidas mais frequentes é criar uma central de ajuda no site, onde é possível publicar conteúdos mais técnicos e direcionados.

 

Se certifique que essa página seja facilmente encontrada, acessada e sempre publique conteúdos que falem especificamente sobre seus serviços e produtos.

 

Para mantê-la sempre atualizado, é necessário sempre fazer uma pesquisa para levantar as perguntas mais frequentes, geralmente, o departamento de marketing consegue realizar esse estudo.

 

Lembre-se sempre: para fazer marketing de conteúdo é necessário muita pesquisa e conhecimento profundo da sua persona.

 

Diversifique os formatos de conteúdo

 

Atualmente, há diversos formatos de conteúdos disponíveis, cada um se adequá a uma necessidade diferente. É possível citar os manuais, whitepapers (documentos que aprofundam mais em um determinado assunto), e-books, entre outros.

 

Conteúdos que são mais visuais, como por exemplo infográficos e vídeos, são excelentes para um aprendizado mais rápido. Eles permitem que seu cliente aprenda o conteúdo passado de uma forma menos cansativa e mais interativa. Segundo a DemandGen, no ano passado o uso de infográficos cresceu de 9% para 52%.

 

Crie E-books

 

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Reaproveite seus conteúdos. Postagens já publicadas podem ser reaproveitadas para criar um material mais rico como um e-book. Com ele você consegue reunir informações preciosas que podem ajudar a qualificar melhor seus consumidores e por consequência aumentar as chances de conversão.

 

Você também pode aproveitar as suas apresentações nos eventos de marketing e compartilhar, em formato PDF ou SlideShare, com o seu público.

 

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Crie conteúdos institucionais

 

Com conteúdos institucionais você demonstra um maior nível de solidez. Uma boa opção é montar newsletters e enviá-las por e-mail para os membros da sua lista de contatos, por exemplo. Você pode fazer isso sempre que algo importante acontecer em sua empresa ou quiser anunciar uma novidade.

 

Desta forma, o consumidor conhece melhor os valores da organização e se sente mais confortável em adquirir seus produtos e serviços.

 

Dentro desse mesmo conceito, uma possibilidade é divulgar cases de sucesso, com depoimentos de clientes satisfeitos e dados que comprovem o quanto seu serviço foi útil para outras pessoas. Uma das formas de fazer isso é investindo em uma das maiores redes sociais do momento: o YouTube!

 

O YouTube, hoje, é a 4ª rede social mais acessada no Brasil, contando com uma média de 21% da população ativa diariamente. Ou seja, essa ferramenta atinge boa parte da população on-line. Portanto, vale investir nessa crescente tendência do mercado digital para produzir seus conteúdos institucionais, por exemplo.

 

Produza webinars

 

Webinar ou conferência digital é uma das principais estratégias para quem deseja fazer marketing de conteúdo. Pode ser definido como um seminário online, onde os especialistas no assunto compartilham o seu conhecimento a partir de vídeos.

 

Os treinamentos são ótimos para educar o seu público. Você pode selecionar algum assunto de alta abrangência e interesse e discutir nesses vídeos. Com isso, a probabilidade dos seus leads o verem como referência dentro do seu segmento é muito maior.

 

Após a divulgação desses vídeos, transforme os temas debatidos em publicações nos blogs e redes sociais. Vale até mesmo fazer uma transcrição. Essa estratégia de comunicação integrada é fundamental para alcançar todo o tipo de público, ou seja, tanto quem prefere vídeos como os que aprendem melhor lendo.

 

Crie e acompanhe as métricas de conversão

 

Como todo projeto de marketing, você precisa estabelecer métricas de conversão para avaliar o que sua empresa conquistou. E uma das maiores facilidades do marketing de conteúdo é o alto número de ferramentas disponíveis para analisar os resultados e verificar a eficácia de cada conteúdo postado.

 

Algumas dessas ferramentas são: SEMRush (monitora as palavras-chave da busca orgânica), Yoast (plugin para WordPress que auxilia na otimização do site para os buscadores), MailChimp (cria, dispara e monitora a sua campanha de e-mail marketing) e Google Analytics (ferramenta de controle de tráfego, conversão e etc).

 

Fazer marketing de conteúdo, também inclui a análise de métricas de conversões, assim como qualquer outra estratégia do marketing digital, afinal uma das maiores vantagens do mundo digital, é a clareza de resultados. Aproveite isso, e utiliza tais dados para melhorar cada vez mais a sua campanha.

 

Disponibilize o compartilhamento social em seus conteúdos

 

Quanto maior o número de pessoas que tem acesso ao seu conteúdo melhor, não é? Portanto, disponibilizar em seus artigos e materiais ricos o compartilhamento social, ou seja, inserir ícones que redirecionam para as redes sociais, é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade dos seus materiais.

 

 

O aumento da visibilidade, além de ajudar na movimentação de suas páginas, promove seus conteúdos. Por exemplo, um leitor do seu Blog, compartilha um determinado artigo em seu próprio perfil, este conteúdo por sua vez aparecerá para toda sua rede de contatos, tendo como possibilidade que novos usuários também se interessem pelo conteúdo e também o compartilhem, promovendo ainda mais o artigo.

 

Invista em SEO (Search Engine Optimization)

 

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As técnicas de SEO visam a otimização do seu site para os principais mecanismos de buscas (Google, Yahoo e Bing). Essas ações aumentam a relevância do seu site, o que consequentemente, melhora o seu ranqueamento dentro das páginas de pesquisa.

 

Esse posicionamento será fundamental para a visibilidade da sua empresa, já que os sites posicionados nas primeiras páginas, possuem um alcance muito maior do que as que não são encontradas nos mecanismos de pesquisa.

 

Ao fazer marketing de conteúdo você já está dando um grande passo para gerar relevância para o seu site, afinal um dos critérios para o posicionamento é a oferta de conteúdo.

 

Aposte nos dispositivos móveis

 

Hoje em dia, você precisa estar em diversos meios. E isso inclui as mais diferentes telas de dispositivos (smartphone, tablet, PC). Por isso, seu site precisa ser responsivo para se adaptar às telas e atender as pessoas em todas os meios.

 

O mercado mobile vem crescendo cada vez mais, segundo a Digitaltalks a penetração de smartphones no Brasil subiu de 53% em 2013 para 90% em 2015;

 

Quando você investe em produção de conteúdo no ambiente digital, você precisa se lembrar dos dispositivos móveis, afinal, boa parte da população, ou seja, dos seus possíveis clientes, terão acesso à você através desses dispositivos, o que torna fundamental a utilização deste meio.

 

Fidelize seus clientes

 

Uma das principais estratégias para reter os clientes é o e-mail marketing. Com a ferramenta de automação do MailChimp, por exemplo, fica mais fácil montar, disparar e monitorar a sua campanha através de métricas como as taxas de abertura e de conversão. O e-mail marketing pode ser usado para o pós-venda, em pesquisas de satisfação ou para gerar relacionamento, por exemplo.

 

Para isso, você pode apostar em conteúdos personalizados referente a última compra, talvez manuais de utilização ou de prevenções.

 

Isto demonstra preocupação e atenção com o consumidor. E consequentemente o cativa, facilitando a fidelização.

 

Fazer marketing de conteúdo é a estratégia dos campeões

 

Ao produzir conteúdos você demonstra maior credibilidade e entendimento sobre o assunto, atraindo cada vez mais consumidores e ganhando a fidelidade deles.

 

Mas, lembre-se que cada campanha vai exigir o conteúdo certo, voltado para a persona certa (perfil do cliente) e na linguagem adequada. Se for bem elaborada, essa estratégia pode lhe trazer altas taxas de retorno, mas tome cuidado para não cometer alguns erros.

 

Dependendo da forma em que for pensado, o marketing de conteúdo pode alavancar suas vendas, mas também pode ser utilizado para educar, treinar e fidelizar seus clientes.

 

Além disso, os resultados são muito mais fáceis de mensurar, devido às inúmeras ferramentas que já existem no mercado, que lhe permitem ver qual formato de conteúdo o seu potencial cliente costuma acessar mais e seus hábitos de consumo, possibilitando aplicar melhorias em suas estratégias.

 

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