Como funcionam os portais de compra e venda?

Comprar pela internet é um hábito cada vez mais comum entre os consumidores. A maioria das grandes empresas possuem, além do estabelecimento físico, lojas virtuais que permitem às pessoas comprar seus produtos sem sair de casa.

 

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O comércio on-line já atingiu praticamente todos os ramos do mercado: indústrias, supermercados, drogarias, livrarias, lojas de roupa e assim por diante. A novidade agora são os marketplaces, uma plataforma que pode ser comparada aos shopping centers.

Explicando de uma forma simplificada, o objetivo dessa nova tendência é gerar negócios (compra e venda) através de uma maior visibilidade dos estabelecimentos comerciais.

Com intuito de explicar melhor para você como funcionam esses portais e como eles podem ajudar sua empresa, preparamos esse artigo com os seguintes tópicos:

 

 

Como funcionam os portais de compra e venda

 

O marketplace funciona como um shopping on-line, onde várias empresas podem anunciar os seus produtos para um público indeterminado.

Podendo ser segmentado ou amplo, os marketplaces podem tanto atender à uma única necessidade ou seja, a um único segmento, como pode possuir uma grande variedade de produtos e serviços, como o Mercado Livre.

 

Shopping Virtual

 

Para entender como de fato funciona um marketplace é preciso imaginar um shopping. Para que uma loja se instale é preciso cumprir certas normas e exigências, e mediante a um pagamento mensal é possuir inaugurar a sua loja.

O mesmo acontece com os portais de compra e venda. É preciso entrar em contato com a plataforma e verificar se você se enquadra com os requisitos de adesão, principalmente, em marketplaces segmentados.

Mesmo empresas que já possuem um e-commerce podem muito bem estar em um marketplace, aliás isso é muito recomendado. Já que assim, você aumentará a sua visibilidade na internet.

 

Como se diferenciar em um marketplace?

 

Por possuir diversas empresas em um mesmo marketplace, é possível encontrar produtos semelhantes ou até mesmo iguais aos seus, principalmente se forem segmentados.

Portanto, é fundamental procurar por formas de se diferenciar entre a concorrência. Existem dois pontos que ajudam e muito nisso.

Prazo de entrega: Uma das grandes reclamações dos consumidores do mercado on-line é o tempo de espera até a chegada do produto. Ou seja, se você oferecer um prazo de entrega menor do que o seu concorrente, você certamente alcançará uma certa preferência em seu mercado consumidor.

Frete grátis: Uma das primeiras coisas que os consumidores olham antes de realizar uma compra é a gratuidade do frete. Portanto, invista nisso. Para equilibrar a despesa com o frete, você pode aumentar o valor do seu produto.

 

 

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Por que você deve investir em um marketplace?

 

Um dos benefícios mais importantes trazidos por esses portais, em curto prazo, é o aumento expressivo do número de clientes devido à exposição para um tráfego maior de consumidores.

Esse aumento é devido a maior visibilidade que esses portais oferecem. Afinal, o sucesso de um marketplace depende dos seus números de visitas. Já que nada adianta estar em um portal de compra e venda sendo que o seu potencial cliente não está ali.

Quem decide investir em marketplaces também conta com benefícios de serviços prestados em relação ao marketing, comunicação e toda a infraestrutura, como o sistemas de pagamento e tudo que esteja relacionado ao uso de uma plataforma tecnológica de ponta para a venda dos produtos.

De acordo com o estudo da Sieve, cerca de 20% das ofertas do e-commerce brasileiro se dão por meio dessas plataformas de compra e venda.

Isso é mais do que uma prova de que essa crescente tendência é relevante o suficiente para que você a enxergue como uma oportunidade de potencializar suas vendas e alcançar boa parte dos seus clientes.

 

Conheça alguns motivos para você comercializar seus produtos em um marketplace

 

 

  • Maior visibilidade: A internet possibilita um alcance incrível, usando uma divulgação de alto impacto, é fácil imaginar que você chegará a um público que hoje nem sequer imagina. Se você estiver em um marketplace reconhecido já imaginou o número de pessoas que você poderá atingir com seus produtos?

 

  • Pagamento facilitado: Toda a estrutura e negociação será responsabilidade do administrador do marketplace. Você irá apenas vender e receber: simples, certo? Além disso, ainda tem a vantagem de contarem com uma grande quantidade de meios de pagamento, permitindo a utilização de várias bandeiras de cartão de crédito, débito on-line, além do bom e velho boleto.

 

  • Economia com tecnologia: Os portais de compra e venda já possuem uma equipe especializada para cuidar de toda a estrutura tecnológica do site. Isso diminui os investimentos que precisam ser feitos em sua própria estrutura e estratégias de marketing digital. Afinal, gastos básicos com a plataforma e segurança precisam ser mantidos, afinal sua loja continuará ativa e o destaque que ela irá ganhar dentro do marketplace poderá atrair mais visitas diretas.

 

  •  Aproveite a intensão de compra do cliente para oferecer seu produto: Ao comprar um produto em um marketplace, existem grandes chances do cliente aproveitar a compra e já adquirir outros itens com o mesmo parcelamento, por exemplo. A presença em um marketplace possibilita que esse cliente veja uma grande variedade de possibilidades de compra e demonstre interesse. Se você tiver preços e prazos competitivos existem chances reais de você se beneficiar.

 

  • Baixo investimento: O custo com um marketplace é baixo. Ou seja, você se cadastra, a sua empresa passa por um processo de avaliação e se aprovado, passa a vender seus itens dentro de algumas das principais lojas virtuais do mercado sem gastar nada com isso.

 

  • Aliado contra instabilidade econômica: Em momentos de crise como o que vivemos atualmente é preciso buscar meios para garantir que você mantenha o negócio de forma sustentável e continue trazendo receita. Investir em marketplaces pode ser bem significativo e gerar resultados muito expressivos que, sozinho, você não conseguiria em curto e médio prazo.

 

  •  Espaço para crescimento: No marketplace, a categoria brinquedos, por exemplo, já obteve 14% de suas vendas totais no universo virtual – ou seja, existe aí um espaço enorme para crescer. Como você vê, com uma estratégia bem planejada, é possível encontrar uma ótima oportunidade de negócios nos portais de compra e venda.

 

  • Segmentação: Alguns marketplaces trabalham de forma segmentada. Por exemplo, se você possui uma indústria, o ideal é que escolha por uma plataforma especializada no setor industrial. O Portal Soluções Industriais é uma prova de que trabalhar de forma segmentada é uma ótima forma de aumentar suas vendas, afinal você estará exatamente onde os seus clientes procuram.

 

Entendeu como funcionam os portais de compra e venda e como eles beneficiam o seu negócio?

 

Essa nova tendência do mercado digital promete ainda crescer muito e gerar ótimos resultados para o faturamento das empresas.

Essa é uma ótima oportunidade de fazer seu negócio alavancar, ganhar competitividade mercadológica e lucrar cada vez mais!

Vale informarmos que o Portal Soluções Industriais é uma plataforma do setor industrial feita para você que deseja ter mais visibilidade na internet! Clique abaixo e fale com um dos nossos consultores!

 

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