Como vender pelo Facebook: dicas de ouro para ganhar dinheiro com a rede social

Você sabe como vender pelo Facebook? A resposta para essa pergunta pode resultar em seguidores engajados, que podem se transformar em clientes fiéis. Dessa forma, você irá vender mais e aumentar seu faturamento. Saiba como!

O Facebook é a rede social mais acessada do mundo. No Brasil, por exemplo, a cada 10 pessoas, 8 estão presentes na plataforma.

Por isso, marcar presença no site de Mark Zuckerberg é quase uma obrigação de qualquer empresa.

Afinal, além de gerar visibilidade a sua marca, é possível estreitar a relação com seu público por meio de uma comunicação simples e assertiva.

Além disso, a plataforma ainda permite que você consiga aumentar suas vendas, usando fan pages, ferramentas de anúncios e até um marketplace próprio da rede social.

E aí, quer saber como vender pelo Facebook? Então confira nosso conteúdo e leve seu negócio ao sucesso!

Confira os tópicos abordados:

Por que sua empresa deve vender no Facebook?

Como já adiantamos na introdução, o Facebook é a rede social mais usada em todo o mundo.

A plataforma tem, atualmente, 2,2 bilhões de usuários, sendo 128 milhões no Brasil.

É claro que sua empresa não irá atender todo esse público – o que nem deve ser seu objetivo.

Mas se a partir de uma segmentação, você alcançar 0,1% desse número, suas chances de vender mais são grandes.

Por isso, saber como vender pelo Facebook pode ser uma forma de alavancar seu faturamento, trazendo não só clientes, como também maior visibilidade para o seu negócio.

Além disso, investir em redes sociais é uma forma barata de atrair público.

Isso porque é possível, por exemplo, criar uma página no Facebook para sua empresa, divulgar conteúdo e não gastar nada com isso.

E mesmo que você queira investir em outras formas de vender pela plataforma, como nos anúncios pagos, o custo é baixo e o retorno pode ser muito alto.

Curioso para saber como vender pelo Facebook? Então confira nosso próximo tópico!

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Como vender pelo Facebook?

Como pudemos ver até aqui, o Facebook é uma verdadeira fonte de novos negócios.

Isso porque a rede social tem o intuito de aproximar pessoas, encurtar distâncias e romper fronteiras.

No mundo empresarial não é diferente, pois se você souber como vender pelo Facebook, conseguirá atrair um público engajado e disposto a comprar com você.

E aí, quer fazer parte desse universo e aumentar suas vendas?

Então confira nossas dicas:

Crie uma fan page

O primeiro passo para colocar sua empresa na “vitrine” do Facebook é criar uma fan page para ela.

Trata-se de uma página própria para o seu negócio, onde você deve postar novidades, promoções e até informações úteis sobre o seu mercado de atuação.

Para criar uma, basta ter uma página pessoal no Facebook, ir no menu Explorar – canto esquerdo da página na versão para computador – e clicar na opção Páginas.

Depois disso, clique em Criar Página. Você chegará na tela que podemos ver abaixo:

Agora, escolha a opção da esquerda e clique em começar. Preencha os campos solicitados, como nome da página, categoria, localização, telefone etc.

Siga os passos propostos pelo Facebook e crie sua página.

Depois, escolha uma foto de perfil e uma de capa. Lembre-se de escolher imagens que remetam ao seu negócio, como seu logotipo, no caso da foto de perfil.

Já na imagem de capa, uma boa dica é investir em uma foto com alguma mensagem de divulgação, falando um pouco sobre sua empresa.

Veja o exemplo abaixo:

Com a página criada, busque fazer publicações com frequência. Compartilhe notícias, divulgue promoções e dê dicas sobre seu segmento.

Além disso, utilize imagens e vídeos, buscando atrair e engajar cada vez mais consumidores.

E não se esqueça, todas essas ações devem ser feitas de acordo com o seu estudo de persona, ou seja, o cliente ideal da sua empresa.

Face Ads

Os anúncios pagos são uma ótima forma de como vender pelo Facebook.

Basicamente, são aquelas propagandas que podem ficar em diferentes locais da tela enquanto você está navegando.

Falando assim, pode até parecer que essa opção é invasiva e pouco assertiva, mas é justamente o contrário!

Isso porque, ao criar uma campanha de anúncios, é possível segmentar seu público.

Com isso, seu anúncio só será exibido para pessoas que, em algum momento dentro da rede social, demonstraram interesse por conteúdos semelhantes.

Além disso, o Face Ads permite que você crie cinco tipos de anúncios:

  • Feed de notícias desktop;
  • Feed de notícias mobile;
  • Anúncios na barra lateral direita;
  • Rede de audiência de dispositivos móveis (Seus anúncios aparecem em outros aplicativos e até mesmo em jogos para mobile);
  • Gerador de Leads Facebook Lead Ads;
  • Instagram (Em 2012, o Facebook comprou o Instagram).

E para criar seus anúncios é simples, pois basta usar sua página pessoal, de preferência vinculada a sua fan page.

Depois de estar logado em seu perfil, clique em Criar, que fica ao lado do menu Página inicial, e escolha a opção Anúncio.

Você será encaminhado ao Gerenciador de Anúncios, onde escolherá os parâmetros da sua campanha.

Entre os principais fatores dessa fase de planejamento estão o objetivo da campanha, o tipo de anúncio (como já adiantamos acima) e a segmentação de público.

Após concluir essas etapas, você deve escolher a forma como vai pagar por seus anúncios.

Entre as principais possibilidades, estão o custo por clique (você paga a cada vez que um usuário clica em seu anúncio) e o custo por impressão (você paga a cada vez que um usuário visualiza seu anúncio).

Por meio dessas opções, você só irá pagar caso seu anúncio tenha gerado algum resultado, o que é uma excelente vantagem.

Além disso, os custos são extremamente baixos, exigindo pouco investimento e podendo trazer um grande retorno, tanto financeiro, quanto em visibilidade.

Marketplace do Facebook

Outra opção´para quem busca saber como vender pelo Facebook é usar o marketplace da plataforma.

A ferramenta permite que você crie sua própria loja virtual no Facebook.

Ela foi criada para que pessoas e empresas pudessem anunciar e vender, dentro da própria rede social, diversos tipos de produtos – novos e usados.

Uma grande vantagem dessa ferramenta é que quando alguém insere uma mercadoria, ela pode conversar com seus possíveis clientes por meio do Messenger.

Outro benefício é que a rede social não fica com nenhuma porcentagem das suas vendas, diferente do que ocorre em outras plataformas.

Além disso, nada que é publicado aparece no feed de notícias, pois vai diretamente para a página do Marketplace do Facebook.

Para que sua empresa possa usar a ferramenta, basta preencher o Formulário de interesse para Parceiro.

Use o Facebook para vender mais!

O Facebook não se tornou a maior rede social do mundo a toa.

Por conta de ferramentas e soluções inovadoras, a plataforma de Mark Zuckerberg possui bilhões de usuários em todo o mundo.

E as vantagens oferecidas pelo Facebook também podem ser úteis, e muito, para sua empresa, fazendo com que você alcance mais visibilidade e aumente suas vendas.

Por isso, além de usar nossas dicas, explore a rede social diariamente e descubra mais formas de como vender pelo Facebook.

Tenho certeza que a rede social pode transformar a realidade do seu negócio!

E se quiser conhecer outros meios de divulgar sua empresa e vender mais, confira nosso conteúdo sobre os principais canais de divulgação que sua indústria deve investir!