Confira 3 estratégias de como vender pela internet

O comércio eletrônico é uma tendência que vem cada dia mais ganhando força. No Brasil, o número de pessoas que compram pela internet já se equipara ao de compradores de lojas físicas.

Segundo a pesquisa feita em 2016 pela Total Retail, da PwC, cerca de 38,2% dos brasileiros têm o hábito de efetuar compras on-line todos os meses.

 

como vender pela internet

 

Esse crescimento é graças ao fato de que no ambiente digital os consumidores possuem maiores praticidades, já que podem fazer e acompanhar suas compras, pedir encomendas, realizar transações financeiras, entre outras funcionalidades.

Alem de tudo isso poder ser feito a qualquer hora do dia em qualquer local, basta possuir um aparelho conectado à internet.

Por conta de constante crescimento e da grande parcela de mercado presente no mundo digital, se torna fundamental buscar por formas de como vender pela internet.

Para isso, é importante que você separe uma verba dos seus investimentos para o marketing digital, e analise quais das inúmeras estratégias disponíveis mais se encaixa com o seu negócio.

No momento de criar uma campanha, é importante considerar qual é o seu objetivo, público-alvo, valor disponível para investimento, entre outros fatores, antes de você escolher em qual plataforma (ou quais) irá anunciar.

 

É importante ter alguns pontos em vista:

 

  • A plataforma mais adequada para o seu negócio: Aquela na qual o seu público-alvo está mais presente e que é possível ter um maior diálogo entre marca e consumidor.
  • A não utilização de apenas uma plataforma: Campanhas que utilizam estratégias integradas costumam gerar melhores resultados, pois o consumidor é impactado de diferentes maneiras.
  • Um objetivo e uma estratégia para alcançá-lo: Não adianta fazer várias tentativas se não existir um objetivo, isso apenas o fará perder tempo e dinheiro.

 

Por conta da internet ser um ambiente muito amplo, ela proporciona uma grande concorrência entre as empresas, se tornando necessário se destacar em meio a tantas opções. Para isso, contar com uma estratégia assertiva de como vender pela internet potencializando seu faturamento, é essencial.

 

Continue lendo o artigo que preparamos para que você possa conhecer estratégias que te ajudarão a entender como vender pela internet:

 

E-mail marketing

 

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Técnicas de e-mail marketing podem ser muito eficientes, mas para isso, você precisa ter uma boa lista segmentada de pessoas interessadas. Enviar e-mails para pessoas que não estão procurando pelo seu serviço ou produto, pode transformar sua correspondência eletrônica em SPAM, o que pode trazer prejuízos, já que uma vez o seu endereço marcado como SPAM, seus e-mail começam a cair automaticamente, na lixeira ou na caixa de SPAM.

Você deve enviar e-mails para clientes atuais que possam querer saber a respeito da sua marca e receber conteúdos relevantes para eles, ou para consumidores que, por algum motivo, já entraram em contato com a sua empresa.

O e-mail marketing é uma estratégia muito eficiente para atrair, converter e fidelizar clientes, mas todos os seus processos devem ser muito bem planejados antes de disparar a campanha para que assim não hajam erros que possam prejudicar todo o trabalho.

Investir em e-mails segmentados e direcionado é uma boa opção para quem deseja saber como vender pela internet e explorar o máximo das vantagens que o mercado digital possibilita.

Google Adwords e Social Ads

 

Os anúncios que aparecem no topo dos resultados de busca ou nas redes sociais, são técnicas de retorno a curto prazo e podem ser bastante positivas para empresas que estejam começando em como vender pela internet.

Este formato atinge bons resultados, pois não existe a necessidade de instigar a vontade do consumo do cliente, uma vez que ele já se encontra no último estágio de compra (decisão). Ou seja, ele já está procurando algum termo relacionado ao produto ou serviço que deseja adquirir.

Para que o anúncio apareça nesta situação utiliza-se o Google Adwords, que é um sistema de anúncio pago, no qual se paga por cada clique no anúncio.

Utilizar redes sociais para anúncios também pode ser uma ótima estratégia, desde que a campanha seja feita de acordo com o público-alvo da empresa. Vale dizer que você não deve investir toda a verba de marketing digital no Facebook apenas por sua popularidade, é importante avaliar se o público-alvo está presente nessa plataforma, assim você não torna seu investimento, um possível gasto.

Existe também a possibilidade de anunciar no LinkedIn, Twitter, Google+, YouTube e, mais recentemente, no Instagram. Eles podem possuir um preço mais elevado do que o Facebook, mas dependendo do nicho de atuação da sua empresa, podem conter maiores chances de conversão. Por exemplo: se a sua empresa for B2B (Business to Business), é mais interessante anunciar no LinkedIn.

Esse formato de publicidade fornece diferentes modos de cobrança que se adaptam ao tamanho da empresa, da campanha e do valor estimado para o investimento.

3) Relacionamento em Mídias Sociais

 

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De nada adianta você criar anúncios em mídias sociais e não interagir com os seus clientes nesses ambientes ou nutri-los de conteúdos relevantes. É importante que você escolha com atenção em quais redes você estará presente e como você irá se comunicar com os seus consumidores nesses espaços on-line: qual a linguagem, o conteúdo, a frequência de postagem, a velocidade de resposta dos comentários, entre outros fatores.

Quanto mais informação você tiver de seus potenciais clientes, melhor será a comunicação e você conseguirá fornecer soluções eficientes para eles.

Dicas Bônus

 

Além destas 3 estratégias vistas acima, existem algumas dicas valiosas que podem ajudar sua indústria a entender como vender pela internet e aumentar o faturamento de forma bastante positiva. Confira:

 

Atente-se à qualidade dos seus anúncios na internet

 

O aumento das vendas pela internet, no Brasil, já não dá espaços para atitudes amadoras, isso por conta da competitividade apresentada pelos mercado. Portanto, antes de começar a anunciar seus produtos/serviços, planeje e seja profissional. Tome atitudes empreendedoras e dedique-se ao máximo.

Ou seja, não pense no comércio on-line como simplesmente um site que expõe seus produtos para a venda. Veja ele como uma forma de tornar sua indústria competitiva para o mercado, podendo aumentar consideravelmente seu faturamento.

 

Escolha um nicho de mercado, no qual você saiba atuar

 

Concorrer com grandes empresas do país pode ser uma situação bastante complicada. Então o melhor a fazer é escolher um segmento específico para atuar, do qual a sua empresa tenha grande expertise.

Se você tiver autoridade sobre aquilo que está vendendo, você vai passar uma maior segurança para os consumidores e vai conquistar a confiança deles. E isso é muito importante.

Além disso, é importante estar sempre atualizado, fazer pesquisas regularmente, principalmente, quando for criar o conceito de sua loja virtual e quando pretender lançar novos produtos.

 

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Capacite-se!

 

A internet está em constante transformação, todo dia surgem novidades. Com isso, é preciso agir como um empreendedor: faça cursos, vá atrás de informações sobre o tema que deseja conhecer mais a respeito, procure ir em encontros e eventos relacionados e converse com as pessoas que já estão atuando. Isso te ajudará a entender e encontrar novas técnicas de como vender pela internet.

 

Capriche na usabilidade de sua loja virtual

 

Certifique-se de que as páginas de seu site se apresentem de forma clara e objetiva, além disso, a visualização dos seus produtos deve ser fácil, apresentando imagens de qualidade e suas respectivas descrições. Desta forma, os seus clientes irão conseguir encontrar os seus produtos sem dificuldades. Uma maneira de fazer isso é criando categorias, por exemplo.

 

Seja verdadeiro

 

Apenas prometa o que você pode cumprir. O prazo de entrega precisa ser verdadeiro e não caia no erro absurdo de mentir ou tentar iludir o cliente com má fé para atrai-lo. O ideal é que você prometa um prazo até maior para evitar reclamações. O mesmo vale para as promessas de frete grátis e descontos. Se foi prometido, cumpra, afinal, o combinado não sai caro.

 

Invista em um marketplace

 

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Com o alto número de consumidores na internet buscando por produtos o serviços, o marketplace é uma grande jogada, uma plataforma que é bastante utilizada por quem deseja saber como vender pela internet e atingir o maior número de consumidores possíveis.

Ao fechar uma parceria com marketplaces, as empresas contam com uma loja virtual, onde podem comercializar seus produtos ou serviços. Para os pequenos comerciantes que estão começando a atuar no ambiente on-line, o marketplace é ideal para fazer crescer o seu negócio, porque oferece a infraestrutura necessária para realizar as vendas via web e o acesso à uma base de clientes muito maior do que o de costume.

Veja os benefícios de como vender pela internet em um marketplace

 

Entender como vender pela internet em um marketplace proporciona diversas vantagens para a sua empresa, já que com ele se tem a possibilidade de fazer com que fique maior o número de aberturas de vendas, por conta do grande fluxo de visitantes. A seguir veja algumas dessas vantagens:

 

Visibilidade

 

Ao colocar os seus produtos em um marketplace já renomado, você vai garantir que seus produtos sejam vistos por milhares de consumidores todos os dias, porque eles serão distribuídos em diversos canais segmentados na internet. É como se os produtos estivessem expostos, na vitrine de uma loja física, para muitas pessoas.

 

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Baixo investimento

 

Financeiramente, é melhor investir em um marketplace do que em um e-commerce, já que no marketplace só é necessário negociar o valor da comissão sobre as vendas ou a mensalidade do portal, dependendo conforme a plataforma, deixando uma margem maior de lucros.

Além de que, não há a necessidade de gastar com criação de site, hospedagem e divulgação, como em um e-commerce, nem com custos com aluguel, energia elétrica, água e pagamento de colaboradores, se comparado com uma loja física.

 

Alto retorno

 

Comparado uma loja física com um marketplace você consegue obter um alto retorno: imagine o investimento em tecnologia, marketing, mídia e capacitação que um lojista precisaria ter para alcançar a mesma audiência de um marketplace!

No fim, o custo-benefício de investir em uma plataforma como essa é muito alto.

 

Bom posicionamento na busca orgânica

 

Com o marketplace, você ganha visibilidade na internet e bom posicionamento na busca orgânica. Afinal, já é aplicado as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) nos seus produtos ou serviços e na própria loja virtual, aumentando a relevância com os buscadores e sendo facilmente encontrado por um maior número de consumidores.

 

Público diversificado

 

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A visibilidade da sua empresa na internet, com o marketplace, vai aumentar tanto que novas demandas vão surgir e com isso a sua empresa pode aproveitar para ampliar e diversificar seu público. Neste momento, é importante saber dialogar com todos os perfis, embora seja fundamental manter o foco em qual é o seu real público-alvo.

 

Aumento do estoque de produtos

 

Com o aumento das vendas, naturalmente, a sua empresa vai aumentar seu estoque de produtos e seus serviços para atender a demanda, o que promoverá um alto fluxo de caixa, positivando o faturamento da sua indústria.

 

Análise de resultados

 

A sua empresa pode acompanhar, através das métricas, os resultados que você alcançou ao longo do tempo. Além disso, é possível identificar as melhores práticas, tendências e soluções para os problemas que você identificou ou que possam estar afetando o desempenho do seu negócio.

Mas vale ressaltar que não são todos os marketplaces que oferecem relatórios personalizados, portanto analise qual o que mais se encaixa com o seu negócio e confira suas funcionalidades antes de fechar a parceria.

 

Busque o marketplace ideal para a sua indústria

 

O marketplace também pode ser focado em um nicho de mercado e já existem diversos exemplos de empresas, nacionais e internacionais, que investiram no marketplace e se tornaram cases de sucesso dentro dos seus nichos. Alguns exemplos de marketplace de nicho são: Estante Virtual, Elo7 e Enjoei.

E existem também os marketplaces on-line como Mercado Livre, Submarino, Walmart, Extra, Amazon e Ebay que oferecem uma grande variedade de categorias de produtos e estão obtendo sucesso com esse modelo de negócio.

Por isso a sua indústria precisa ficar atenta e atualizada com as novas tendências do seu mercado. Aplicar as estratégias de e-mail marketing, Google Adwords, Social Ads, relacionamento em mídias sociais, junto das dicas valiosas que você acompanhou neste artigo, é fundamental para o sucesso das suas vendas on-line.

 

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