5 formas baratas de atrair novos clientes

Como diz a palestrante, consultora e escritora, Martha Gabriel, a melhor forma de encontrar clientes é ser encontrado por eles, por isso fomos em busca de 5 formas baratas de atrair novos clientes para o seu negócio.

 

formas baratas de atrair novos clientes

 

Atualmente, é possível afirmar que mais da metade da população brasileira tem acesso à Internet e inúmeras pessoas a utilizam para fazer pesquisas de diversos gêneros, como pesquisas de compra, por exemplo.

Sabendo disso, é fundamental investir em divulgação on-line, fazendo com que a sua empresa seja encontrada mais facilmente por seus potenciais clientes. Essa é uma das formas baratas de atrair novos clientes.

Mas para investir de forma correta e não perder tempo ou dinheiro, é fundamental estruturar uma estratégia de marketing digital eficaz.  

Visando te auxiliar na busca por formas baratas de atrair novos clientes, criamos esse conteúdo que lhe fornecerá meios de alavancar seu negócio e fazer com que ele esteja preparado para a concorrência que cresce a cada dia mais. Confira:

 

Conheça seu público-alvo

 

Público alvo é uma das formas baratas de atrair novos clientes

 

As pessoas estão ficando cada vez mais críticas no momento de compra, por isso estudam antes o produto ou serviço que querem adquirir, fazem pesquisas de compra, conversam entre si para ter mais informações pertinentes e analisam muito bem o custo-benefício que o produto/serviço trará.

Mas isso é um conhecimento geral, para garantir que sua estratégia seja baseada na realidade do seu negócio e ofereça bons resultados, é necessário ter total ciência de quem é o seu público-alvo, como ele se comporta e como encontrá-lo, ou melhor, como ele faz para te encontrar.

Para você entender quem é seu público-alvo, vale fazer perguntas como:

  • Qual sua faixa etária?
  • Qual sua renda mensal?
  • Qual sua ocupação?
  • Quais são seus desejos?

Porém, busque fazer perguntas específicas para o seu setor, isso já te ajudará saber para quem você está vendendo e com quem está falando, se é com um engenheiro, estudante de engenharia, ajudante de pedreiro ou o investidor/dono da indústria, por exemplo.

Essa pesquisa pode ser feita através de formulários e e-mails que você envia para o seu cliente.

Saber quem é seu público-alvo é fundamental para o sucesso do seu negócio, pois quando se sabe com quem está falando e para quem irá vender, a comunicação utilizada, as táticas de convencimento, o poder de persuasão, a busca pela melhoria de produtos e serviços e uma série de outros pontos podem ser alinhados e melhorados, criando assim um diálogo entre cliente e empresa, resultando na fidelização de seus clientes, o que além de ser uma das formas baratas de atrair novos clientes é a maneira mais barata para se manter um cliente.

 

Não deixe de lado um bom atendimento

 

Imagine que você foi à um restaurante em um feriado comercial, a fila está grande e, por isso, o tempo de esperar será longo. O que você prefere? Esperar em pé, na porta de entrada com pessoas circulando, com fome e sem ninguém dar um parecer da situação, ou então ter um lugar para aguardar sentado, talvez até podendo beliscar algum petisco, tendo o gerente do local dando atenção e até mesmo, quem sabe, o que cozinheiro chefe do restaurante levando especialmente para você um prato para experimentar?

Provavelmente optará por essa segunda forma de atendimento, afinal, por mais que haja demora ou qualquer problema com o local, você saberá que foi bem atendido e os funcionários do local se preocuparam com seu bem estar. A partir deste episódio você já terá criado uma memória agradável sobre o estabelecimento, fazendo com que você volte outras vezes e ainda indique o serviço ou produto para conhecidos.

Baseando se nesse exemplo que devemos realizar nosso atendimento. Quando você investe em profissionais dispostos a oferecer bom atendimento ao cliente, a probabilidade de fidelizar esse cliente é enorme, afinal desta forma você passa a estreitar o laço entre empresa e consumidor, fazendo com que ele veja seu negócio como parceiro.

Imagine, por exemplo, no ramo industrial a seguinte situação: um cliente busca um banheiro para canteiro de obras, porém por conta de um atendimento ruim que foi prestado a ele, decidiu trocar de fornecedor e em sua busca, resolveu escolher um concorrente, pois este ofereceu um bom custo-benefício, produto de qualidade e ainda por cima o faz sentir-se realizado com o atendimento que teve. Pronto, um novo cliente foi fidelizado.

Ou seja, busque oferecer treinamentos de atendimento a todo o pessoal da sua empresa, mesmo porque, mais cedo ou mais tarde, qualquer um pode acabar precisando falar com um cliente e nessa hora o profissional deve estar alinhado com o objetivo da empresa para poder oferecer o atendimento necessário ao consumidor.

Invista em treinamentos, testes, seja seletiva no momento da contratação, faça constantemente uma análise da satisfação de seus colaboradores, afinal isso também influencia na forma como ele irá tratar o cliente, trace um objetivo de marketing e busque sempre formas de satisfazer o consumidor de forma plena.

 

Invista em ferramentas mensuráveis e com bom custo-benefício

 

Metrificar é um das formas baratas de atrair novos cliente

 

Saber exatamente o que seu cliente procura torna-se extremamente difícil se você não tem como mensurar resultados. Porém, hoje já contamos com um instrumento indispensável para o seu negócio: a internet!

Com o avanço tecnológico que cresce cada dia mais, hoje encontramos ferramentas on-line que nos ajudam, oferecendo dados importantíssimos capazes de realizar a metrificação de quase tudo, sendo um excelente termômetro da performance de suas estratégias.

A internet é uma das melhores ferramentas para se adquirir novos clientes, já que com ele é possível divulgar, estudar, buscar por inovações e metrificar. Sendo um excelente caminho para quem deseja encontrar formas baratas de atrair novos clientes.

 

Marketing Digital

Uma das vantagens oferecidas pela internet são as ferramentas de Marketing Digital. Elas nos ajudam a mensurar dados, falar com clientes, estabelecer metas, estudar os passos que os usuários dão on-line e assim por diante.

Investir no Marketing Digital é sem dúvidas uma das formas econômicas de obter novos clientes, pois ele permite às empresas ter contato com pessoas de qualquer lugar, vencendo o limite territorial, podendo expandir o negócio e divulgar informações sabendo que todos poderão ter acesso a elas.

Sendo assim, trace uma meta de Marketing Digital, invista em pessoas que foquem no atendimento on-line de forma rápida, simples, eficaz e personalizada, metrifique seus resultados e acompanhe os avanços dados pela sua empresa.

 

SEO

O SEO, se trata de otimizações para os motores de busca (Google, Bing e Yahoo), sendo uma estratégia incrível, além de ser uma das formas baratas de atrair novos clientes.

Ou seja, vale investir em um alguém que fique responsável por estudar, analisar e desenvolver as táticas de SEO para a sua empresa.

Um dos primeiros pontos a ser levados em consideração é o estudo de palavras-chave. As palavras-chave são o termo usado pelos usuários para fazer pesquisa nos mecanismos de busca, ou seja, é a forma como o seu cliente vai te achar.

Busque por palavras-chave específicas para o seu negócio, por exemplo, “preço de container para obra”, pois essa palavra contém o produto específico que deseja vencer, e a intenção de compra“preço”, isso faz com que as pessoas que busquem por tal palavra estejam de fato querendo comprar, e não apenas curiosos.

Através de um estudo de palavras-chave mais específico é possível melhorar o tráfego do seu site, levando até você pessoas que realmente estão no momento de compra, sendo essa uma das formas baratas de atrair novos clientes e mais importantes.

 

Aposte nas redes sociais

 

as redes sociais é uma da formas mais baratas de atrair novos clientes

 

As redes sociais são formas baratas de atrair novos clientes para o seu negócio de maneira eficaz, isso é graças a grande quantidade de usuários disponíveis nessas redes. Entre eles é muito provável que o seu público-alvo esteja.

Outra vantagem das redes sociais são suas diversas ferramentas que auxiliam na divulgação, como: monitoramento social, pesquisa social, publicação de conteúdo e relatório avaliativo, constando quais pontos devem ser melhorados e quais devem ser mantidos.

Essas ferramentas auxiliam na hora de realizar as divulgações, tornando as ações mais assertivas e capazes de trazer maiores resultados.

Ao investir em redes sociais, estude em quais redes está o seu público-alvo, qual é a forma ideal de se comunicar com ele e faça um planejamento de publicações seguindo-o fielmente, afinal a periodicidade é um fator muito importante para o posicionamento do seu conteúdo, assim como da credibilidade passada por ele, pois mostra ao consumidor que você está ativo e alinhado ao mercado de forma atual e não ultrapassada.

Marketplace: uma das principais formas baratas de atrair novos clientes a todo instante

 

Sabe o motivo dos marketplaces serem uma das mais importantes formas baratas de atrair novos clientes? Ele é rápido, dinâmico, te coloca em contato com inúmeros clientes e oferece um mundo inteiro de oportunidade de negócios!

Hoje já existe plataforma de marketplace que divulga seu negócio em mais de 60 redes sociais, ou seja, sua empresa ganha maior visibilidade, aumentando a demanda de produtos ou serviços, o que beneficia o faturamento da empresa.

Além disso, os marketplaces utilizam de diversas estratégias de Marketing Digital, como divulgações em redes sociais e ações de SEO, por exemplo. Tudo isso para gerar tráfego qualificado e maior número de contatos comerciais para a sua empresa.

A maior vantagem de se contratar um marketplace é a facilidade e praticidade, afinal ao contratar um marketplace, você contrata também as mais diversas ações de marketing. Se tornando uma das formas mais baratas de atrair novos clientes.

 

Saiba onde investir e garanta o sucesso da sua empresa

 

formas de atrair novos clientes é o segredo para o sucesso

 

Quando você se planeja e estuda cada passo antes de executá-los, a probabilidade de sucesso do seu negócio é maior. Portanto, realize um planejamento assertivo e utilize a internet como seu aliado para encontrar formas baratas de atrair novos clientes.

O marketplace, torna se a melhor opção para quem deseja vender on-line, mas não possui uma equipe qualificada para isso, já que ao contratar uma plataforma de marketplace, você também irá contratar uma equipe qualificada para realizar a divulgação, metrificação e ações de melhoria para o seu projeto.

Não perca tempo e dinheiro com ações que não te trarão retorno, não há tempo de errar! Por isso se organize, e escolha a solução mais prática para o seu negócio.

Gostou das formas baratas de atrair novos clientes? Compartilhe nas suas redes sociais favoritas!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *