Saiba como escolher entre os melhores marketplaces do mercado

//Saiba como escolher entre os melhores marketplaces do mercado

Por: . Publicado: 26 de setembro de 2018 | Atualizado: 6 de dezembro de 2018.

Os melhores marketplaces nem sempre são os mais populares ou com maior número de visitas. Isso porque, para cada segmento ou modelo de empresa, pode existir um tipo de plataforma mais efetivo. Entenda qual marketplace se adequa a sua indústria!

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Segundo uma pesquisa feita pela Olist, marketplaces representam cerca de 30% das vendas do e-commerce brasileiro.

Isso mostra o quanto esse tipo de plataforma se tornou uma das melhores formas de anunciar produtos e serviços pela internet.

Porém, vender em marketplace não consiste apenas em investir na plataforma mais renomada do mercado.

É necessário conhecer os melhores marketplaces e definir qual deles mais se adequa a sua empresa.

Mas quais serão os critérios para fazer essa escolha? Qual tipo de plataforma marketplace é a ideal para sua indústria?

Se essas dúvidas também estão te incomodando, fique tranquilo, pois esse conteúdo foi feito especialmente pra você!

Confira os tópicos abordados:

Conheça seu público

Como já te avisamos na introdução, os melhores marketplaces não são, necessariamente, os mais famosos ou acessados.

Um dos motivos para isso é a diferença dos públicos dessas plataformas.

O Mercado Livre, por exemplo, pode ser considerado a plataforma marketplace mais conhecida do mundo, e talvez a mais indicada para a venda de produtos ao público B2C (consumidor final).

Por outro lado, este mesmo marketplace pode não ser o mais adequado para empresas do segmento B2B.

Isso porque, apesar de receber muitos acessos, o Mercado Livre não é oficialmente um marketplace B2B.

Ou seja, ele alcança um grande público, mas não necessariamente o que é desejado por empresas deste ramo.

Além de diferenciar seu público entre consumidor final e outras empresas, você também pode distinguí-lo levando em conta outros fatores, como idade e região.

Para isso, o ideal é criar uma persona, ou seja, uma pessoa fictícia com todas as características do seu potencial cliente.

Estude as características dos melhores marketplaces

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Pode parecer repetitivo, mas conhecer os melhores marketplaces significa entender, a fundo, as principais características de cada um deles.

E para te ajudar nessa fase da escolha pela plataforma ideal, iremos listar alguns fatores que devem ser levados em conta. Confira:

Tráfego do site

Os melhores marketplaces são aqueles que contam com uma boa média de visitas mensais, pois dessa forma são maiores suas chances de vendas.

Mas lembre-se, além de mensurar o número de acessos do site, veja se esses usuários se adequam a persona da sua empresa.

Estrutura

Além de receberem muitos visitantes, os melhores marketplaces devem oferecer uma estrutura adequada para que você consiga vender seus produtos sem maiores problemas.

Um dos principais pontos a ser observado é a facilidade que o seu cliente tem ao navegar na plataforma marketplace escolhida.

Por isso, o ideal é que, em poucos cliques, o consumidor consiga comprar seus produtos, solicitar assistência, devolução, troca e qualquer outra solicitação.

Ainda neste tópico, outro fator importante diz respeito a assessoria oferecida pela ferramenta.

Opte pela que presta serviços como assistência técnica, consultoria, divulgação em mídias sociais e treinamento especializado.

Renome

Os melhores marketplaces nem sempre são os mais conhecidos pelo público geral.

Porém, o renome que uma marca alcança no mercado representa, no mínimo, uma boa taxa de aprovação dos consumidores e dos lojistas.

Por isso, escolha marketplaces bem vistos não apenas pelos consumidores de maneira geral, mas principalmente por aqueles interessados nos produtos ou serviços comercializados por sua empresa.

Opte pela segmentação

Como já dissemos algumas vezes, não adianta nada vender em marketplace sem antes analisar se seu público acessa esta plataforma.

Por isso, se você possui uma indústria, tente escolher um marketplace B2B que visa a atender este tipo de consumidor.

Isso se chama segmentação, ou seja, investir sua divulgação em um público provavelmente menor, mas que possui maior interesse em seus produtos ou serviços.

Além disso, se a plataforma escolhida for especializada em atender o seu setor de atuação, ela entenderá as demandas enfrentadas por sua empresa e adotará as medidas necessárias para resolvê-las.

Com isso, você conseguirá se comunicar melhor com seu público e oferecer a ele as melhores condições de compra.

Um bom exemplo disso é o Soluções Industriais, marketplace B2B focado em fornecer contatos comerciais de qualidade para empresas do ramo industrial.

A ferramenta oferece diversas vantagens para seus parceiros, como marketing de conteúdo e divulgação em mais de 60 canais da internet.

Escolha o mais adequado a sua empresa

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Uma boa dica para escolher a ferramenta mais adequada é fazer uma lista de marketplaces e analisar qual deles mais atende a sua indústria.

Lembre-se também de fazer uma auto-análise da sua empresa, verificando as necessidades que precisam ser supridas pela plataforma marketplace parceira.

Além disso, não se esqueça que o cliente deve ser o principal beneficiado por essa escolha.

Por isso, opte por marketplaces que, além de alcançarem seu público, ofereçam um maior número de vantagens para eles.

E se você faz parte do mercado industrial, confira nosso conteúdo completo sobre markeplace B2B. Nele você vai conhecer as principais vantagens de investir nesse tipo de plataforma.

2018-12-06T15:25:04+00:00

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