Métricas de vendas que realmente importam

 

Muitas empresas realizam treinamentos de capacitação de funcionários, gastam horas estruturando um planejamento estratégico, realizam altos investimentos na comunicação de seus produtos e serviços, dentre muitas outras ações, cuja intenção “vender mais.” Mas como saber se está funcionando?

 

 

Para realizar a análise de resultados da equipe de vendas, é necessário fazer a mensuração de métricas e KPIs. Mas qual a diferença entre elas? E como avaliar os resultados de venda que realmente importam?

 

 

 

Mensuração de resultados

 

As métricas são indicadores dos resultados do planejamento de suas estratégias. E no meio digital, do qual é fundamental para qualquer empresa que queira prosperar, as métricas de vendas estão associadas ao desempenho de sua organização no online, como o seu site. Ou seja, elas mostram o desempenho do site e não do negócio em si. Como por exemplo: Visitas no site, visitantes únicos, taxa de rejeição, taxa de cliques e etc.

 

Já o KPI é um indicador criado a partir de métricas, que tem como objetivo mostrar os resultados com maior foco nos usuários. Como por exemplo: Taxa de conversão de vendas, tempo de permanência no site, número de cadastros em base de e-mail e etc.

 

Você também pode medir o crescimento, afinal, o melhor sinal de sucesso do negócio é o crescimento. Descubra se a empresa está assumindo mais negócios, melhorando as taxas de retenção de clientes, verifique o desempenho de seus produtos e serviços, e como está a relação com os clientes.

 

Métricas de vendas no relacionamento

 

lealdade-do-representante

 

Muitos especialistas de marketing apontam que o pós-venda é a parte mais importante da venda, e para realizar um bom acompanhamento após a venda é necessário utilizar as técnicas do marketing de relacionamento. Desta maneira, é possível fidelizar o cliente, aumentar a barreira de entrada para concorrência, reduzir os custos, dentre várias outras vantagens. Mas como saber se as métricas de venda no relacionamento estão dando certo?

 

Para analisar o desempenho desta área, é importante observar algumas métricas como: A taxa de cancelamento de serviço, clientes que estão no período de declínio (compravam com certa frequência e agora não mais. Neste caso, eles podem ter ido para a concorrência)

 

Vale lembrar

 

É importante avaliar também as métricas de vendas como: Ticket medio, conversão, propostas feitas e prováveis fechamentos, a receita e os negócios fechados.

 

E é de suma importância realizar as pesquisas, nem todas métricas de vendas são quantitativas.

 

 

Feedback do cliente

 

O feedback dos seus clientes, é sobre o que eles estão dizendo da sua empresa.

 

Os clientes devem sentir que possuem uma voz. É importante oferecer para eles a chance para darem a sua opinião. Este é um ótimo jeito de entender quais são seus pontos positivos e os que precisam melhorar.

 

Esta é uma das métricas de vendas mais importantes de todas pois lhe permite entender porque o cliente está comprando e o porque não. Com este conhecimento é possível realizar estratégias segmentadas para atingir com eficácia.

 

Mas como coletar estas informações? Para isso, envie relatórios no ponto de venda, por e-mail, convide um grupo de clientes para conversas sobre a sua empresa (técnica de focus group). As perguntas não devem ser só sobre a empresa, mas sim sobre os funcionários, produtos, serviços, se está satisfeito e etc.

 

 

Conclusão das métricas de vendas

 

Os vendedores são os responsáveis pela abordagem pessoal, por quebrar possíveis objeções, e fechar a venda.

 

Porém um vendedor pode estragar toda a estratégia e imagem de marca que a empresa construiu ao redor de anos. Ele representa a empresa para o cliente e a experiência positiva é fundamental para conclusão de uma compra e principalmente para a fidelização.

 

Por isso, invista na capacitação de seus funcionários para que os mesmos estejam aptos a atingir as expectativas de seu planejamento. Deste modo, suas métricas de vendas podem lhe apontar resultados satisfatórios.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais sobre as métricas de vendas.

 

 

vender-mais-usando-a-internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *