Descubra como fazer um planejamento de vendas eficiente em 4 passos e aumente o faturamento da sua indústria

Desenvolver um planejamento de vendas eficiente é o primeiro passo para aumentar o faturamento da sua indústria. Só assim você consegue conhecer seu público, aproximar-se dele e realizar ações efetivas para torná-lo seu cliente. Descubra como fazer isso!

Uma pergunta muito comum nas indústrias é: como fazer um planejamento de vendas?

Isso porque saber como elaborar um plano de vendas pode te ajudar a organizar melhor a sua estratégia, preparar melhor seus funcionários, aumentar seu faturamento e fidelizar seus clientes.

Para isto, é necessário se atentar ao objetivo no gerenciamento de sua equipe, no atendimento ao consumidor, na finalização da venda e no relacionamento com os clientes.

Confuso? Fique tranquilo, pois neste conteúdo iremos ensinar tudo que você precisa saber para fazer um planejamento de vendas campeão.

Confira os assuntos abordados:

1. Planejamento da equipe de vendas

Uma boa maneira de você saber como fazer um planejamento comercial para sua equipe é definindo os objetivos.

É necessário ter uma meta clara e que irá trazer benefícios a sua empresa.

Para isso, tenha um método eficaz e que atinja o objetivo almejado..

Para definir a estratégia, é necessário avaliar a sua estrutura e como ela pode alcançar o objetivo.

Ou seja, a estratégia é o método que sua empresa irá utilizar para atingir a meta.

Por exemplo, sua meta pode ser vender um serviço novo, mas a estratégia é como irá fazer isto.

Pode ser por oferta ativa, e-mail marketing, no ponto de venda etc.

Com a estratégia pronta, está na hora de você definir qual será a estrutura adotada.

Independente do segmento, é muito importante ter uma equipe capacitada, com conhecimento em técnicas de vendas e que entenda sobre o seu produto ou serviço para explicar com clareza e segurança para o consumidor

É importante investir em uma equipe qualificada e de quantidade o suficiente para atender a sua expectativa.

Investir no treinamento e capacitação de seus funcionários também é de suma importância para que eles possam realizar as ações com maior precisão.

Com o investimento correto na área de vendas, é possível obter resultados satisfatórios com seu planejamento comercial.

2. Gerenciamento da equipe de vendas

Depois de definir o objetivo e a meta, para continuar o processo de elaboração do planejamento comercial, você precisa realizar o acompanhamento e gerenciamento da estratégia.

Para isso, você pode contratar um profissional capacitado e que será responsável pelo
plano de ação de vendas.

Ele terá como funções planejar, organizar, executar e controlar.

Este profissional irá assegurar que o planejamento de vendas ocorra como planejado e irá realizar a mensuração de métricas para lhe exibir os resultados obtidos ao redor do planejamento.

Assim você pode alinhar ou reajustar a estratégia se for necessário.

3. Atendimento e passos principais do planejamento comercial

Após as fases de definição e planejamento de vendas, está na hora de saber como vender mais.

E para que esta etapa seja um sucesso é necessário se atentar aos seguintes fatores:

Atendimento

Para obter o sucesso desejado, você precisa falar de forma clara e objetiva aplicando algumas técnicas de rapport, que consiste em cativar o seu cliente, fazendo-o sentir-se confortável para então estar suscetível às suas ofertas.

Por isso é necessário escutar e fazer com que ele sinta que você está prestando atenção e interessado em resolver o possível problema.

Nesta etapa, saiba falar de forma pausada, se comunique com entusiasmo, pergunte se o cliente entendeu e faça a demonstração do produto.

Lembre-se também de exibir as vantagens que o cliente irá levar e passar uma imagem segura e de autoridade no assunto (evite gírias).

Saber executar com sucesso o atendimento, é essencial para os que desejam aprender como elaborar um plano de vendas eficiente.

Venda adicional

Para fazer um planejamento de vendas eficiente é importante saber que o vendedor é mais do que somente um funcionário.

Ele é o representante da sua empresa para o cliente.

Por isso é muito importante que ele tenha uma treinamento adequado para executar com êxito as ações como a venda adicional.

Para fazer uma venda adicional é importante que você tenha consciência das necessidades do cliente e que consiga identificar que ele precisa comprar algo a mais para complementar, e então, solucionar seu problema.

Caso contrário, isso pode prejudicar a sua venda principal.

Isso porque o cliente irá ficar insatisfeito, e sua imagem de autoridade e referência irá perder a credibilidade.

Com isso você pode ser visto até mesmo como uma empresa que quer empurrar algo de qualquer jeito.

Philip kotler, maior nome mundial em marketing, já dizia “É mais importante fazer o que é estrategicamente correto do que imediatamente lucrativo.”

Fechamento da venda

É comum no fechamento da venda encontrar as objeções do cliente.

E isso não significa que o cliente não vai comprar, mas que ele não está convencido o suficiente para obter seu produto ou serviço.

As objeções podem ser por diversos fatores, o importante é conseguir contornar.

Para as objeções sem motivo, faça perguntas diretas e indiretas, exiba de forma convincente o produto ou serviço, não pressione e o deixe ciente do que está vendendo.

É importante também usar argumentos de apoio, ou seja, quando o cliente fizer declarações positivas para sua empresa ou produtos, você agradece, concorda e ressalta.

Em objeções com motivo fácil (o produto atende a necessidade do cliente, mas ele está pesquisando as opções), exiba o porque o seu produto é adequado para o cliente.

Mostre quais são os diferenciais para a concorrência, exponha um resumo dos pontos mais importantes e não o trate como um simples “número”.

Exiba com segurança, clareza e objetividade o porque ele está fazendo um excelente negócio.

Por fim, nas objeções com motivo difícil (o produto não atende plenamente às necessidades do cliente), apresente vantagens que só você oferece.

Use argumentos racionais, se possível prove porque o seu produto poderia ajudá-lo e reforce os benefícios da sua empresa.

Mas lembre-se: se o produto não for ajudar o cliente de alguma maneira, não force uma venda.

O cliente nunca mais irá comprar novamente, não irá recomendar a sua marca e você irá ter perdido a oportunidade de fidelizar um cliente.

4. Relacionamento com os clientes

O pós-vendas é apontado por muitos profissionais de marketing como a parte mais importante de um planejamento de vendas.

Isso porque a comunicação após a compra do produto ou serviço é fundamental, pois é por meio do pós-vendas que é possível fidelizar o cliente.

Um cliente fidelizado enxerga valor tangível e intangível em sua marca, tem alta barreira de entrada para a concorrência, recomenda a sua empresa e é mais lucrativo (já que os custos são maiores para atrair um novo cliente).

Por isso, saiba que a conclusão da venda não é “o fim, mas o começo” do processo de fidelização. Para executar esta ação, você pode:

  • Enviar perguntas sobre a funcionalidade do produto;
  • Enviar e-mails para saber se seu serviço está ajudando o cliente;
  • Convidar o cliente para os lançamentos de novos produtos;
  • Enviar newsletter;
  • E até mesmo visitar o cliente para entender as necessidades e como você pode ajudá-lo.

Execute seu planejamento de vendas e aumente seu faturamento!

Executando estes passos é possível entender melhor como fazer um planejamento estratégico de vendas

Isso poderá aumentar seu faturamento por meio do maior número de vendas e fidelização.

Mas lembre-se, independente do plano de vendas que for criar, é muito importante oferecer treinamentos adequados para seus funcionários e parabenizá-los quando eles atingirem o objetivo.

Afinal, vendedores motivados e bem instruídos podem produzir muito mais.

E se você quiser saber mais sobre assuntos relacionados a indústria, acompanhe nosso blog e descubra como vender mais!

Um comentário sobre “Descubra como fazer um planejamento de vendas eficiente em 4 passos e aumente o faturamento da sua indústria

  1. Oiii! 😀

    Obrigada por estar compartilhando essas dicas, eu amei. Te desejo sucesso sempre! Deus te abençoe.

Os comentários estão fechados.