Qual o papel do marketing de conteúdo nas suas vendas?

O papel do marketing de conteúdo nas suas vendas é, “simplesmente”, trazer maiores resultados por um custo muito menor. É utilizado por 93% dos profissionais de marketing do segmento B2B (empresas que vendem para empresas). Por isso se torna fundamental você saber como funciona o marketing de conteúdo.

 

Papel do marketing de conteúdo nas suas vendas

 

Segundo a Aberdeen, o papel do marketing de conteúdo nas suas vendas resulta em taxas de conversão 6x maiores para os adeptos do que para os não-adeptos. E conforme a DemandMetric, o Marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional, e gera em torno de 3 vezes mais leads.

Isto só é possível através da produção de conteúdo útil, informativo e em diversos formatos (e-books, infográfico, artigos, seminários via internet, blog, vídeos, redes sociais e etc).

 

Mas qual é o papel do marketing de conteúdo nas suas vendas? Confira mais detalhes e aposte nessa nova tendência:

 

 

 

O papel do marketing de conteúdo nas suas vendas – Princípios básicos

 

O marketing de conteúdo tem como intenção: Atrair, converter, fechar e encantar o consumidor. A empresa deixa de empurrar produtos e serviços para o cliente para poder atrai-lo. Mas realizar esta estratégia não é tão simples.

Não existe uma “receita de bolo” certa, mas ter atenção em alguns pontos podem ajudar bastante a implementação desta estratégia:

 

  • Identifique o perfil e os interesses do seu público-alvo – Desta forma você irá ter mais conhecimento na hora de produzir um conteúdo direcionado ao seus clientes;

 

  • Defina o tom de comunicação adequado – Evite se comunicar em 3 pessoa ou no imperativo. Abusar da boa educação é uma excelente forma de comunicação;

 

  • Saiba discernir os conteúdos – Cada cliente está em uma fase (Atração, conversão e etc) e existem os meios corretos para atingi-los. Por isso para os que estão lhe conhecendo e se cadastraram em seu site agora, o ideal é que envie newsletter informando sobre novidades e publicações voltadas para essa etapa;

 

  • Utilize vários meios para atrair as pessoas ao seu site – Publique conteúdo de interesse em forma de vídeo (Youtube), posts (redes sociais) e etc.

 

  • Ofereça conteúdo personalizado – Segmente os interesses principais de clientes que já acompanham suas publicações e ofereça conteúdos dos quais você acredita que eles irão gostar mais. Segundo a Custom Content Council, 72% dos profissionais de marketing dizem que conteúdo de marca é mais eficaz do que anúncios de revista. Isso porque a conversão de leads é maior e o custo é inferior do que anúncios em mídias como televisão e revistas.

 

Visibilidade

 

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O marketing de conteúdo ajuda você a ficar melhor posicionado na busca orgânica, e consequentemente, obtêm mais visibilidade entre consumidores e leads, impulsionando as suas vendas.

Principalmente, quanto tais conteúdos utilizam a estratégia de palavra-chave, ou seja, fazem a repetição de um termo que os usuários pesquisam nos principais buscadores, como o Google, por exemplo.

Isso graças ao fato de um dos requisitos para um melhor posicionamento, é a qualidade do texto e o número de repetição das palavras-chave.

Ex: Segundo a pesquisa IHS Engineering360 Research Report, 53% dos engenheiros e compradores industriais passam mais de seis horas por semana na internet para encontrar componentes, equipamentos, serviços e fornecedores.

Atualmente, estar posicionado nas primeiras páginas dos buscadores, garante grande visibilidade, já que grande parte dos compradores utilizam a internet para realizar pesquisa de compra, ou seja, papel do marketing de conteúdo nas suas vendas é fundamental.

 

Autoridade

 

Apenas publicar mais conteúdo não vai ajudar você a conquistar uma posição importante dentro do seu segmento. Você precisa identificar e compreender os desafios que seus clientes estão enfrentando.

Para fazer isso, crie conteúdo com base em sua expertise sobre o assunto e mostre que você tem domínio sobre o seu segmento. Isso possibilita que você se torne uma referência na área, aumentando a barreira de entrada para concorrência.

Gerar autoridade no segmento faz parte do papel do marketing de conteúdo nas suas vendas.

 

Relacionamento

 

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A geração de relacionamentos faz parte do papel do marketing de conteúdo nas suas vendas, afinal, quando seu público se interessa pelos seus conteúdos, eles acabam lhe consultando como referência na área. Transmitir confiança facilita na conversão e fidelização do público, faz com que seu usuário enxergue valor e consequentemente lhe use como parâmetro no segmento.

Quando você constrói relacionamentos mais fortes com base na confiança e obtém as vantagens citadas acima, você aumenta as chances de conversão dos leads.

 

Mas afinal, qual é o papel do marketing de conteúdo nas suas vendas?

 

As pessoas estão cansadas de serem bombardeadas com produtos e serviços das quais elas não possuem nenhum interesse, a exigência por produtos de qualidade é grande. E a procura por informações relevantes estão cada vez mais comum.

Portanto, realize conteúdo de qualidade, pesquisa quem é a sua persona e ofereça conteúdo de qualidade. Com certeza, você terá um grande retorno em vendas.

Como se pode perceber, conteúdo desempenha um papel ativo e fundamental na condução das vendas industriais.

 

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