Saiba por que o Carnaval é tão lucrativo para o Setor Industrial

//Saiba por que o Carnaval é tão lucrativo para o Setor Industrial

Por: . Publicado: 19 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 19 de fevereiro de 2019.

O carnaval é umas das festividades mais aguardadas pelos brasileiros. Até quem não gosta das comemorações se empolga para aproveitar o feriado longe da agitação de bloquinhos, festas e eventos voltados para a data.

Em contrapartida, quem aproveita o feriado para alavancar as vendas e é o setor industrial, que investe em produtos, equipamentos e serviços para garantir a festa de todos os brasileiros nos quatro cantos do país e lucrar ainda mais.

E essa empolgação não é por menos, já que a estimativa para Carnaval 2019 é que os festejos de carnaval movimente cerca de 6,78 bilhões de reais na economia do país em contratações de bens e serviços.

Neste post vamos falar como as empresas ligadas ao setor industrial podem aproveitar o carnaval para impulsionar os negócios antes, durante e depois das festas carnavalescas.

Pode não parece, mas o carnaval não começou no Brasil

Os primeiros registros que se tem conhecimento do que viria a ser o carnaval remontam à antiguidade, com registros na Grécia e em Roma. Quem caracteriza o festa como a conhecemos hoje foi a Igreja Católica, na tentativa de adaptar o ritual pagão aos dogmas da religião.

Apesar da festa ser comemorada pelo mundo todo, é no Brasil que o data ganha a dimensão que conhecemos hoje. Por aqui, o carnaval surgiu ainda no período colonial, sendo uma festividade portuguesa que era comemorada pelos escravos.

Com o tempo, a festa passou a ganhar marchinhas, fantasias e adereços coloridos que invadiam as ruas das cidades brasileiras, despertando assim o interesse de comerciantes, que passaram a desenvolver produtos especialmente para a data.

O momento perfeito para investimentos

Atualmente, com um grande apelo comercial, o carnaval arrasta multidões nos mais de quatro dias de comemoração e é aí que o setor industrial enxerga a oportunidade de vender seus produtos e equipamentos.

Por conta de toda essa demanda, o preparo para a realização desse evento acaba gerando aumento econômico antes mesmo da época, uma vez que é feita todo uma preparação para o evento. E com a chegada do carnaval, a tendência é de que a economia dessas regiões aumentem consideravelmente nessa época, dando cada vez mais lucros para diversas empresas do segmento industrial.

Segmentos industriais que mais possuem demanda no carnaval

Justamente por ser uma data importante para diversos segmentos, principalmente para o setor voltado para entretenimento e promoção da cultura, diversas empresas investem na aquisição ou locação de produtos e equipamentos para a realização de eventos, feiras, festivais e diversas outras manifestações culturais que acontecem no período carnavalesco.

Por este motivo, muitas empresas pesquisam e fazem cotação de produtos e equipamentos com muito tempo de antecedência, visando economizar nos gastos e buscar pelos melhores fornecedores. Este ponto é altamente importante, uma vez que eventos de grande porte precisam se planejamento adequado, tendo em vista que eles irão precisar de equipamentos como:

  • Estruturas metálicas;
  • Stands de eventos;
  • Locação grade de segurança;
  • Tendas para eventos;
  • Toldo de lona;
  • Gerador de energia;
  • Produtos de decoração e maquiagem;
  • Entre outros produtos.

São através desses itens que é possível dar vida a eventos grandiosos como o carnaval, e muitos outros eventos que acontecem durante a festividade. Sendo assim, cada um possui um importante papel nos eventos.

Com desfiles de escolas de samba, trios elétricos e muitos outros eventos que ocorrem nos quatro dias de folia , empresas especializadas em estruturas metálicas, de stands e diversos outros tipos de armações são a principal procura no mercado, e por isso uma das mais rentáveis.

Além disso, para comportar a parte de estruturas, empresas que fazem a locação gerador de energia principalmente portáteis, são muito requisitadas, pois assim evita-se que haja problemas durante as apresentações, além do fato de que os trios elétricos não terem fontes de energia para suportar a demanda de consumo.

Quanto a empresas que confeccionam fantasia, glitter para maquiagens e os tradicionais confetes e espumas de carnaval, são a constante procura dos indivíduos que procuram se caracterizar para entrar na brincadeira. Esse é outro segmento de destaque no período carnavalesco.

Produtos focados nas experiência do cliente

Além disso, vale destacar que mesmo durante a festividade a preocupação com a comodidade e até mesmo limpeza dos ruas, existe uma grande procura por empresas de banheiro químico portátil. Isso porque, busca-se os melhores preços para o aluguel desses equipamentos, uma vez que são requisitados milhares deles para serem alocados em lugares específicos para atender a demanda do público.

Com toda a quantidade de lixo que acaba sendo gerado com essa festividade, as lixeiras são outros itens indispensáveis para ajudar a conter a sujeira. Vale ainda ressaltar que apesar de serem adquiridos para os quatro dias de folia, a cotação desses produtos é realizada antes mesmo do evento acontecer.

Criatividade é a dica para lucrar no carnaval

Como já descrito anteriormente, diversas empresas com foco em infraestrutura de eventos, e as de entretenimentos são as que mais lucram. No entanto, vale ressaltar que empresas de embalagem também ganham destaque nessa época do ano.

Como isso faz relação com o carnaval? Bom, como as empresas buscam chamar a atenção dos consumidores através de itens personalizados, sendo a principal estratégia de marketing do mercado.

O setor de alimentos e bebidas são os mais fortemente investidores na publicidade dos produtos. Não apenas por propagandas, eles investem em embalagens diferenciadas com apelo carnavalesco, para incentivar que seus produtos sejam adquiridos, uma vez que é introduzida a ideia de que eles fazem parte da festa.

Desse modo, diversos produtos acabam tendo rótulos coloridos, embalagens e modelos diferenciados especialmente para acompanhar o tema de carnaval, fazendo com que empresas desse segmento industrial sejam requisitadas.

Já colocou o seu bloco na rua? Aproveite as dicas para ganhar mercado no carnaval e garantir as vendas durante o ano todo. Deixe seu comentário e aproveite para solicitar uma cotação de produtos para o carnaval da sua empresa.

2019-02-19T19:05:22-03:00

Um Comentário

  1. Gustavo 20 de fevereiro de 2019 at 15:12 - Reply

    Muito bom!

    Estão de parabéns.

Faça um Comentário

Fale com o especialista e aumente suas vendas agora mesmo!

Quero vender mais