A pesquisa de mercado é um processo de coleta, análise e interpretação de dados, com finalidade de definir um público-alvo ou concorrentes, compreender a demanda da indústria, identificar oportunidades, previsão de lançamento de produtos, etc.
Você pode combinar técnicas qualitativas de pesquisa de mercado com técnicas quantitativas para obter dados mais refinados que garantem tomadas de decisão mais assertivas.
Qual a importância de uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é importante porque tem a função principal de garantir tomadas de decisões bem fundamentadas, eliminando adivinhações e canalizando recursos para ideias e projetos que tenham potencial.
Outras funções das pesquisas de mercado que as fazem tão importantes para qualquer negócio são:
- Estimar o mercado potencial para um novo produto a ser introduzido no mercado;
- Descobrir as reações dos consumidores a um produto existente;
- Conhecer as condições e tendências gerais do mercado;
- Identificar as razões para o fracasso de um produto;
- Descobrir os melhores métodos de distribuição de produtos aos consumidores;
- Conhecer os tipos de consumidores que compram um produto e suas razões para comprá-lo, a fim de conhecer suas opiniões sobre o produto e obter sugestões de melhoria;
- Determinar a viabilidade de um negócio;
- Avaliar a força e as fraquezas dos concorrentes;
- Considerar a eficiência de uma ação de marketing;
- Avaliar o provável volume de vendas de uma empresa.
10 motivos para realizar uma pesquisa de mercado
1. Minimize riscos
Iniciar uma empresa é um grande risco, tudo depende da aceitação dos produtos pelos consumidores. Manter um negócio nos trilhos também é difícil, assim como seguir crescendo e acompanhar o crescimento da indústria e se adaptar à demanda.
A pesquisa de mercado prevê o futuro, interpreta o presente e corrige o passado da trajetória de um negócio, minimizando o risco e ajudando a estabelecer empresas com potencial para altos lucros. Permite examinar cada fator do mercado e prever o que está por vir, te preparando para as necessidades da indústria e do consumidor com antecedência.
2. Entenda os clientes
Os clientes dentro de um determinado público-alvo se comportam diferentemente e isso afeta o crescimento e a rentabilidade de um negócio.
É bom saber do quê os clientes gostam e quais produtos eles rejeitam. Quanto mais você souber sobre seus clientes, mais fácil será atender às suas necessidades e direcioná-los com as mensagens corretas.
3. Venda o produto certo
As pessoas buscam novidades conforme vão se adaptando ao mercado e as empresas vão estudando novos produtos e serviços para suprir essas necessidades.
O mercado se transforma o tempo todo e estar atento às mudanças requer pesquisa. Com uma pesquisa de mercado, você pode avaliar a demanda e oferecer ao público-alvo, aquilo que ele busca.
4. Enfrente a concorrência
Entre as vantagens da pesquisa de mercado, está a oportunidade de conhecer bem seus concorrentes e compreender seus pontos fortes e fracos. Isto dará uma ideia de como lidar com eles.
5. Meça sua reputação
A pesquisa de mercado não só fornece informações sobre o mercado e seu potencial, mas também sobre sua reputação e inserção nele.
Com ela, você pode avaliar as estratégias que foram implementadas para administrar seu negócio, alterando e otimizando o que não funciona, enquanto potencializa o que causa um efeito positivo no mercado.
6. Seja exclusivo
Por falta de conhecimento do mercado, algumas empresas duplicam as estratégias de seus concorrentes e isso faz com que os clientes não confiem neles.
Uma pesquisa de mercado te permite desenvolver estratégias exclusivas que garantem a confiança e responsabilidade profissional do seu negócio, providenciando a segurança que o consumidor necessita para tornar-se seu cliente.
7. Aproxime-se de seus clientes
As pesquisas fomentam a comunicação entre você e seus clientes. O consumidor gosta de ser ouvido porque tem a sensação de que você se importa com ele e isso o faz sentir-se especial.
Construir relacionamentos com os consumidores é importante para a fidelização de clientes e facilita a coleta de feedback que você precisa para tomar decisões de negócio. Além disso, essa proximidade garante que eles busquem diretamente a empresa acaso se encontrem insatisfeitos, evitando a publicidade negativa internet afora.
8. Publicidade eficaz
O objetivo da publicidade é criar uma necessidade dentro de um mercado para que as pessoas obtenham seu produto.
Com uma pesquisa de mercado, você aprenderá sobre várias necessidades que os consumidores enfrentam e criará uma publicidade muito criativa e eficaz.
Como o anúncio atende às necessidades dentro desse mercado, você atrairá um grande público.
9. Posicione-se no mercado
É sempre bom saber onde sua empresa está no mercado e monitorar seu progresso. Essa é a única maneira de saber se você está crescendo ou não.
A pesquisa de mercado estabelece uma referência para seu negócio. Isto impede que você retroceda em termos de vendas e lucratividade e gerará ideias para fortalecer sua posição.
10. Tome as decisões certas
Nos negócios, uma decisão mal calculada pode sair literalmente caro.
Ao conduzir uma pesquisa de mercado, você obtém mais dados sobre o mercado e o seu negócio. Quanto mais dados, menor a margem de erro e isso melhora a qualidade de suas decisões.
As empresas de sucesso baseiam suas decisões comerciais, como estratégia de vendas e marketing, nos resultados obtidos através de pesquisas de mercado.