6 dicas de técnicas de marketing que podem ajudar seu site a captar mais leads

Captar mais leads através do seu site parece uma ação simples, mas nem tanto. Por isso, o mais comum é que empresas contratem os serviços de uma agência de marketing digital para essa tarefa.

Apesar disso, é importante conhecer as estratégias por trás da captação de leads. Diante disso, neste artigo, você vai ver 6 dicas de técnicas de marketing que podem ajudar seu site a captar mais leads.

O que são leads

O lead é uma figura importante dentro de um processo de vendas.

Assim, um lead é um potencial cliente que fornece dados de contato para manter relacionamento com a marca.

Ou seja, ao deixar dados, como nome, e-mail e Whatsapp, ele concorda em receber promoções, conteúdos informativos ou outras novidades sobre produtos ou serviços.

Mas conseguir que o visitante do seu site forneça esses dados requer uso de algumas técnicas de marketing. Veja 6 delas.

  1. Estratégia de SEO

Aplicando técnicas de SEO aos seus conteúdos, você consegue que eles tenham uma posição de destaque nas páginas de resultados dos buscadores, como o Google.

Quanto mais bem posicionado, maior o destaque do seu conteúdo e maiores são as chances do usuário clicar nele e assim, deixar seus dados.

A otimização envolve uso de várias técnicas, como o uso das palavras-chave certas para o seu segmento e ajustes relacionados à responsividade e velocidade de carregamento das páginas do site.

Existem algumas ferramentas que ajudam a fazer a otimização indicando o que precisa ser feito para conseguir uma boa posição nos buscadores, como Yoast.

  1. Produção de conteúdo

Não importa apenas atrair leads. É preciso atrair leads qualificados e para isso, é necessário oferecer conteúdos de valor para o público. 

Logo, utilizar uma estratégia de marketing de conteúdo, juntamente com as estratégias de SEO, faz com que seu marca se destaque dos concorrentes e seja encontrado pelos usuários nos motores de busca.

Dessa maneira, para atrair o público desejado, seus conteúdos devem responder dúvidas relacionadas ao seu segmento ou apresentar os benefícios do produto vendido. Quanto mais relevante for seu conteúdo para sua audiência, mais ele terá vontade de acompanhar a marca.

Portanto, o conteúdo produzido pela sua empresa é essencial na para a estratégia de inbound marketing, ou seja, atrair as pessoas certas até a sua empresa de forma orgânica.

  1. Formulários nas páginas do site

As estratégias anteriores foram para atrair público interessado em acompanhar a marca, mas o que você quer e precisa é que ele entre na sua base de dados de leads.

Assim, é necessário inserir formulários de cadastro em posições estratégicas, como na lateral da página e/ou no final dela. Dessa maneira, a empresa consegue continuar conectada a esse usuário após sair do site.

Portanto, comece definindo quais páginas do site serão usadas para captar contatos. As mais indicadas são aquelas que possuem mais acessos. 

Além disso, o formulário inserido deve estar inserido na página de forma que faça sentido para o usuário durante a navegação.

  1. Pop-ups no site

Além de colocar formulários em pontos estratégicos do site, você deve investir em pop-ups que sejam exibidas conforme a navegação do usuário. 

Os pop-ups que você insere no site precisam ter relação com o interesse do usuário e oferecer benefícios exclusivos e novas possibilidades para permanecer em contato com a sua marca.

Assim, se o usuário navega em uma página sobre produtos, e faz um movimento de sair dela, apresente a ele um formulário para que entre em sua lista de contatos de email para receber novidades da sua marca, promoções etc. 

Já em páginas de conteúdo, os formulários podem ser usados para atrair o público para a sua newsletter.

  1. Anúncios nas redes sociais

Muitas vezes, apenas produzir conteúdo não é suficiente. Por isso, é importante investir em anúncios para ampliar o alcance da sua empresa para um determinado público 

Dessa forma, é possível promover produtos ou aumentar sua base de leads, foco deste artigo.

  1. Landing pages

Uma landing page é toda página para a qual os usuários são direcionados após uma ação de marketing ou então através de anúncios. 

No entanto, como o foco é captar leads, essas páginas precisam ter um call to action para atrair cada vez mais consumidores até sua marca e incentivá-los a deixarem seus dados.

Assim, além de criar um conteúdo que mostre todos os benefícios que eles vão obter ao se cadastrar e,  formulário de cadastro, solicite apenas informações relevantes para sua comunicação. 

Um formulário que solicita muitas informações desestimula a audiência a preenchê-lo.

Conclusão

Cada vez mais é importante para marcas criar relacionamento com seus clientes, através de conteúdos informacionais, promocionais, etc.

Mas para que isso seja possível, a marca precisa ter o contato dos usuários, ou seja, precisa criar uma base de leads.
Neste artigo, apresentamos 6 estratégias utilizadas para captar mais leads no seu site. Mas se você deseja realmente aumentar a sua base de leads, o ideal é contratar os serviços de uma agência de marketing digital, que domina todas as estratégias e técnicas para fazer isso de forma mais eficiente.