Análise SWOT: entenda o que é e como aplicar na sua empresa

Análise swot de uma empresa representa uma ferramenta de planejamento simples e completa. No Brasil, ela é conhecida como análise FOFA, e para entender seus conceitos esse é o lugar certo! 

Análise fofa (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), ou análise swot (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats), é a avaliação de um projeto da empresa!

Ou seja, por meio da análise de swot é possível determinar a viabilidade do seu projeto, destacando sua relevância e apontando as melhorias e necessidades complementares para um ambiente profissional mais seguro.

Considerando essa e outras atribuições do método swot, preparamos este conteúdo para falar sobre a análise swot de uma empresa e destacar sua importância para as tomadas de decisões dos gestores. Confira!

Saiba o que significa análise swot

Para entender por completo a análise swot de uma empresa, é importante ter em mente o significado desse termo.

Como dito do conteúdo, swot análise é a inicial de 4 palavras em inglês, sendo suas respectivas traduções: força, fraquezas, oportunidades e apmeaças.

Esse método swot não é difícil de entender, e representa uma verificação quanto à estratégia adotada pela empresa e seu ramo de atuação.

Fora isso, a análise swot de uma empresa pode ser usada para todo tipo de coleta de dados, seja de um cenário ou ambiente que sua empresa se encontra.

Essa análise levanta as forças e fraquezas e traz o devido direcionamento com as mudanças que a empresa precisa realizar.

Aprenda as etapas desta análise

Uma imagem de blocos apresentando a SWOT e um gráfico desenhado em um caderno.

Tendo em mente os elementos que contemplam a análise swot de uma empresa, é hora de apresentar algumas regras importantes para que esse sucesso ocorra da melhor forma na sua empresa.

Observe bem as áreas específicas que você atua! 

Isso porque, analisar a concorrência é importante para determinar suas ações também. Para isso, faça documentos simples para que possam ser analisados de maneira simples.

Tendo isso em mente, é hora de utilizar a matriz swot.

É importante entender que na análise swot de uma empresa é analisado qualquer contexto externo tanto quanto os internos.

Considerando isso, é importante seguir as seguintes etapas: 

Defina todas as vantagens e desvantagens diante da concorrência

Nessa etapa da análise é necessário identificar os pontos fortes e fracos relacionados aos concorrentes.

Isso é possível por meio de estudos internos que irão proporcionar certas características a serem desenvolvidas.

É importante ressaltar que as vantagens e as desvantagens podem variar de acordo com as mudanças que forem implementadas.

Perceba oportunidades e ameaças no mercado

Essa etapa representa os pontos do mercado a serem avaliados!

Essa etapa é importante, pois está diretamente relacionada ao futuro do seu negócio, já que capaz de prever algumas situações adiante.

Realize uma análise final

Por meio das informações obtidas ao longo dos processos anteriores é possível decidir qual a tática ideal.

Por isso, é indispensável que para você aproveitar da melhor forma, deve ficar de olho em possíveis problemas que eventualmente impediriam o seu negócio de crescer.

Conheça os conceitos importantes da análise swot

Para você entender melhor como funciona essa análise, observe o quadro a seguir. Logo depois, descrevemos conceitos importantes dessa ferramenta.

Como dissemos anteriormente, SWOT ou FOFA são as iniciais das palavras: força, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Suas respectivas definições são: 

Forças

Já parou e considerou se sua empresa é boa de verdade?

Pois, parar e pensar nos pontos mais fortes do seu negócio é uma forma de fortalecer os outros e, de certa forma, entender como trabalhar com suas maiores aptidões.

É importante pensar da seguinte forma:

Quais são as atividades melhor realizadas?

Quais são os melhores recursos?

Qual é a sua maior vantagem competitiva?

Qual é o nível de engajamento dos clientes?

Todas as respostas precisam considerar a concorrência. O primeiro passo da análise swot deve ser pensar no posicionamento da sua empresa para que seja consolidada.

Fraquezas

Uma pessoa fazendo anotações sobre a análise swot de uma empresa em um bloco de papel.

Certo, esse é um nome bastante sugestivo, não é mesmo?

Diz respeito a tudo que pode prejudicar o desempenho do seu negócio, destacando os pontos fracos internos. Você pode encontrar esses pontos perguntando: 

Tenho uma mão-de-obra capacitada?

Existem lacunas de treinamento?

Por que a concorrência é escolhida?

Por que meu engajamento não funciona?

Esse segundo passo da análise swot de uma empresa é responsável por te fazer ver os fatores que geram essas fraquezas, possibilitando que você conserte assim que o problema é detectado! 

Oportunidades

As oportunidades se referem às características positivas da empresa.

Ou seja, elas dependem de fatores externos e não podem ser controladas. 

Por isso, a análise swot de uma empresa é responsável por identificar e saber como trabalhar em cima dessas oportunidades para beneficiar o seu negócio! 

Ameaças

As ameaças são eventos com influência negativa sobre a empresa, e também dependem dos fatores externos. 

Elas precisam ser tratadas com muito cuidado porque podem prejudicar tanto o planejamento estratégico, quanto também os resultados de forma mais direta.

Uma boa análise SWOT é desenvolvida e interpretada para que junte da melhor forma esses elementos.

Ou seja, oferecendo um diagnóstico para que a empresa saiba de todas as suas necessidades e possa realizar um planejamento mais seguro a médio e longo prazo!

Veja o motivo para usar a análise swot

Tendo em mente todo o seu funcionamento, para que sua empresa possa criar um bom planejamento estratégico é fundamental que conheça bem suas limitações e capacidades.

Por isso, a análise swot de uma empresa é tão importante!

Não somente para entender como funciona por dentro, mas também, a forma como sua organização interage com o mercado e a economia que a cerca.

Essa busca por uma gestão eficiente exige diversos cuidados.

Por isso, devem ser bem analisados para que as tomadas de decisões sejam baseadas em situações reais, assertivas e que tragam grandes retornos para a empresa.

Agora você já pode trabalhar com o método swot

Como vimos ao longo deste conteúdo, o conceito de análise swot de uma empresa engloba as necessidades de análise das organizações.

Isso quer dizer que esse procedimento visa analisar e coletar dados internos (referentes à empresa) e externos (o mercado que ela está inserido) e com isso, é estabelecido o direcionamento da sua estratégia.

Mas agora é com você!

Daqui em diante, você já sabe a importância da análise swot de uma empresa, e essa busca por melhores resultados será a responsável pelo sucesso das suas estratégias! 

Bons negócios!