Entenda o que é backoffice e qual sua importância para os negócios

Backoffice o que é? Essa é uma dúvida de muitas pessoas que podem até conhecer o termo, mas não sabem o que significa. Para entender a importância desse profissional e garantir que os resultados sejam alcançados, continue lendo! 

Os pilares da administração determinam que uma boa gestão deve se basear em uma boa estrutura.

O backoffice é essa estrutura, sendo fundamental por englobar todas as áreas que dependem do funcionamento de uma empresa.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar melhor backoffice o que é e definir de uma vez por todas o motivo de ser tão importante. Confira! 

Saiba o que é backoffice e quais suas principais funções

A compreensão de backoffice o que é depende de um ponto de vista de uma operação e como é feito em uma empresa tradicional.

Isso porque, para analisar o backoffice o que faz é preciso um processo que envolva contato com o cliente, a realização de um pedido, acionamento do estoque, a logística e, posteriormente, o planejamento de uma compra nova.

Pois, imagine: um atraso ou falha em qualquer uma dessas etapas é um problema, não é mesmo?

Nesses casos, o prejuízo é quase certo, sendo a tarefa dos pilares da administração minimizar e, sempre que possível, eliminar qualquer chance de prejuízo.

Pois, o backoffice o que é, tem exatamente essa função, e visa prevenir e corrigir qualquer problema na operação que possa afetar nas entregas.

Traduzindo o termo em inglês, “retaguarda” é uma tradução para backoffice o que é, e sua importância envolve qualquer atividade que envolva mercadorias ou a prestação de um serviço.

Por essas atribuições, o backoffice o que é ainda depende de outras análises quando o comércio considerado é o eletrônico.

Nesse caso, o backoffice o que faz é dar suporte! 

Ou seja, os profissionais envolvidos nela não atuam na linha de frente, no entanto, são essenciais para garantir a fluidez das operações.

Em outras palavras, o backoffice o que faz pode ser comparado ao sujeito que coloca óleo na máquina para assegurar que suas engrenagens funcionem corretamente durante todo o período de operações. 

Aprenda a importância e o que faz um backoffice

Um escritório empresarial com diversas pessoas trabalhando.

Certo! Tendo em mente a importância de entender o PDCA administração (metodologia Plan – Do – Check – Adjust ou Planejar – Fazer – Verificar – Agir), o backoffice é um profissional que atua para que nada saia do script.

Ainda pegando o PDCA administração como comparação, essa metodologia de 4 passos funciona para melhorar os processos da empresa.

De certa forma, o backoffice o que faz é isso, pois atua como uma espécie de controle de qualidade para o seu negócio. 

Esses profissionais têm a missão de identificar alguns problemas e solucioná-los, antes que afetem o produto ou serviço final, além dos clientes.

Por exemplo: em uma loja virtual, no momento em que o consumidor compra um item e essa compra é confirmada, diversos processos devem ser feitos pela empresa.

O backoffice o que faz, nesse exemplo, é impedir que o estoque cometa o erro e não sinalize, antes da venda ser concretizada, que o produto está em falta no estoque.

Mesmo parecendo um exemplo pequeno, considere que essa é uma forma de evitar um grande problema, que nesse caso, é um cliente que não irá receber o que foi prometido.

Por isso e outros tantos detalhes e setores que precisam de tanta atenção, o backoffice ó que é se mostra tão importante! 

Ou seja, em outras palavras esse profissional representa estar preparado e eliminar quaisquer chances de ter prejuízo em seu negócio.

Veja como o backoffice atua

Três pessoas em uma sala de escritório aprendendo backoffice o que é.

Tendo em mente backoffice o que é, chegou a hora de entender como ele pode ser aplicado no seu negócio!

Quando você considera novamente o PDCA administração, os pilares da administração e a importância de proteger a “retaguarda”, esse conceito fica ainda mais claro! 

Isso porque, o backoffice atende a todos aqueles que prestam serviços indiretos. Ou seja, não diretamente relacionados com a atividade principal da empresa.

Logo, atende em um estabelecimento comercial, por exemplo, qualquer atividade que não seja responsabilidade do time de vendas. Nesse contexto são mencionados os setores administrativos, financeiros, jurídicos, recursos humanos e etc.

Mesmo não sendo um setor que atua diretamente com o cliente e, por isso, não tenha “responsabilidade” direta sobre o produto final, ainda assim faz parte das operações do negócio.

Isso porque nenhuma empresa sobrevive apenas de sua operação principal, algo que, ao mesmo tempo, não pode acontecer sem o devido cuidado com as outras operações que não são principais.

Dessa forma, concluímos que, na prática, o backoffice é responsável por otimizar o desempenho da empresa como um todo e reduzir os desperdícios de tempo, mão de obra e materiais! 

Entenda quais problemas podem ser evitados

Agora que você já sabe o backoffice o que faz, é necessário destacar quais as dores que seus serviços podem retirar da empresa.

Pegando novamente uma loja virtual como exemplo, imagine que sua página afirme que o estoque possui dez camisetas disponíveis e dez pessoas comprem, contudo, na verdade, a informação não foi atualizada e você possui cinco camisetas disponíveis. 

Além de uma péssima imagem do seu negócio, algo assim também traz prejuízos financeiros. Portanto, o backoffice atua eliminado esse tipo de problema! 

Considere que esse profissional não trabalha com o objetivo de gerar dinheiro, mas mesmo que seu trabalho não seja focado nisso, poderá impactar positivamente e melhorar os lucros e fazer a empresa crescer

Tenha um backoffice e melhore os resultados da sua empresa! 

Como vimos ao longo deste conteúdo, o backoffice o que é se trata de um profissional responsável por otimizar os processos da sua empresa, atividade importante e que diz respeito a um dos pilares da administração.

Mesmo que indiretamente, todos os processos do negócio são importantes para o resultado final do seu produto ou serviço, seguindo a metodologia PDCA administração.

Além de minimizar prejuízos e reduzir as chances de problemas internos, esse trabalho do backoffice refletirá diretamente nos lucros da empresa, mesmo que suas atividades não sejam realizadas considerando isso!

Saber a importância de cobrir a retaguarda do seu negócio e prevenir sua empresa de problemas com a entrega é essencial.

Mas agora é com você! Não perca mais tempo e contrate um profissional para otimizar sua produtividade e atingir resultados cada vez melhores.

Bons negócios!