Aprenda o que é budget de marketing e como calcular de forma correta

Budget de marketing é um relatório que define o orçamento para que o setor utilize as ferramentas e recursos necessários. Entenda mais sobre budget para melhorar a saúde financeira da sua empresa.

Ao desenvolver estratégias para uma empresa, um dos pontos de atenção é o orçamento. Por esse motivo, se faz necessário um acompanhamento detalhado sobre os valores que são definidos para cada área.

Voltado para a comunicação, o budget de marketing tem como principal objetivo determinar qual o valor deve ser gasto em campanhas publicitárias e demais atividades do setor.

Com ele, a marca consegue definir suas metas e os processos necessários para atingir seus objetivos. Tudo isso com uma visão ampla sobre os gastos que podem ocorrer. 

Portanto, esse planejamento faz toda a diferença para o time de marketing, já que com ele é possível encontrar os recursos certos para investir em melhorias.

Acompanhe o conteúdo e saiba tudo sobre o budget de marketing e quais seus benefícios. Além disso, aprenda como desenvolver um planejamento financeiro de sucesso!

O que é budget?

O budget é um relatório que define quanto do orçamento da empresa deve ser utilizado em cada área.

Esse documento precisa ser atualizado anualmente, no entanto ele também possui modelos mensais e semestrais para definir metas de curto e médio prazo. 

Vale ressaltar que essa definição necessita levar em consideração uma margem de erro. Isso para que seja possível se adaptar a qualquer eventualidade que possa ocorrer durante o ano.

Com isso em mente, a empresa consegue separar os valores necessários para áreas como:

  • Recursos Humanos;
  • Customer Success;
  • TI;
  • Growth;
  • Marketing.

Diferença entre budget e Forecast

O budget é um documento que reúne as definições do orçamento total da empresa e para onde ele é direcionado, de acordo com as necessidades dos times.

Essa prática, apesar de ser flexível, é feita de forma anual. No entanto, se faz necessário que esse valor seja revisado algumas vezes para garantir o melhor uso da parte de todos. 

Para isso, é realizado o Forecast, que é a análise e atualização dos valores de acordo com o uso e urgências.

Com esse processo, o empreendimento garante uma melhor adaptação e realocação do que foi definido no budget inicialmente. E assim, a empresa não sofre perdas de recursos e pode até aumentar o investimento em diferentes áreas.

O budget dentro do marketing

No momento em que a empresa realiza o planejamento de suas áreas, ela deve levar em consideração uma das mais importantes. O Marketing. 

Isso porque, para que uma marca consiga fortalecer seu nome, criar experiências únicas para os consumidores e os preparar para a fase de vendas, é necessário as ferramentas e recursos certos.

Por esse motivo, definir orçamento para esse time demanda atenção e muito cuidado. 

No entanto, antes de determinar os valores é preciso entender cada ação tomada pelas equipes de comunicação. Isso para que não exista mal uso do orçamento nem perda de recursos valiosos para a empresa. 

Vale levar em consideração os objetivos e necessidades que esse departamento possui, para então, encontrar o melhor caminho para seus investimentos.

Os benefícios de estipular o budget de marketing

Definir um budget de marketing de forma adequada garante a empresa maior controle sobre seus recursos. 

Além disso, com o orçamento bem definido é possível encontrar áreas que possam utilizar melhor os valores concedidos. Isso porque, se um setor não está precisando do valor completo, ele pode ser direcionado para outro que necessita mais.

Outra vantagem que esse documento concede é a visão clara dos gastos que estão ocorrendo nas equipes. Dessa forma, o orçamento é utilizado com mais eficiência.

Dicas para desenvolver o budget de marketing

Agora que você já sabe o que é budget de marketing e quais seus benefícios, chegou a hora de colocar a mão na massa e desenvolver um relatório completo. 

Confira a seguir as principais dicas:

Saiba qual é a sua verba

Antes de definir quanto cada setor deve ter para suas atividades é preciso que a empresa tenha claro qual é a sua verba.

Além disso, é essencial determinar quais são os objetivos do negócio e quais as ferramentas ideias para investir. 

Dessa forma, o cálculo para saber quanto cada equipe deve receber se torna mais fácil de apontar e o valor é dividido com base nos gastos reais de cada uma.

Determine os canais de divulgação

Para definir o orçamento justo para o setor de marketing, a empresa precisa saber quais são suas estratégias e quais as ferramentas necessárias.

Sendo assim, os gastos são melhor direcionados se a marca souber quais canais de comunicação são utilizados nas campanhas.

Trabalhe com margem de segurança

Um dos grandes benefícios do budget de marketing é o controle sobre os gastos e investimentos da área. 

Ao definir o orçamento, busque deixar uma margem para eventuais dificuldades e mudanças que possam ocorrer durante o ano. 

Essa segurança garante que não existam surpresas durante as campanhas de marketing e demais atividades. 

Analise o desempenho 

Após definir quanto cada área deve receber, chegou o momento de analisar de perto quais os efeitos.

Verifique o que pode ser melhorado nas próximas vezes e se os valores estabelecidos suprem as necessidades dos times.

Vale lembrar que, durante o ano a empresa pode realizar o Forecast para revisar os valores estabelecidos.

Organize a vida financeira da sua empresa!

Como aprendemos neste conteúdo, o budget é um relatório que tem como objetivo a organização financeira de uma empresa. 

Com ele, é possível definir o orçamento ideal para cada setor, incluindo o marketing. Dessa forma, as equipes possuem acesso às ferramentas e recursos necessários para entregar resultados excelentes.

Para isso, é necessário se atentar a verba total que possui e separar uma porcentagem para os esforços de comunicação.

Quer conhecer mais sobre gestão e marketing? Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de tudo!