Business Intelligence: o que é e qual sua importância para empresas

Business Intelligence (BI) é um método de coleta que transforma dados em informações valiosas para empresas. Entenda como esse processo pode contribuir para tomadas de decisão otimizadas.

O uso de dados não é algo novo entre as empresas, até porque, para que estratégias de Marketing e Vendas sejam efetivas é preciso que a organização conheça seu público.

Para realizar a coleta de dados e os transformar em informações claras e úteis, existe o Business Intelligence, conhecido também como BI, uma estratégia que transforma esses dados em material acessível.

Essa coleta acontece por meio de softwares e ferramentas que utilizam o sistema de BI para viabilizar a análise para que seja possível encontrar insights para tomada de decisões.

Além disso, esse processo pode ser utilizado em diferentes áreas e é o caminho ideal para potencializar os resultados da empresa e garantir o bom desenvolvimento dela.

Quer saber mais sobre Business Intelligence? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de tudo.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence, ou BI, é uma estratégia que tem como propósito a coleta e análise de dados para acelerar a tomada de decisão. Ou seja, a transformação de dados em informações valiosas e acessíveis para as empresas que querem encontrar as melhores ações para se desenvolver. 

Esse processo abrange softwares, aplicativos e demais ferramentas que ajudam a otimizar decisões. Além disso, é essencial para o avanço de diversos setores dentro de uma organização, como o financeiro, RH e marketing.

Os recursos que o Business Intelligence utiliza podem acessar e analisar de forma detalhada os principais dados de interesse da empresa. Além de ser capaz de apresentar essas informações de forma clara por meio de relatórios, resumos e painéis gráficos de uma maneira acessível

Vale lembrar que o BI é um processo tecnológico, portanto também evoluiu de forma considerável ao longo dos últimos anos e agora possui processos ainda mais modernos, como:

  • Benchmarking;
  • Geração de relatórios;
  • Análise descritiva;
  • Consultas;
  • Análise estatística;
  • Preparação de dados;
  • Análise visual.

Qual a importância do Business Intelligence?

O Business Intelligence é um processo que traz inúmeros benefícios às empresas que o implementam. Isso porque, de forma geral, ele transforma dados cruciais em informações claras que otimizam alguns processos.

Isso significa que o BI pode ser usado para obter relatórios de desempenho da concorrência, identificar tendências e encontrar falhas em atividades internas. E a partir disso, se torna mais fácil encontrar insights para desenvolver de forma efetiva as ações dentro de uma organização.

Além disso, o uso dessa tecnologia permite a otimização das operações, contribuindo para o investimento em práticas mais urgentes. Isso ajuda a empresa a evitar desperdício de tempo e dinheiro com esforços desnecessários.

Utilizar o Business Intelligence também auxilia na identificação de oportunidades no mercado, uma vez que ele encontra tendências em que vale a pena ficar de olho. Dessa forma, é possível antecipar as ações e não perder tempo.

Essa previsão é importante para encontrar meios de aumentar os lucros sem precisar investir em áreas que não possuem possibilidade de sucesso. Portanto, o uso do BI abre portas e oferece inúmeras oportunidades de crescimento.  

Afinal, como o Business Intelligence funciona na prática?

Apesar de complexo, trabalhar com o Business Intelligence traz mudanças significativas. Afinal, as organizações passam a atuar com uma base de dados detalhada e se tornam capazes de entender exatamente quais as demandas dos clientes e necessidades do mercado. 

No entanto, vale lembrar que o BI não é uma ferramenta que diz exatamente o que a empresa deve fazer e não produz relatórios padronizados com todas as informações que os desejadas. 

Sendo assim, é fundamental que exista uma análise profunda e detalhada dos dados coletados para ações efetivas e investimentos assertivos.

De uma forma prática, com o BI, uma empresa que deseja aprimorar sua cadeia de suprimentos, por exemplo, pode encontrar falhas e determinar quais processos precisam de atenção urgente.

Já para as vendas, esse processo pode ser usado na segmentação de consumidores e especificação de ofertas para cada etapa do funil de vendas. O atendimento também pode utilizar os insights para garantir uma experiência positiva e ágil aos consumidores.

No marketing, o Business Intelligence já é muito utilizado em campanhas de atração e retenção de clientes, além de contribuir para estudo de persona.

Onde o BI coleta dados?

A coleta de dados realizada pelo Business Intelligence é feita por meio de softwares como CRM de vendas e automação de marketing. Além disso, é possível captar informações nas redes sociais e demais plataformas que os usuários usam em seu dia a dia. 

A escolha do meio de coleta varia de acordo com a necessidade da empresa e seus objetivos. Portanto, se um empreendimento quer saber os hábitos de consumo de conteúdo, por exemplo, ele deve optar por uma coleta no site e plataformas sociais. 

Esses dados também podem ser coletados nos relatórios internos de Marketing e Vendas, conversas com ex-clientes, benchmarking e diversas outras abordagens. O importante é que a empresa utilize ferramentas para apresentar esses dados com clareza.

Quais dados são coletados pelo BI?

O tipo de dado que deve ser coletado corresponde aos objetivos que a empresa possui. Ou seja, se um time de vendas, por exemplo, deseja segmentar os consumidores e trabalhar abordagens mais personalizadas, é necessário que o BI seja usado para coletar dados sobre hábitos de consumo.

Sendo assim, para utilizar essa tecnologia de forma efetiva, o empreendimento precisa definir os canais mais relevantes para suas estratégias. Assim como, quais informações devem ser coletadas.

Os principais dados que podem ser coletados para potencializar ações são:

  • Entradas de visitantes no site;
  • Páginas com maiores taxas de conversão;
  • Caminhos que o visitante fez;
  • Localização dos usuários;
  • Item comprados;
  • Horários de acesso;
  • Dispositivo que foi usado;
  • Canais de atendimento mais utilizados.

Marketing Digital e Business Intelligence

Citamos anteriormente que o BI já é amplamente utilizado no marketing, mas como exatamente essas duas estratégias podem se unir e serem aplicadas?

A princípio, o Business Intelligence pode ser usado para coletar informações importantes sobre os consumidores de uma marca, como por exemplo: hábitos de consumo do conteúdo, principais plataformas usadas e demais informações. 

A partir delas, a empresa é capaz de entender as necessidades e desejos de sua persona e pode começar a trabalhar com campanhas mais personalizadas. 

Assim, as ações passam a dialogar diretamente com o perfil do consumidor, tornando-as mais efetivas e preparando os clientes para as próximas etapas do funil.

Use o Business Intelligence para desenvolver seu negócio!

O Business Intelligence, ou BI, é uma estratégia voltada para a coleta e transformações de dados em informações relevantes. Com análise de dados, os empreendimentos são capazes de tomar decisões mais assertivas para seu desenvolvimento. 

Esse recurso é utilizado por meio de softwares, aplicativos e outras ferramentas, podendo ser implementado em setores como marketing, RH e financeiro. 

Vale lembrar que utilizar o Business Intelligence contribui para otimizar operações e encontrar oportunidades. Além de obter insights valiosos para potencializar as ações da empresa. 

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