Cadastro de clientes: Faça o seu com 4 dicas imperdíveis

O cadastro de clientes é uma forma para que você fidelize todos os compradores dos produtos ou serviços do seu negócio. Saiba a sua importância agora mesmo!

Você tem alguma noção de como realizar o cadastramento dos seus clientes? Ou melhor: você sabe o que isso significa para o seu negócio? 

Em palavras bem curtas, o cadastro significa manter o controle a respeito do que essas pessoas consomem dentro da sua loja. 

Apesar de parecer bem simples de ser feito, há muitos segredos por trás dele e, para conhecê-los, você não pode deixar de ler este conteúdo!

Mas o que é cadastro de clientes?

O cadastro de cliente é considerado uma ferramenta de gestão da qual tem como principal objetivo fazer com que você entenda melhor o público-alvo da sua empresa.

Essa ficha de cadastro serve também para encontrar maneiras inovadoras de oferecer os produtos ou serviços da sua marca, ao mesmo tempo em que o custo de captação diminui.

Basicamente, a ferramenta funciona de modo a inserir e monitorar informações atualizadas dos compradores da sua empresa – sejam eles pessoas físicas ou jurídicas -, a fim de conhecer um pouco mais os seus comportamentos e interesses.

Graças a essa função, a ficha cadastro cliente ajuda você a vender mais, pois foca totalmente no relacionamento que você terá com cada prospect.

Não à-toa, hoje até existe uma função voltada exclusivamente para a gestão relacionamento com os clientes, chamada CRM, que significa Customer Relationship Management.

Com esses profissionais, ter a ficha de cadastro de clientes para imprimir se torna muito mais fácil, uma vez que estratégias são elaboradas para que a fidelização de cada comprador aconteça.

Afinal, você terá em mãos dados de pessoas que permitiram o recebimento de um e-mail de alguma campanha, o telefonema de algum vendedor atencioso, entre outras ofertas exclusivas da sua empresa.

Apesar de, às vezes, essas simples ações não cumprirem com o papel desejado, elas servem que para a sua marca se aproxime cada vez mais do consumidor. 

Por que fazer cadastro de clientes?

Mulher sorrindo em frente ao notebook após fazer cadastro de clientes.

Diversas empresas, principalmente as de micro e pequeno porte não dão muito valor em fazer a correta gestão da ficha de cadastro.

Isso porque, como o dia a dia é extremamente sufocante e com muitas tarefas a serem realizadas ao mesmo tempo, não é possível enxergar os benefícios que o cadastro de cliente traz para o negócio.

Para convencer você que realizar a manutenção frequente da ficha cadastro cliente é fundamental para a sua empresa, listamos quatro benefícios dessa ferramenta: 

  1. Obter dados de cadastro de cliente: sempre que a venda de um produto ou serviço da sua empresa for realizada, é importante complementar a ficha de cadastro para imprimir com dados captados pelos seus colaboradores que, caso tenham sido treinados, conseguem novas informações de modo criativo para sempre entrar em contato com aquele indivíduo; 
  2. Reconhecer as opções de compras dos consumidores: fazer o registro de todas as compras feitas pelos seus clientes é uma maneira de saber quais são os seus interesses e preferências. Em outras palavras, é a melhor forma de direcionar as campanhas certas para quem quer recebê-las, aumentando efetivamente a possibilidade de vendas; 
  3. Ter feedback sobre produtos ou serviços: o terceiro benefício de saber como fazer cadastro de clientes é reconhecer o que os compradores acham dos produtos ou serviços da sua empresa. Isso porque o contato com cada pessoa será feito com frequência e, sendo assim, saber se ela está satisfeita com o que adquiriu se torna muito mais fácil; 
  4. Fidelizar clientes: a partir do momento em que você completa a ficha de cadastro com informações úteis sobre esses indivíduos, fica mais simples focar em estratégias de pós-venda, oferecendo um atendimento bem mais personalizado e íntimo. Afinal, o segredo da fidelização é fazer com que você faça o seu cliente se sentir especial. 

Quais informações são necessárias para o cadastro de clientes?

Bom, agora que você sabe o que é cadastro de cliente e entende quais são os seus benefícios, chegou a hora de tomar o próximo para saber como fazer cadastro de clientes.

Antes de mais nada, é preciso que você faça uma decisão a respeito do formato do cadastro, que pode ser digital ou impresso.

Depois, chegou o momento de decidir quais informações devem constar nesta ficha.

No caso de pessoa física, os dados são:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;
  • CPF. 

Caso queira deixar essa ficha cadastro cliente bem mais completa, é possível incluir informações do histórico de compra do mesmo.

Fora isso, dados mais pessoais também podem levar você a se dar bem com este consumidor, como a profissão dele e quais são os seus hobbies.

Para pessoa jurídica, as informações que precisam conter na ficha de cadastro para imprimir são:

  • Razão Social; 
  • Nome Fantasia; 
  • CNPJ;
  • Data de fundação; 
  • Endereço; 
  • Contato (telefone, e-mail etc.); 
  • Atividade econômica; 
  • Total de funcionários. 

Na hora de pedir esses dados para os clientes do tipo pessoa jurídica, é preciso ter muito cuidado no momento de solicitá-los.

Pois há o risco de pensarem que você está invadindo a privacidade deles, impedindo que a ficha cadastro cliente não surta nenhum efeito no seu empreendimento. 

Como gerenciar os dados do cadastro de clientes?

Para que você saiba realmente como fazer cadastro, é preciso que todas as informações se encontrem organizadas.

A partir disso, todos os dados anotados irão batalhar a favor do seu empreendimento, que deve seguir alguns métodos de cadastramento para isso.

A melhor opção para realizar o cadastro de cliente é: 

Cadastramento 3.0

Atualmente, os leads (potenciais clientes do seu negócio) recebem contato por meio online, algo que é conhecido como SAC 2.0.

Graças a isso, é possível valorizar muito mais o contato com os potenciais compradores dos seus produtos ou serviços em diferentes canais de comunicação.

Mas como tudo evolui, hoje já é possível reconhecer o SAC 3.0, que garante vendas muito mais qualificadas e que possui um conceito extremamente simples.

Isso porque, ao utilizar o cadastramento do tipo 3.0, o comportamento dos clientes são avaliados ao invés de ter somente os dados.

Assim, pela internet, você consegue também replicar as suas atividades para o atendimento presencial.

Afinal, esse atendimento se baseia completamente na produção de conteúdo útil e relevante do seu mercado, que tem como metodologia principal o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.

Desse modo, as suas ações são muito mais intensificadas, causando o impacto necessário para vender mais. 

Reconhece a importância do cadastro dos seus clientes? Então coloque tudo o que aprendeu em prática! 

Neste conteúdo você viu que fazer o cadastramento dos seus clientes é extremamente fundamental para fidelizar essas pessoas.

Afinal, quanto mais informações úteis você tiver sobre esses compradores, maiores serão as chances de implantar ações para satisfazê-los todos os dias.

Sendo assim, não perca a oportunidade de facilitar todo o seu processo de vendas e invista agora mesmo no cadastramento de clientes!