Como descobrir a persona do seu e-commerce?

Saber qual é a sua persona é algo de extrema importância para sua loja virtual, assim, você poderá criar estratégias mais eficientes para o seu negócio. 

Mas, antes que eu faça algum apontamento, vamos entender o que é persona e qual a diferença entre público-alvo. 

O que é público-alvo?

O público-alvo é determinado por um grupo de pessoas ou organizações que possuem um mesmo perfil ou semelhança de consumo.

Exemplo de público-alvo

Mulheres de 24 a 30 anos, residentes do Brasil, solteiras, graduadas em publicidade, com renda média de R$ 3.000,00, que gostam de gastronomia e viagens.  

Para definir esse perfil são realizadas pesquisas que envolvem fatores demográficos, gênero, faixa etária e outros.

O que é persona?

A buyer persona – ou somente persona, é uma das definições mais importantes dentro do marketing para que você possa produzir conteúdo, criar novos produtos, fazer uma segmentação maior, decidir qual tipo de publicidade escolher, pensar quais redes sociais você quer estar presente, de acordo com os interesses do seu cliente. Podemos dizer que a persona é um perfil mais aprofundado e segmentado, o que fortalece a relação entre consumidor e marca, além de aumentar as conversões em vendas.

Para criar a persona da sua loja virtual, você deve considerar dados reais sobre as características demográficas e pessoais, como o comportamento dos seus clientes, hobbies e interesses, estilo de vida, objetivos, desafios e preocupações. Com esses atributos reunidos, você poderá criar um personagem semi-fictício para direcionar suas estratégias.

Exemplo de persona: Camila tem 26 anos, é jornalista recém-formada e trabalha em uma agência de publicidade. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, para conhecer diferentes culturas. Ela adora viajar, é solteira e está poupando dinheiro para ir ao exterior. Está procurando uma agência que a ajude a encontrar trabalho e conseguir uma vaga em uma faculdade da Espanha.

Ou seja, persona e público alvo são categorias diferentes a serem decididas no seu negócio online. É importante que ambos estejam bem estabelecidos para melhor direcionamento de campanhas de marketing e estratégias de comunicação.

Afinal, não dá certo vender produtos de origem animal a veganos. Quem não lembra da propaganda de uma marca de carnes com a presença de uma celebridade vegetariana? Credibilidade zero e toda sua estratégia vira piada em redes sociais. 

Qual é a importância da persona para o e-commerce?

Se você até hoje tomou decisões baseadas em “achismos”, provavelmente você não teve o resultado esperado. 

Por isso, conhecer a linguagem, os problemas, necessidades, dores e desejos da sua persona é algo que te levará a ter estratégias bem definidas. 

Como na atração de leads, criação de conteúdos e até mesmo no fechamento de uma venda, saber a persona do seu negócio é algo que toda empresa deve. 

A seguir, veja 7 benefícios de definir a persona de sua loja:

1. Determinar o tipo de conteúdo/produto que você deve investir;

2. Aumentar o retorno sobre o investimento – porque você conseguirá focar em estratégias que fazem mais efeito para a sua persona;

3. Guiar o planejamento de marketing – mostrando os principais interesses e problemas dos seus clientes;

4. Direcionar as campanhas patrocinadas – com informações mais detalhadas sobre o seu cliente ideal, você consegue fazer uma segmentação mais específica e assertiva;

5. Contribuir para SEO – entendendo o conteúdo esperado e como ele é pesquisado, é mais fácil projetá-lo para que as pessoas encontrem o que procuram, não retornando à página de busca e favorecendo o rankeamento orgânico;

6. Fidelizar seus clientes – a persona é essencial para traçar estratégias de fidelização dos clientes, como e-mail marketing e conteúdos especiais nas redes sociais, ações de pós venda, tendo em vista que a empresa sabe com quem está falando e como deve agir;

7. Mapeamento do funil de vendas – com a sua persona definida, fica mais fácil identificar os estágios do seu funil de vendas. Quais as dúvidas e questionamentos específicos, quais as soluções que você vai oferecer para que o cliente chegue mais preparado ao fundo do funil.

Importante ressaltar que geralmente o dono do negócio não é o público alvo ou a persona do negócio. Por isso os estudos são importantes para que a comunicação e campanhas não sejam feitas às cegas e o resultado desejado não seja atingido.

Agora você já sabe o que é e como criar a persona da sua loja, por isso, vale a pena parar um tempinho para criar e aplicar essas estratégias em sua loja.