Site institucional: o que é e para que serve

Site institucional é a palavra-chave para alcançar o sucesso com a sua empresa. Afinal, em meio a constante evolução tecnológica, é difícil encontrar uma pessoa que não esteja presente na internet. 

E, ao observar esse cenário, as empresas que não estão presentes na internet, parecem não existir. Além disso, pesquisas apontam que a maioria dos brasileiros que pretende fazer a compra de um produto ou serviço, pesquisa as melhores opções na internet. 

Atualmente, mais de 130 milhões de brasileiros estão presentes na internet. E, se você é dono de um negócio, criar presença online deixou de ser uma vantagem, e se tornou uma obrigação. Confira, a seguir, mais informações sobre o site institucional. 

Descubra o que é um site institucional 

De maneira geral, um site institucional é a página profissional de uma empresa na internet. Ou seja, essa é a porta de entrada para novos clientes conhecerem a sua empresa, encontrando informações relevantes sobre os produtos ou serviços ofertados. 

Um site institucional é o cartão de visitas para sua empresa na internet. Mas para que ele agrade os usuários, é essencial contar com uma plataforma simples e rápida, sem deixar de lado o profissionalismo. 

Existem algumas diferenças entre um site institucional e demais plataformas digitais, principalmente no tipo de conteúdo proposto para cada um deles. Portanto, tudo depende do que você pretende oferecer aos usuários. 

Porém, de maneira geral, essa plataforma servirá para promover a sua empresa na internet, contando com os principais dados sobre ela, como endereço, número para contato e demais informações. 

Por fim, embora esses dados estejam presentes no site institucional, o principal elemento é o profissionalismo que a página transmitirá. Um simples erro pode comprometer totalmente a mensagem que você pretende transmitir aos usuários. 

Quais são as principais características desta plataforma?

Como citado anteriormente, o site institucional serve para suprir as necessidades das empresas, assim como seus clientes e demais interessados. Por essa característica, ele é conhecido como o principal meio de comunicação entre uma empresa e o público. 

Além disso, esse site conta com algumas características que o diferenciam dos demais sites e blogs da internet. Essa também é a melhor maneira de identificar quais dados são importantes para criar o seu e se destacar entre a concorrência. 

  • As informações são atualizadas;
  • As páginas são mais rápidas e intuitivas;
  • O site é otimizado e funciona em qualquer dispositivo;
  • Os conteúdos devem ser relevantes;
  • O visual da página deve ser limpo e contar com todos os dados relevantes sobre a empresa.

Vale ressaltar que a página deve ser rápida e relevante. Afinal, essa é a melhor maneira de obter um bom ranqueamento do seu site nos principais mecanismos de busca, como o Google. 

Qual o objetivo de criar um site para sua empresa? 

Agora que você conhece as principais características do site institucional, é essencial descobrir qual é o objetivo desta página. Embora esteja claro que ter essa página é fundamental para alavancar qualquer negócio, muitos empresários não têm essa ideia. 

De maneira geral, se você quer criar uma identidade visual para o seu negócio, alavancando as vendas, é essencial criar esse site. Porém, se você ainda tem dúvidas, confira mais informações sobre os objetivos dessa página para a sua empresa. 

1. Reconhecimento de marca

Atualmente, com a grande popularidade dos smartphones, cada dia mais pessoas fazem pesquisas sobre produtos e serviços na internet. E, se a sua empresa não está no universo digital, estará perdendo chances de fechar novos negócios. 

Portanto, ao criar um site, você está oferecendo reconhecimento de marca para o seu negócio. E, quando o usuário acessa a sua página pela primeira vez, ele reconhece todos os aspectos relevantes sobre sua empresa. 

2. Atrair novos clientes

Uma das principais estratégias de atração de novos clientes é, sem dúvidas, o marketing digital. Afinal, ao aplicar essas técnicas em seu negócio, é possível conquistar novos clientes.

Além disso, essa estratégia é mais acessível que as demais mídias, como a TV. Mas para que você comece a fazer sucesso com o marketing digital, o primeiro passo é a criação de um site institucional. 

3. Melhora o relacionamento com os clientes

Por fim, se o seu objetivo é melhorar o relacionamento com seus clientes, a criação do site é uma das melhores estratégias. Mas para alcançar esse objetivo, é essencial aplicar as técnicas de marketing digital corretamente. 

Porém, de maneira geral, o seu site é um espaço que estará disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para seus clientes. Essa é uma das melhores maneiras do cliente encontrar informações relevantes sobre sua empresa, como endereço ou telefone.

Os clientes também podem tirar dúvidas sobre seu produto ou serviço, além da possibilidade de dar feedbacks. Tudo isso é fundamental para melhorar o relacionamento com os clientes, captando e retendo novos contatos.