Quanto custa otimizar um site?

No momento de criar sites, todos eles precisam de SEO, mas como saber quanto pagar ou em quem confiar seu site? 

É importante saber como definir expectativas, identificar otimização de baixa qualidade e conhecer algumas das faixas de preços que você deve esperar pagar por um SEO de qualidade no mercado atual.

O SEO é uma estratégia de marketing online amplamente adotada que é usada para aumentar o conhecimento da marca, construir tráfego direcionado e promover o desempenho de sua organização nos resultados de pesquisa de mecanismos de pesquisa, como o Google.

Embora os benefícios de um bom SEO sejam claros, o custo de aplicar as técnicas de SEO pode variar significativamente, dependendo dos objetivos da empresa e do tipo de estratégia que está sendo implementada. 

Não importa qual seja o seu orçamento, os custos associados à aplicação de SEO devem ser vistos como um investimento para o seu negócio e, com qualquer investimento, você deve se preocupar em construir o melhor ROI possível.

Antes de assinar qualquer linha pontilhada com qualquer agência digital, pondere cuidadosamente e documente o que você pretende realizar com sua estratégia de SEO.

Concentre-se em ser realista com seus objetivos, o que o ajudará a determinar um orçamento adequado para gastar em seu investimento em SEO .

Continue a leitura e compreenda o que é importante considerar quando o assunto é quanto custa otimizar um site! 

Então, quanto em média custa otimizar um site? 

Sabemos que os proprietários de empresas esperam uma resposta direta aqui. Você quer um valor simples que se encaixe perfeitamente em seu orçamento mensal ou anual.

A realidade é que o custo de SEO pode variar drasticamente dependendo dos serviços que você precisa ou deseja. O preço do pacote de SEO difere com base em muitos fatores, como:

  • Quantidade de conteúdo necessário;
  • Expectativas;
  • Projeções para o crescimento dos negócios;
  • Gama de serviços necessários e muito mais. 

É importante que tenha uma boa ideia do que esperar ao obter cotações de preços de SEO para não ficar sobrecarregado.

Entenda a seguir como fazer um orçamento adequado para serviços de SEO de alta qualidade e evitar cair em propostas que não são boas. 

Como os preços dos serviços de SEO são determinados ?

Para receber uma estimativa precisa dos preços de SEO de um profissional ou agência, primeiro você precisará fornecer algumas informações sobre sua empresa. 

Isso ajudará um profissional de marketing de SEO a determinar quanto trabalho será necessário, o tipo de conteúdo necessário e aproximadamente por quanto tempo os projetos devem ser concluídos.

Alguns desses fatores importantes incluem (mas não estão limitados a):

  • O estado atual da sua presença de pesquisa;
  • A receita média por venda;
  • Taxa de fechamento de leads para vendas;
  • Metas de campanha;
  • Rapidez que você deseja ver os resultados;
  • Como o orçamento de marketing atual é alocado (como porcentagem das vendas brutas).

Isso explica em parte por que os preços de SEO podem ser tão diferentes.

Riscos e considerações ao escolher uma solução

Escolher a solução de SEO certa requer uma pesquisa cuidadosa para garantir que você encontre o parceiro de serviço correto para gerar resultados. Ao comprar no mercado, fique atento a estas bandeiras vermelhas:

1. Resultados instantâneos ou garantias excessivamente zelosas

Não importa o quão excelente seja o especialista, agência ou consultor de SEO, eles não devem dar nenhuma garantia sobre o desempenho durante a noite ou resultados rápidos e garantidos. 

Um bom SEO pode levar até seis meses para começar a afetar positivamente sua campanha.

O provedor de SEO que você escolher deve explicar os detalhes enquanto você conversa com eles sobre como eles planejam atingir seus objetivos dentro de um determinado cronograma. 

Para campanhas mais complexas, você pode esperar que levará cerca de 12 meses para começar a ver retornos significativos.

2. Técnicas de construção de links suspeitos

Desconfie de qualquer estratégia que recomende a compra de grandes quantidades de links, seguidores ou listas de e-mail. 

No curto prazo, essas técnicas podem acelerar seus esforços de SEO, mas isso pode prejudicar a reputação do seu site.

O Google e outros mecanismos de pesquisa procuram atividades suspeitas ou de SEO e, se descobertas, podem penalizar ou até mesmo colocar seu site na “black list”. 

Certifique-se de que o provedor com o qual você está trabalhando tenha experiência em lidar com penalidades e saiba como localizar backlinks incompletos.

Não é incomum hoje em dia que os concorrentes usem algumas dessas técnicas em massa para afetar negativamente o SEO de seus concorrentes. 

Uma boa empresa de SEO saberá como protegê-lo desses problemas e, se o pior acontecer, saberá como reparar qualquer problema rapidamente.

3. Soluções caras sem histórico comprovado

É fato que algumas opções de SEO são mais caras do que outras, mas essas soluções devem ter uma razão de estar dentro de uma faixa de preço mais alta. 

Ao considerar essas opções mais caras, peça à agência de SEO referências de clientes antigos e atuais e procure provas de que eles geraram sucesso com campanhas que se alinham de maneira semelhante aos seus objetivos. 

Peça-lhes uma proposta detalhada com base em seus objetivos e peça-lhes que articulem por que seus serviços são mais benéficos do que outras opções de SEO em seu mercado.

Conclusão

Você provavelmente chegou até este artigo esperando encontrar uma quantia exata de preço para investir em SEO. 

Porém, a grande realidade é que os preços para este tipo de serviço podem variar muito de acordo com a sua necessidade e o serviço de SEO. 

No momento de contratar alguém para aplicar essa estratégia ao seu site, bosque por uma opção adequada para o seu orçamento, mas, principalmente, que seja de qualidade para que realmente consiga gerar resultados.