Gestão de pessoas, você sabe como liderar sua equipe?

Podemos destacar que a gestão de pessoas é um conjunto de diversas técnicas de RH destinadas a desenvolver o capital humano em uma organização. Em outras palavras, a gestão de pessoas tende a ser um processo destinado a melhorar o desempenho dos funcionários e da empresa.

Investir em equipes têm o potencial de deixar os profissionais mais satisfeitos e engajados em seu trabalho, impactando positivamente os objetivos de negócio da empresa.

Porém, isso não significa que estamos falando sobre ações, como oferecer lanches, lounges e jogos, mas sim trabalhar para um objetivo maior É aí que entra a gestão de pessoas, prática fundamental que pode fazer uma empresa crescer de forma sustentável, capitalizar na contratação de talentos, direcionar o trabalho dentro da área de RH e garantir cada vez melhores resultados.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas tende a ser uma área responsável pela gestão do capital humano de uma empresa. Esta gestão vai utilizar técnicas de recursos humanos com o objetivo de alinhar os objetivos dos funcionários com os objetivos da organização.

Para isso, os envolvidos na gestão devem se alinhar com a equipe e identificar o perfil que mais se adequa à cultura para focar em ações que engajem, desenvolvam e motivem, as ações que devem estar alinhadas ao planejamento estratégico da empresa.

Você compreende sobre pilares da gestão de pessoas?

Depois de compreender sobre a importância da gestão de pessoas, você deve ter percebido o quanto é importante investir na avaliação do capital humano.

Mas para uma gestão eficaz, é preciso sempre diagnosticar todas as possíveis necessidades dos colaboradores e da organização sempre antes de tomar as medidas com o objetivo de garantir o desenvolvimento e o crescimento interno da empresa.

Porém, para que isso ocorra, será preciso sempre basear qual será o seu trabalho dentro dos pilares da gestão de pessoas, possibilitando sempre uma atuação que seja mais estratégica e eficaz.

1. Motivação

Essa é a base quando apontam todos os pilares e a gestão do capital humano no objetivo de alcançar os melhores resultados desejados, pois diversas pessoas estão motivadas, elas absorvem novas tarefas com uma maior facilidade e mantêm o clima interno harmonioso.

Os funcionários ficam desmoralizados por vários motivos, incluindo falta de metas de trabalho, atitudes rígidas de gerenciamento, culturas organizacionais desagradáveis ​​e ferramentas ineficazes.

Combater esses possíveis fatores que matam a motivação é essencial, assim como determinar se o sentimento é coletivo ou individual.

Para casos isolados, também é importante identificar a causa do desinteresse o mais rápido possível, principalmente quando um funcionário desengajado possa afetar todos da equipe.

2. Liderança

Grandes líderes são a base de equipes de alto desempenho, e equipes de talentos são mais motivadas e engajadas quando lideradas por pessoas que podem admirar.

Portanto, o papel do RH é sempre no objetivo de desenvolver os coordenadores da empresa para que sejam referência para os colaboradores.

Para tanto, a formação de líderes vai muito além das habilidades e das técnicas. Ter uma boa comunicação, um bom relacionamento interpessoal e, o mais importante, as perspectivas humanas da equipe também devem ser valorizadas.

3. Comunicação

Infelizmente, em algumas empresas, a comunicação clara continua sendo um déficit. Mas este é um pilar importante da organização, por isso deve ser o objetivo da gestão de pessoas.

Os gestores devem se comunicar de forma segura, eliminando todos os possíveis ruídos que possam atrapalhar os processos e relacionamentos. Quando uma organização promove práticas de comunicação transparentes e inclusivas, o talento se sente mais seguro na hora de apresentar as suas ideias e fazer a diferença.

Os profissionais querem que seus gerentes os ouçam e também tendem a perder a motivação quando se sentem sem palavras.

Portanto, o RH deve trabalhar para quebrar as barreiras de comunicação e reduzir o ruído em torno do ambiente corporativo. Uma maneira de fazer isso é se comunicar de forma mais horizontal e intencional. Já existem métodos e ferramentas disponíveis para a gestão conectar mais de perto todos os níveis do organograma.

4. cooperação

Cooperação é quando duas ou mais pessoas trabalham juntas para alcançar um objetivo comum. As empresas que brilham no mercado apostam na cooperação. Ter uma visão competitiva pode ser prejudicial ao ambiente de trabalho, por isso é importante criar um ambiente mais colaborativo.

A formação de equipes é um conceito fundamental na gestão de pessoas e ajuda a reunir todos os trabalhadores para colaborar e trabalhar juntos para fins pessoais e comerciais.

Dar e aceitar ideias e opiniões de outras pessoas cria confiança entre os trabalhadores e seus líderes. Os trabalhadores se sentem mais livres para contribuir com suas ideias, o que leva a uma melhor inovação e mais treinamento.

5. Capacitação

O RH deve valorizar o capital humano, investindo sempre na capacitação dos profissionais da empresa. Isso tem sido cada vez mais solicitado à gestão de RH, pois é uma coisa importante.

Manter funcionários talentosos na empresa é uma maneira de garantir que eles permaneçam lá. Mas ter trabalhadores qualificados produz resultados ainda melhores, mais criatividade e trabalhadores mais felizes. As equipes precisam ser treinadas mais do que ocasionalmente, e o treinamento precisa ir além das habilidades relacionadas aos aspectos técnicos do trabalho.

6. Treinamento e desenvolvimento

Equipes de alto desempenho se envolvem continuamente em treinamentos por meio de cursos online, gerando tanto resultado quanto os treinamentos presenciais, tendo a vantagem de serem baseados no tempo disponível do colaborador.

Agora que você compreende todos os pilares necessários para a gestão por resultados, é fundamental sempre garantir com que as empresas e seus líderes não encarem todos os funcionários como sendo um custo.

É uma ideia ultrapassada quando as empresas contratam “chefes” para administrar equipes de maneira opressiva e demitir funcionários quando a organização não está gerando os lucros esperados.