O que é o Processo de Vendas Consistente (PVC)

processo de vendas

Vender produtos e serviços não se baseia apenas em uma única ação, por isso é importante ter em mente que o processo de vendas vai muito além de apenas fechar um negócio. Entenda mais sobre isso no conteúdo a seguir.

Durante algum tempo a venda por si só pode funcionar, porém, vender sem um plano elaborado e estratégias adequadas não dá mais certo.

Todo empreendedor começa a entender isso quando as dificuldades de encontrar consumidores aparecem

Mas o que pode ser feito para contornar este problema? É neste momento que entender o processo de vendas e o implementar é fundamental para o crescimento e sucesso da empresa.

Este modelo de regras se baseia em um funil e suas camadas variam de acordo com as características de cada organização. Os direcionamentos são feitos para garantir maior quantidade de vendas e, consequentemente, maior rentabilidade.

Se você ficou curioso sobre o processo de vendas e deseja mais êxito no seu negócio continue neste artigo e descubra novas estratégias!

O que é um Processo de Vendas?

Na vida e nos negócios, não ter estratégias e respeito aos planos estabelecidos pode desencadear uma série de problemas desanimadores.

Com as vendas a história é a mesma, por este motivo elaborar um modelo a ser seguido é importante para o andamento da empresa.

Este é um método que consiste em atividades e ações utilizadas pelo time comercial a fim de melhorar o índice de vendas e aumentar a lucratividade da empresa.

Para isso, essa metodologia deve ser desenvolvida de forma que seja:

  • Fácil: todos os envolvidos no time devem conseguir compreender com facilidade as estratégias;
  • Escalável: é necessário ter condições de crescimento e melhorias;
  • Mensurável: se lembre que é importante trabalhar com métricas e objetivos a serem alcançados;
  • Calculável: tenha cenários possíveis de resultados e expectativas atingíveis.

O processo de vendas também é modelado de acordo com o tipo de segmento, público consumidor (B2B ou B2C) e modelos de venda (loja física, varejo, e-commerce, entre outros).

Todos esses detalhes contam para a elaboração das etapas que devem ser adotadas pela equipe de vendas.

Processo de Vendas Consistente (PVC)

O processo de vendas consistente (PVC) é um conjunto de ações e estágios que servem como direcionamento para os profissionais do comercial aplicarem aos possíveis clientes.

Isso significa que o consumidor é acompanhado desde o momento de prospecção até a finalização da compra, com ações personalizadas e campanhas estratégicas.

Este tipo de método pode ser replicado em diversas áreas dentro de uma empresa e para diversos negócios. Isso significa que o PVC não “sai de moda”.

Pode ser amplamente utilizado como um guia e garante à empresa uma organização eficiente e maior número de resultados positivos.

O investimento neste tipo de ação é benéfica porque diminui margens de erros dentro de etapas estruturadas, projetadas e aplicadas da forma correta.

Isso significa que as performances comerciais podem melhorar de maneira exponencial.

As etapas do processo

O PVC é composto por algumas etapas relacionadas ao acompanhamento do cliente durante todo o processo, veja mais:

Prospeção

A prospecção é o início de todos os questionamentos que devem ser respondidos durante o processo, tais como: quem é o público, quais setores da indústria podem se interessar pelo produto, entre outras perguntas que resultam na persona.

Esta etapa também pode ser realizada com o uso das técnicas de marketing digital, como a divulgação, popularidade, conteúdo e tecnologia.

Qualificação

Nesta fase, o cliente é estudado para que a empresa saiba se os produtos atendem às suas expectativas.

As perguntas continuam e as respostas definem as estratégias corretas. É um trabalho personalizado.

Mais uma vez o marketing digital pode estar presente, qualificando os leads para avaliar quais são possíveis compradores e quais (ainda) não.

Investigação

A investigação é uma mistura de descobertas e apresentação por meio de conteúdos relevantes.

Primeiro é interessante entender quais são as dores do lead, o que ele busca, quais problemas enfrenta e se deseja soluções.

A partir desse ponto é importante criar conteúdos que demonstrem autoridade sobre o assunto e autonomia para resolver o problema dele.

Apresentação

As etapas passadas são fundamentais para selecionar possíveis leads para a apresentação.

Para evitar erros é importante que as avaliações anteriores sejam eficientes. Dessa forma, no momento que se encontrar com o cliente o setor de vendas consegue realizar a abordagem com sucesso.

Se este lead não for avaliado corretamente, todo o processo pode ser uma perda de tempo. Uma vez que ele ainda não está convencido da confiabilidade do produto, projeto ou serviço a venda pode ser perdida.

A apresentação, normalmente, acontece pessoalmente e tem caráter de urgência – para o fechamento da venda.

Proposta

A proposta não possui segredo nenhum. É uma reunião onde o cliente e o comerciante buscam entrar em um acordo em relação à proposta.

Objeções são contornadas e um verifica o que pode ser melhor para o outro e vice-versa.

É o momento de empatia e identificação com o consumidor. Se ele se sentir acolhido, envolvido e respeitado, é possível caminhar para um fechamento mais tranquilo.

Fechamento e pós-venda

Se todas as etapas anteriores tiverem sido realizadas com sucesso, de maneira correta e assertiva, o fechamento vai resultar no triunfo da venda. E para além disso: a fidelização do cliente.

O pós-venda diz respeito ao cuidado do comprador mesmo depois que o contrato já foi assinado.

Busque realizar um fechamento conciso com um trabalho de pós-venda atencioso, objetivo e empático. Dessa maneira, é possível garantir que este consumidor se torne comprador assíduo da marca – de forma natural.

O sucesso vem!

Como sempre falamos, não existe uma fórmula mágica para chegar ao sucesso e bombar as vendas da sua empresa. Para tudo que fazemos, é importante dedicação, paciência e muito conhecimento.

O processo de venda consistente (PVC) é uma estratégia excelente para atingir diversos públicos ao longo do tempo e elevar o nível da marca.

Várias pessoas influentes utilizam este método e sabem que funciona. O trazer para sua área de atuação vai agregar muito valor ao seu empreendimento.

Venha bombar suas vendas também! Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de todas as novidades do mundo dos negócios.