CRO: O que é, sua importância e aprenda a traçar boas estratégias com esse método

Nos últimos tempos, foi possível observar o crescimento da concorrência e da demanda por resultados de marketing. É por meio desta necessidade que surgiu o conceito de Conversion Rate Optimization (CRO). 

Portanto, se o seu objetivo é melhorar os resultados de marketing da sua empresa, vale a pena conhecer de perto o conceito de CRO, seus principais benefícios e as estratégias que podem ser empregadas para sua utilização de maneira mais eficiente. 

Dito isso, sabemos que muitas pessoas não sabem o que é o conceito de CRO, e além disso, entendemos que muitas estratégias de marketing, às vezes, podem não funcionar da maneira que esperamos.

Mas não se preocupe, isso é normal acontecer, mesmo que uma equipe esteja focada em aumentar o alcance de uma usinagem de peças de alumínio, por exemplo. 

Para te ajudar nessa tarefa, mostraremos como o método pode ser aplicado na sua estratégia de marketing digital, obtendo os melhores resultados possíveis. Confira:

O que é o CRO?

Antes de entender o que de fato é o CRO, é necessário ter muito claro o conceito de conversão, ou seja, qualquer ação realizada em site, landing page ou outro ponto de contato da organização com um potencial cliente, que leve o visitante a fazer uma compra. 

Sabemos que a tarefa de fazer com que o cliente compre, não é fácil, e é justamente nessa parte que entra o CRO, que nada mais é do que o uso de estratégias e técnicas que estimulem ao máximo a realização delas pelos potenciais clientes de uma empresa. 

Vale pontuar que essas técnicas não levam em consideração apenas a implementação e melhoria de recursos no site, mas fazem isso se baseando em dados que apontam os melhores caminhos para as conversões. 

Vantagens do CRO

O CRO consegue oferecer benefícios que vão impactar diretamente na lucratividade de até mesmo uma empresa de montagem mecânica industrial e outros negócios do mercado. No geral, as vantagens são:

Aumento das vendas

A quantidade e a qualidade das vendas de uma empresa que trabalha na internet, estão diretamente ligadas ao número de conversões realizadas em seus canais de marketing, como o site. 

Por esse motivo, ao aumentar a quantidade de conversões, aumenta-se naturalmente a captação, nutrição e qualificação de leads. Isso significa que eles serão mais educados para realizar a compra. 

Melhora no retorno de investimento

Com a coleta de dados, é possível saber quais são as melhorias que dão mais resultados para a sua empresa de aluguel de empilhadeira, aumentando assim o ROI (Return on Investiment). 

Maior autoridade da marca

Por fim, uma ótima vantagem que é promovida pelo CRO, é o ganho de autoridade, visto que a sua empresa passará a oferecer apenas as informações que são, de fato, úteis para o cliente. 

Dessa forma, o negócio acaba naturalmente sendo conhecido no segmento, e ter esse tipo de autoridade faz com que uma loja de EPI de eletricista, por exemplo, passe a ser a primeira opção do público. 

Estratégias de CRO

Inicialmente, é importante pontuar que as estratégias de CRO são baseadas em algumas práticas que devem ser aplicadas no dia a dia. Entenda:

Entregar conteúdos relevantes

A entrega de conteúdos relevantes é super importante porque o seu cliente, ele só quer saber de informações que são, de fato, úteis para ele. Portanto, trabalhe apenas com conteúdos importantes. 

Aplicar técnicas de linguagem aos posts

Em seguida, você deve adotar a linguagem que seja coerente com o seu público-alvo. Ou seja, trace o perfil dos seus consumidores para saber qual a melhor linguagem a ser utilizada nos conteúdos. 

Fazer teste A/B

Por fim, fazer o teste A/B é importante porque ele é o responsável por dividir todo o tráfego recebido por um link de CTA. É com esse teste que você descobre qual a abordagem a ser adotada para converter melhor os seus clientes. 

Empresas que usam o CRO

Para entender de vez a importância que o CRO tem para um negócio, saiba que a estratégia é utilizada por grandes empresas que trabalham diariamente com campanhas de marketing, como: Coca Cola, Nike, Mc Donald’s e outras gigantes do mercado. 

Conclusão

Sabemos que o mercado atual está com uma concorrência muito grande, o que leva empresas a adotar o marketing digital, afinal, ela é capaz de:

  • Aumentar a lucratividade;
  • Gerar engajamento;
  • Ganhar autoridade;
  • Segmentar o público;
  • Entre outras vantagens. 

Dito isso, além de aplicar as estratégias de marketing, incluindo o CRO, é uma ação que garante mais saúde para o negócio. Ou seja, são práticas necessárias para qualquer tipo de empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.