Veja as diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico

Saber as diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico é muito importante para qualquer companhia que deseja ter mais relevância no mercado, principalmente ao identificar os benefícios que ambos os tráfegos podem trazer para você.

Qualquer companhia de ar condicionado para industria na atualidade entende a importância de estar presente nos canais digitais. Essa mudança tem sido parte integral do mercado, que identifica as possibilidades de novas vendas.

Entretanto, para conseguir espaço adequado na internet e para garantir uma estrutura eficiente de comunicação, é preciso que as empresas entendam a forma como as interações são realizadas na internet.

O marketing digital tem feito muitos avanços nesse quesito, mas ainda há muita confusão por parte dos empreendedores, sobretudo aqueles que possuem pouco conhecimento técnico acerca do funcionamento da web.

Toda a movimentação de pessoas em volta de seu site ou blog é considerado o tráfego digital. Isso significa todo o público que acompanha seu material, seja através da página inicial ou entrando nos artigos.

Depois que seu site fica pronto, é muito comum as pessoas descobrirem o material e acessarem-no, desejando conhecer mais do que você tem a oferecer, principalmente se o conteúdo produzido é de qualidade.

Essas pessoas estão trafegando pela internet, e podem ser encontradas de duas maneiras diferentes: com o tráfego orgânico e com o tráfego pago. Ambos têm benefícios e ações que precisam ser realizadas.

Dessa forma, sua estrutura de gerenciamento de obras de pequeno porte na internet pode acabar se tornando uma verdadeira referência no mercado, otimizando esse tipo de questão.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é aquele que surge na companhia de forma espontânea, sem que exista um investimento direto para ele. Isso não significa que não há nenhum tipo de investimento a ser feito, entretanto.

Normalmente, esse tipo de tráfego é gerado através de motores de busca, indicações e compartilhamentos em redes sociais e outros formatos que levam as pessoas a naturalmente encontrarem algum material de sua empresa.

Para conseguir esse tipo de material, o foco é a criação de conteúdo. Ela leva a uma série de ferramentas importantes que ajudam a identificar os resultados que as pessoas recebem quando fazem uma pesquisa por palavras-chave relevantes.

Uma pessoa que esteja buscando por uma banqueta inox piscina pode encontrar sua empresa muito mais facilmente se você tiver um material que direcione o público para esse tipo de conteúdo, que pode ser de diversos modelos de mídia, como:

  • Conteúdo em texto;
  • Produções audiovisuais;
  • Imagens e fotografias;
  • Áudios e podcasts.

Todos estes modelos e muitos outros acabam atraindo um público maior para você conseguir aproveitar todos os benefícios que esse modelo pode oferecer.

Tráfego pago

O tráfego pago é aquele que acontece quando há um investimento direto para atração de novos consumidores. Normalmente, este engajamento vem através de alguma plataforma com espaço para propagandas.

Os próprios motores de busca possuem opções pagas, que deixam o site de sua fábrica de portão automático em um local de destaque, mas vale pontuar que normalmente o buscador indica que o site está naquela posição por se tratar de tráfego pago.

Diferente do modelo orgânico, que precisa de um certo tempo para funcionar, a estrutura de tráfego pago tem resultado imediato. No momento em que você ativa essa função, começa a receber novos visitantes.

Entretanto, diferente do modelo orgânico, que tem um tráfego constante, no caso do tráfego pago ele cessa no momento em que você cancela a operação ou deixa de pagar.

Por isso, é muito importante pensar nessa estratégia como um impulso inicial, para que seu site consiga ter uma boa movimentação em um primeiro momento, até as atividades orgânicas começarem a fazer resultados.

Usar ambas as estratégias é o caminho mais inteligente a seguir para qualquer empreendedor que deseja usar a internet como parte de sua estratégia de marketing.

Considerações finais

O tráfego é uma parte fundamental na utilização de canais digitais como parte de sua estrutura de vendas, e qualquer empresa que deseja ter sucesso hoje precisa saber como utilizar o tráfego a seu favor.

O ideal é sempre contar com os dois modelos, para que eles conversem entre si e possam oferecer um resultado muito mais expressivo para suas ações, otimizando uma série de questões referentes ao tipo de ação que você pode otimizar.

Quanto mais você consegue trabalhar com estes elementos, maior é a chance de se tornar uma verdadeira referência dentro de seu campo de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.