Descubra o que é Digital Twin e quais são os seus benefícios para a indústria

digital twin

O Digital Twin é uma análise tecnológica de um produto. Essa ferramenta reproduz uma versão digital de um protótipo físico para que sejam realizadas melhorias antes do lançamento. Quer saber mais? Continue conosco.

A indústria tem se tornado cada vez mais tecnológica, construindo uma conexão entre ser humano e as ferramentas mais inovadoras do mercado.

O lado bom dessa evolução é que, agora, já é possível criar versões digitais de diversos produtos antes de oferecê-los ao consumidor final. Dessa forma, o desenvolvedor tem a oportunidade de melhorar sua criação.

Quer saber como isso é possível? Então conheça o Digital Twin!

O que é Digital Twin?

O avanço da tecnologia possibilitou que coisas antes vistas como impossíveis se tornassem possíveis. Hoje em dia, conseguimos nos locomover com mais facilidade e até tratar doenças que antes eram descritas como incuráveis.

Agora, podemos simular digitalmente um produto real para realizar testes de desempenho em situações específicas. Esse avanço, aliás, tem tudo a ver com o que vamos te ensinar neste conteúdo.

Se trata do Digital Twin, que cria versões digitais de protótipos físicos para compreender todas as suas funcionalidades.

Também visto como uma análise tecnológica de produtos físicos, esse método funciona como um leitor de desempenho. Ele é geralmente acompanhado por tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outras.

Com os resultados obtidos dessa análise, os gestores, engenheiros, projetistas e desenvolvedores são capazes de tomar decisões mais acertadas. Enxergando problemas que podem ser enfrentados antes de lançar o produto final no mercado.

Além disso, essa ferramenta é capaz de construir um ecossistema digital que promove hiperconexão de sistemas e rastreabilidade. Assim como, a visualização dos produtos em uso por consumidores reais.

Principais benefícios do Digital Twin

Essa solução tecnológica é capaz de fornecer vários benefícios para as empresas. Abaixo, destacamos as principais:

Entender cenários e prever possíveis problemas

Com o Digital Twin, o entendimento de cenários dos quais o produto físico irá se inserir fica muito mais simples.

Isso se dá devido ao fato de que essa análise consegue fazer uma leitura detalhada das situações e prever problemas que podem surgir.

Isso tudo antes mesmo do produto ser lançado no mercado, o que concede uma enorme vantagem para seu negócio.

Redução de custos

Outro benefício é a economia que a sua empresa pode ter ao utilizar o Digital Twin.

Como mencionamos no tópico acima, com essa ferramenta é possível ter uma previsão de futuros problemas.

Desse modo, você consegue reduzir custos e poupar grande parte dos recursos sem correr o risco de ter grandes prejuízos.

Assim a empresa consegue saber onde vale a pena investir e em qual tipo de produto o retorno está sendo maior.

Maior qualidade dos produtos

O Digital Twin permite que todos os fluxos de trabalho sejam documentados por gestores.

A vantagem disso é que, no futuro, esses profissionais conseguem identificar quais itens e serviços foram comprados e em quais momentos eles foram utilizados.

Com esse processo, todos os materiais que apresentarem defeitos serão identificados, bem como o fornecedor deles.

Tipos de Digital Twin

Popularmente, essa representação visual é conhecida como “gêmeo digital”. É uma técnica que pode ser replicada a diferentes tipos de produtos, processos ou sistemas inteiros.

Abaixo, listamos os três principais tipos de Digital Twin para você conhecer:

  • Produto: reprodução de uma cópia digital de um protótipo físico. Seu foco principal é colaborar com melhorias de performance em diferentes cenários e situações;
  • Desempenho: tem como objetivo a otimização de processos. Para isso, ele se apoia em tecnologias como o deep learning, que atua na aprimoração da capacidade dos computadores em compreender melhor os sistemas;
  • Produção: criado para reproduzir um sistema produtivo inteiro. Com ele, as empresas conseguem entender os seus fluxos operacionais e possíveis imperfeições que aparecem nesse processo.

O impacto do Digital Twin na indústria

A ligação do mundo físico com o digital é consequência da Indústria 4.0, que tem impactado a vida do ser humano com as mais altas tecnologias. E o gêmeo digital é uma delas.

Quando trabalhado da forma correta na indústria, o Digital Twin é capaz de medir e transmitir dados através de sensores, que compartilham essas informações com uma plataforma digital.

Dentro desse programa, todos os elementos são coletados e analisados em tempo real, para que padrões sejam identificados.

Dessa forma, com os modelos de produtos físicos que foram criados digitalmente, as empresas do setor industrial conseguem mensurar os resultados que seus lançamentos têm.

Tecnologias envolvidas

No decorrer deste conteúdo, mencionamos algumas tecnologias que permitem que o Digital Twin seja tão útil e benéfico para as empresas.

Agora, vamos apresentar as principais em detalhes, para que você tenha maior conhecimento a respeito:

Inteligência Artificial

Integrando o DNA de um Digital Twin, a Inteligência Artificial (IA) além de atribuir competitividade no mercado, detalha todas as condições de uso de um produto.

Isso permite a análise completa de como o projeto está se desenvolvendo e, caso seja necessário, também propõe soluções assertivas para melhoria.

Machine Learning

Quando se trata da utilização dos melhores modelos de automação, é comum que o Machine Learning esteja presente para dar suporte à Inteligência Artificial.

Isso porque esse processo auxilia o aprendizado das máquinas sem depender de uma fórmula pré-determinada, utilizando apenas os dados que já possuem.

Esse procedimento é uma vantagem para os desenvolvedores. Dessa forma não é preciso programar a IA a todo momento, pois ela consegue apontar as falhas, e possíveis melhorias, dos produtos de uma forma muito mais dinâmica.

Internet das Coisas

A IoT (Internet of Things) é um sistema que permite que diversos aparelhos eletrônicos se conectem entre si. Essa é uma junção fundamental para a troca de informação que possibilita o funcionamento do Digital Twin.

Através disso, os desenvolvedores dos projetos podem mapear, e visualizar, todos os processos e comportamentos do objeto que está em fase de teste.

Big Data

Por fim, a última tecnologia que merece ser mencionada é o Big Data, que consegue utilizar diferentes tipos de dados para fazer a réplica do produto físico, tais como:

  • Temporais;
  • Físicos;
  • Transacionais;
  • Análiticos.

A sua empresa está preparada para adotar o digital twin?

Como vimos neste conteúdo, o Digital Twin é o gêmeo digital do produto físico de uma empresa.

Essa técnica, quando utilizada da maneira correta e com as tecnologias certas, estabelece parâmetros para que um produto seja lançado no mercado .

Por captar todos os atributos dessas criações reais, essa estratégia é uma mão na roda para a Indústria 4.0, que tem mudado a forma como o ser humano se conecta com as tecnologias atuais.

Sendo assim, se você quer ter certeza se o melhor momento para um lançamento é agora, invista no Digital Twin e não tenha mais dúvidas.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de outras estratégias inovadoras!