Divulgação de empresa na internet: guia prático para tornar seu negócio conhecido

A divulgação de empresa na internet precisa ser efetivas para alcançar seus objetivos. Não à toa, diversos empresários usam as melhores técnicas para tornar seu crescimento previsível e escalável. Então, que tal conhecer algumas delas agora e fazer parte desse time de sucesso?

Não é segredo para ninguém que hoje a internet é um dos principais meios de comunicação e divulgação de serviços.

Isso porque ela permite alcançar pessoas de diversas partes do mundo – e sem gastar muito por isso!

Mas a facilidade de se comunicar por esse meio é proporcional a concorrência, afinal não é preciso ser o gênio da lâmpada para enxergar a grande oportunidade que é utilizá-lo.

Apesar disso, saiba que ainda tem muito espaço a ser conquistado na internet, principalmente se você conhece as principais formas de fazer divulgação de produtos e serviços na web.

Então, se o seu intuito é ser uma marca lembrada pelo seu público-alvo, o nosso conselho é começar lendo o nosso guia prático para divulgação de empresa na internet. Confira: 

Entenda por que deve fazer divulgação de empresa na internet

Fazer a divulgação de empresa na internet pode trazer diversos benefícios, uma vez que ela respeita a forma como as pessoas se relacionam com uma marca atualmente.

Isso porque os usuários procuram entender mais sobre seus problemas e os produtos ofertados antes de tomar a sua decisão de compra.

Então, ao estar presente na web você mostra como se importa com as suas necessidades, além de conseguir demonstrar o valor que a sua solução possui.

Além disso, fazer todo esse trabalho na internet é muito mais barato que possuir uma loja física, ajudando a controlar as finanças da sua empresa sem comprometer suas oportunidades.

Mas para aproveitar as vantagens de fazer uma divulgação de empresa na internet, é necessário engajamento e planejamento para que o negócio realmente aconteça da maneira que você deseja. 

Sendo assim, que tal conhecer alguns canais de divulgação de produtos e serviços?

Conheça os principais canais de divulgação de produtos e serviços

Os canais de divulgação de empresa na internet são fundamentais para impulsionar a imagem de uma marca e gerar leads, isso é, potenciais clientes do seu negócio. 

Mas antes de conhecer os principais canais de divulgação de produtos e serviços, primeiro é preciso entender que cada um deles possui particularidades diferentes, como: 

  • Objetivo; 
  • Público; 
  • Linguagem.

Isso significa que você não pode começar as suas estratégias de divulgação nesses canais só porque viu a concorrência fazer. 

Antes, é fundamental ter conhecimento desses três pilares para enviar as informações certas para para um público pré-determinado e nos momentos mais adequados

Sendo assim, você está pronto para conhecer os principais canais de divulgação para os seus produtos ou serviços do mercado online: 

1- Site

Toda empresa que deseja fazer a divulgação de produtos na internet precisa ter um site, já que essa é a plataforma ideal para fornecer as informações que os leads precisam. 

Isso porque graças a ele, visitantes têm as suas dúvidas sanadas e podem conhecer os objetivos da sua empresa, bem como o valor da sua solução. 

Por isso, é necessário que você coloque todas as suas informações de contato, como telefone, email e endereço, em destaque. 

Assim fica mais fácil de ser encontrado pelas pessoas que se interessaram de alguma forma pela marca. 

Fora isso, o site precisa ter um belo design e ser adaptável para dispositivos móveis, como smartphones, por exemplo. 

E, por último, ter uma aba só para o blog da sua empresa pode ser algo que lhe dê pontos positivos, mas vamos falar mais sobre isso a seguir.

2 – Blogs

Notebook aberto em página de blog usado como site de divulgação de empresa na internet.

Se antigamente o blog era uma plataforma utilizada mais para o compartilhamento de informações pessoais, hoje ele é a chave para o sucesso de muitos empreendimentos.

Isso porque nele você pode fazer a divulgação de produtos e serviços, bem como produzir conteúdos para explicar melhor o seu setor de atuação, bem como o papel da sua empresa nele.

Desse modo, é possível construir uma imagem sólida e positiva perante o seu público, uma vez que o seu negócio passa a demonstrar que se preocupa em educá-los e resolver os problemas deles.

E ao colocar uma aba do seu blog no site da sua empresa, você está atribuindo mais uma fonte de tráfego a ele, a fim de conseguir mais visitantes. 

3 – Portais de compra

Além de sites e blogs, existe também a opção de usar portais de compra, saída ideal para quem deseja fazer a divulgação de produtos e serviços na internet.

Para tanto, são utilizadas páginas da web chamadas de marketplaces, as quais funcionam como uma grande vitrine para qualquer empreendimento. 

Não à toa, eles são considerados como shoppings centers virtuais, já que permite que as empresas criem as suas próprias lojas dentro das plataformas. 

E como esses portais possuem um custo relativamente menor que os e-commerces, essa pode ser a opção certa para a divulgação de empresa na internet para o seu negócio. 

Nesse sentido, o Soluções Industriais se apresenta como uma das principais alternativas para quem deseja ganhar eficiência, praticidade e rapidez na hora de anunciar produtos e serviços.

Considerado a maior plataforma de marketplace da América Latina, com ele você consegue fazer a divulgação de produtos na internet em mais de 60 canais de mídias. 

Não à toa, o Soluções Industriais já é a escolha de mais de 50 mil fornecedores. Quer fazer parte desse número? Então acesse o site aqui

4 – Email

Mãos digitando em notebook e ícone de e-mail e usuários em destaque.

Há muito tempo, o email marketing era visto como um instrumento intrusivo e ultrapassado, do qual servia apenas para lotar a caixa de entrada dos leads. 

No entanto, isso acontecia devido ao mau uso da estratégia, que reconhecidamente tem um grande poder de divulgação de empresa na internet. 

Aliás, para usá-la corretamente, é preciso que você tenha grande entendimento de quem é a persona do seu negócio, ou seja, o cliente ideal da sua empresa.

Isso porque ao saber quais são as necessidades e preferências do seu público você consegue enviar um conteúdo relevante para ele.

Fora isso, não compre compra de listas prontas de e-mails na internet, pois nelas a maioria dos contatos possuem o mínimo interesse no que a sua empresa tem a dizer.

Em vez disso, coloque formulários e divulgue landing pages no site ou blog da sua empresa para conseguir as informações dos usuários que passaram por lá.

Só não se esqueça de oferecer algo em troca, como ebooks, whitepapers e webinars, para que seja vantajoso para o visitante deixar seus dados ali. 

Assim, você consegue ter a liberdade de fazer a correta divulgação de produtos na internet com o email marketing.

5 – Redes Sociais

Hoje em dia, o uso das redes sociais é uma das principais estratégias de quem procura fazer divulgação de empresa na internet. 

Isso porque elas têm o poder de fortalecer marcas, ao mesmo tempo que estabelecem uma forte relação entre público e negócio. 

Mas para isso, é necessário focar em publicações que engajem e que se adequem à linguagem dos seguidores da marca. 

Além disso, compartilhar imagens e notícias a respeito do seu segmento de atuação (especialmente aquelas publicadas no blog da sua empresa) pode ser bastante interessante. 

Entretanto, vale a pena ressaltar que aqui o importante é qualidade e não quantidade.

Sendo assim, em vez de publicar em todas redes sociais, aposte nas que são mais utilizadas pela persona da sua empresa.

6 – Mídias Pagas

Investir em mídias pagas também é outra forma de fazer a divulgação de serviços na internet. 

Com isso, você é capaz de aumentar a exposição da sua marca através de anúncios criados dentro de plataformas online, que podem ser:

  • Facebook Ads;
  • Google Ads; 
  • Instagram Ads.

Mesmo que seja necessário fazer um certo investimento, com as mídias pagas é possível aumentar a visibilidade em pouco tempo na hora de fazer a divulgação de empresa na internet. 

Saiba como fazer divulgação de empresa na internet

Homem em frente a tela de computador pesquisa shopping como opção de divulgação de empresa na internet.

Agora que você conhece os principais canais de divulgação de produtos e serviços, é preciso saber como fazer a divulgação de empresa na internet. 

Por isso, elaboramos um rápido passo a passo, veja:

1. Faça um planejamento estratégico

Uma divulgação de empresa na internet consiste, primeiramente, de muito planejamento. 

Isso porque não adianta sair por aí elaborando ações de marketing digital sem ao menos ter uma orientação e desconhecer o público-alvo do seu negócio. 

Afinal, todos os canais de divulgação de produtos na internet que divulgamos no tópico acima devem estar integrados para que o objetivo da marca seja realmente alcançado. 

Sendo assim, não tente criar ações isoladas, uma vez que as mesmas não dão o alinhamento necessário para o sucesso do seu negócio. 

2. Defina o budget

O budget, nada mais é, do que o orçamento ou o planejamento financeiro de uma empresa. 

Quando se tem um budget bem definido, fica mais fácil traçar os objetivos de uma determinada campanha, bem como saber se será possível investir em mídia paga.

Dessa forma, é possível traçar uma estratégia para divulgação de empresa na internet sem que comprometa a saúde financeira do seu negócio.

3. Escolha os canais de divulgação

Após elaborar o planejamento e definir o budget da sua empresa é necessário, por fim, escolher quais os canais de divulgação de serviços na internet utilizar. 

Para isso, o primeiro passo é saber em quais tipos de canais a sua persona está inserida. 

A partir desse fato, focar em técnicas de SEO pode ser uma boa pedida para a melhorar a experiência do usuário dentro das suas páginas.

Assim, você aumenta as chances de ser encontrado na internet, bem como a de ter maiores rendimentos.

4. Crie campanhas de divulgação

Links patrocinados, anúncios nas redes sociais, publicações em blog, email marketing…

As opções de campanha para divulgação de serviços na internet são muitas, e inclusive já as mencionamos aqui no texto.

Mas agora que você já desenhou todo o seu planejamento e sabe qual é indicada para alcançar seus objetivos de acordo com seu budget, é hora de delegar as tarefas.

Para tanto, é possível tanto terceirizar o trabalho, como também investir na capacitação do pessoal interno para a realização das ações de marketing digital.

Vale a pena ressaltar que, embora contratar um serviço pareça mais prático no início, a longo prazo essa é uma solução que demandará mais investimento que a segunda.

Por isso, procure tutoriais e cursos de especialização para conseguir fazer a divulgação de produtos na internet com uma melhor relação de custo-benefício.

Dica bônus: Monitore suas ações

Bom, agora que você sabe como fazer a divulgação de serviços na internet, chegou o momento de fazer o monitoramento dos seus resultados. 

Isso porque as métricas analisadas podem ser usadas para entender o que está dando certo e o que está dando errado nas campanhas lançadas pela sua empresa. 

Com isso, você tem em mãos dados importantes para o planejamento de futuras campanhas, a fim de torná-las assertivas.

Desse modo, o investimento que você passará a ter acaba sendo voltado para as ações que realmente valem a pena.

Arregace as mangas e prepare o terreno para divulgar sua marca!

Neste conteúdo você viu que a internet é um vasto campo de oportunidades para divulgar a sua empresa, mas também de grande concorrência.

Pensando em te ajudar a superar esse obstáculo, apresentamos os principais canais a fim de que foque os seus esforços em métodos certeiros de divulgação.

Um desses meio é o Soluções Industriais, a maior plataforma de marketplace B2B da América Latina, capaz de te ajudar a anunciar seus produtos e serviços em mais de 60 redes sociais.

No mais, é importante que você realize um planejamento adequado, a fim de te ajudar a traçar métodos certeiros para alcançar seus objetivos.

Desse modo, você estará mais que preparado para começar a divulgar sua empresa de maneira assertiva!