Estratégias de e-mail marketing para fidelizar seus consumidores

Quando pensamos em estratégias de comunicação e e-commerce, o e-mail marketing pode ser a última coisa que vem à cabeça. Afinal, quem não está cansado de receber aqueles e-mails que não nos damos nem ao trabalho de abrir, de uma loja que nem lembramos quando nos inscrevemos.

Porém, quando bem utilizada, a ferramenta do e-mail marketing é uma das mais poderosas para seu e-commerce quando falamos em comunicação com consumidor e fidelização de clientes.

É muito mais barato investir em consumidores que já adquiriram algum produto na sua loja, ou ainda que fazem parte de seus leads do que sempre investir em adquirir novos consumidores.

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para aquisição de novos consumidores, com investimentos em mídia, promoções e ofertas. E o e-mail marketing traz um papel fundamental de não deixar estas novas aquisições caírem no esquecimento.

O que significa fidelizar o consumidor?

Quando falamos em fidelização de consumidores, estamos falando sobre recompra. O melhor cenário para qualquer loja virtual é conseguir fazer com que o consumidor volte a comprar, com baixos investimentos para a aquisição deste.

Ou seja, é fazer com que o cliente lembre da sua loja ou marca, quando for adquirir novamente o produto ou ainda pesquisar novos.

Especialmente para segmentos com muita concorrência como moda e acessórios, por exemplo, o investimento em mídia e marketing no Google acaba se tornando caro devido ao grande número de lojas concorrentes e grandes players do mercado.

Por isso, a fidelização se torna especialmente importante para lojas menores. Nem sempre o consumidor está buscando apenas pelo preço mais baixo. Fatores importantes como:

  • Taxa de entrega
  • Tempo de entrega
  • Opções de pagamento
  • Atendimento

São importantíssimos para criar um incentivo para que o consumidor volte. E é aqui, também, que o e-mail marketing entra como estratégia de fidelização.

Estratégias de e-mail marketing que funcionam

O número de sessões dentro de qualquer loja virtual é um dado importantíssimo que mostra o desempenho do seu negócio. No entanto, a captura de e-mails nas famosas newsletters é infinitamente melhor e, mais qualificada, para seu e-commerce.

Isso porque o simples fato de alguém visitar seu site não significa que a compra será feita ou que houve o real interesse em algum produto ofertado. Já a inscrição na newsletter seja para adquirir um cupom ou outro benefício, já demonstra um interesse genuíno.

1.    Não apele apenas nas ofertas

A estratégia do e-mail marketing pode parecer não tão atrativa para os negócios que estão começando. De acordo com seu planejamento e investimento em mídia, pode sim demorar até a loja adquirir seus primeiros 2, 5 mil contatos.

Então no começo a sua loja não precisa bombardear os primeiros contatos apenas com ofertas e promoções. É preciso haver um flerte para que haja o interesse. Optar por enviar e-mails de novidades, produtos novos, reposição de estoque e até mesmo curiosidades sobre seus produtos pode dar mais certo do que você pensa.

2.    Mantenha a comunicação constante

Enviar os e-mails com uma certa frequência prepara o consumidor para receber o informativo, o que melhora a taxa de aceitação e abertura daquele envio.

Mandar um ou outro e-mail de vez em quando pode deixar sua loja cair no esquecimento e quando você finalmente faz o envio, seu e-mail vai direto para a caixa de lixo, sem nem ser aberto.

Cuidado, porém, com a constância desses e-mails. Ninguém quer ser bombardeado a todo momento com inúmeros e-mails de oferta, novidade, datas, enfim. Saber dosar bem a quantidade é o ponto crucial e que evita os e-mails caírem na caixa de spam.

3.  Cuidado com os clickbaits

As famosas iscas de cliques podem funcionar para melhorar a taxa de abertura dos seus e-mails. Mas definitivamente não geram boas impressões para os consumidores.

Informações não verdadeiras ou então que possuem muitas entrelinhas fazem o seu negócio perder a credibilidade, além de afetar a taxa de abertura futura.

“Ganhe frete grátis” é o título do seu e-mail e quando o consumidor finalmente abre, há uma observação de *acima de R$2000 reais, sendo que seus produtos custam, em média, R$100.

O consumidor fica decepcionado e quando você repetir a promoção, mesmo que desta vez seja mais condizente, não será tão efetivo.

4. Personalize sua comunicação

A personalização da comunicação com seu consumidor é imprescindível para garantir um bom relacionamento. O primeiro passo é falar o idioma do seu consumidor. Quem é a sua persona? São os jovens? Os mais velhos?

E a adaptação dessa linguagem cria uma identificação e melhora as chances do seu e-mail ser lido.

Além disso, segmentar seu público que já comprou com ofertas ou novidades de produtos parecidos, lembretes de recompra para produtos com recorrência, como suplementos, por exemplo, são muito efetivos e melhoram a experiência de compra.

Conclusão

Nenhuma prática é menos ou mais efetiva dentro do varejo online, o importante é entender quem são seus consumidores, saber falar a linguagem deles e entender o que estão buscando.

O e-mail tornou-se uma ferramenta muito prática e personalizável que cria laços e aproxima a sua loja do seu consumidor. Não deixe de aplicar estas estratégias de fidelização por e-mail marketing no seu e-commerce!

Artigo produzido pela equipe da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce.