Aprenda a preparar estratégias de marketing para o fim do ano

Você sabe quais as melhores estratégias de marketing que sua empresa pode aplicar para este final do ano?

Sem dúvidas, este ano foi marcado por várias mudanças no mundo do marketing digital, principalmente devido às eleições e modo de trabalho em home office e híbrido.

Para de fato encerrar o ano com maestria, as empresas precisam envolver as equipe com algumas estratégias de marketing comprovadas que ajudarão a impulsionar a produção e aumentar o lucros no melhor momento do ano para realizar ações de vendas.

Além disso, o final de ano é o momento mais indicado para as empresas:

  • Aumentarem a visibilidade;
  • Expandirem seus lucros; 
  • Criarem conexão com o público;
  • Aumentarem a base de clientes.

Por isso, neste artigo vamos fornecer as melhores dicas e estratégias de marketing para o final do ano a fim de aumentar as vendas nas festas de Natal e Ano Novo, seja em uma empresa de confecção de etiquetas para roupas ou em uma loja de brinquedos. Confira!

Melhores estratégia de marketing para final de ano

As melhores estratégias de marketing para terminar o ano devem ter ações para comercializar os produtos e serviços usando canais digitais, como sites, mídias sociais e aplicativos móveis.

Ou seja, é preciso fazer o chamado mix de marketing para de fato alcançar bons resultados nessa reta final de 2022.

Por exemplo, quando uma empresa de serviço de limpeza de fossa alcança altos lucros em sua campanha de publicidade online, isso significa que antes ela realizou estratégias assertivas.

Conecte-se com seus clientes

Uma das melhores estratégias de marketing para o final de ano é promover uma maior conexão com os clientes e deixá-los saber como seu produto ou serviço é o melhor para essa época do ano.

Aposte em fotos, stories, posts e até mesmo em anúncios mostrando como sua empresa apresenta o melhor produto ou serviço de forma humanizada, trazendo o aspecto de empatia, família, amor e alegria que o fim do ano proporciona.

Crie histórias envolventes em torno dos produtos

Outra estratégia certeira para o final de ano é criar história envolvendo os produtos ou serviços, de forma a criar empatia e gerar interesse pela marca.

Por exemplo, uma empresa de cortadora de blocos pode promover uma campanha como “Reforme da sua casa”.

Nesse caso, uma ideia é postar a história sobre como começou a ideia do Papai Noel nas chaminés, uma história que pode ser facilmente relacionada ao Natal em posts com frases de incentivo à ação de comprar o produto para fazer as chaminés.

Invista em CTAs para aumentar as vendas de Natal

Existem várias maneiras de usar CTAs em sua estratégia de marketing. Você pode usá-lo em postagens de mídia social ou e-mails para clientes, em seu site ou até mesmo em campanhas publicitárias.

Em geral, o sucesso de sua campanha dependerá de quão bem projetados são seus CTAs e de quanto os clientes engajam nessas ações.

Portanto, seja para o conteúdo e campanhas publicitárias da sua empresa de totem mdf personalizado, ou uma loja de roupas, é possível criar CTAs incríveis que de fato promovam o engajamento e levem as ações implementadas.

Invista em e-mail marketing

O marketing por e-mail é vital em sua estratégia de comunicação de férias, pois ajuda a gerar engajamento e conversões nesta época do ano.

As taxas de engajamento de e-mail tendem a ser mais altas durante as férias do que em outras épocas, por isso é importante que os profissionais de marketing não ignorem essa oportunidade.

Alguns e-mails marketing chegam a enviar duas mensagens por mês durante o Natal apenas para lembrar os consumidores e deixar uma “vontade” de comprar queimando desde o início do ano, ajudando a ficar à frente da curva.

Promova descontos e sorteios

Estratégias de vendas como descontos e sorteios são ótimas maneiras de gerar engajamento com clientes e seguidores. Sem contar que também ajudam a estimular as vendas e promover produtos e serviços.

Crie conteúdo relevante

Uma dica que não poderia faltar nessa lista é a estratégia de criação de conteúdo que seja realmente relevante para seus clientes.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode apostar em dicas de looks de Natal e Ano Novo, presentes, curiosidades e posts engraçados como memes. Você pode divulgar esse conteúdo nas redes sociais, que gera mais engajamento.

Considerações finais

O final de ano é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas em uma empresa, e se recuperar de um período anterior que não foi bom.

Isso porque, nessa época, as pessoas têm uma maior reserva econômica devido ao décimo terceiro, e a maioria destina essa reserva para as famosas compras de final de ano.

Por isso, vale a pena investir em marketing para divulgar suas promoções de fim de ano.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.