Entenda como prospectar clientes e impulsione as vendas da sua empresa!

Para saber como prospectar clientes é necessário entender seu público e planejar ações capazes de atingi-lo. Isso pode fazer com que suas vendas aumentem consideravelmente, elevando o patamar da sua empresa no mercado. Saiba como fazer isso!

Para se destacar no mercado e sair na frente da concorrência, é preciso se diferenciar e seguir o famoso ditado: “cliente em primeiro lugar”.

Além disso, é necessário identificar um dos principais problemas enfrentados pelos vendedores na hora de prospectar clientes novos.

Trata-se da preocupação em apenas empurrar o produto a qualquer preço, sem se interessar com a satisfação e a experiência do consumidor.

Por isso, um dos fatores mais importantes na hora de prospectar novos clientes está em mostrar o quanto sua marca se importa com eles.

É possível fazer isso com diversas ações e até com simples mudanças de postura, como veremos neste conteúdo.

Confira os tópicos abordados:

Os segredos de como prospectar novos clientes

Como já dissemos neste artigo, o fator mais importante para saber como prospectar clientes está em oferecer a eles muito mais do que um produto ou serviço.

Isso porque é necessário apresentar motivos para que eles confiem em sua marca, mostrando sua superioridade em relação a concorrência.

Quer saber como fazer isso?

Então confira duas dicas fundamentais:

Se torne um consultor

Um exercício eficiente na hora de prospectar clientes é o de se colocar no lugar dele.

Se você, por exemplo, não gosta de receber ligações incansáveis e dezenas de e-mails de produtos dos quais você nunca compraria, por quê faria isso com seus clientes?

Por isso, é preciso ser também um consultor, e não apenas um vendedor.

Ou seja, procure ajudá-lo, entenda quais são os seus reais problemas e as dificuldades enfrentadas por ele.

Logo depois, analise esses dados e ofereça seu produto como uma verdadeira solução.

Ao projetar a apresentação pensando em ajudar um potencial cliente, leve um plano extremamente personalizado e feito sob medida

Com isso, você estará não só aumentando as chances de vendas, como também cuidando para que este consumidor seja fidelizado lá na frente.

Esteja preparado

Prepare-se e evite improvisações desnecessárias, pois a falta de argumento quebra com qualquer venda.

Portanto, na hora de prospectar clientes lembre-se sempre de fazer um script de vendas.

Trata-se de um breve estudo sobre quem é o seu potencial cliente, buscando entender quais são suas ambições mínimas e quais são os seus maiores desejos.

Em cima desta pesquisa, prepare perguntas que direcionem a conversa aos pontos nos quais você deseja chegar.

É possível, por exemplo, descobrir qual o ticket médio de uma empresa sem ser intrusivo, apenas com perguntas feitas para estimular os próprios clientes a darem a resposta.

Essa é uma das dicas fundamentais para quem deseja saber como prospectar clientes novos.

Afinal, o resultado deste diálogo será responsável por determinar se sua equipe de vendas fechará ou não uma transação qualificada.

Faça um planejamento de vendas

Além de tomar algumas medidas para mudar sua postura como vendedor, conforme mostramos no tópico anterior, também é fundamental investir em um planejamento eficiente.

Para te ajudar nesta etapa, separamos alguns passos que você deve seguir para fazer um plano de vendas eficiente e, dessa forma, prospectar clientes novos.

Confira:

Objetivos

Uma boa maneira de iniciar o planejamento da sua equipe de vendas e, com isso, prospectar clientes, é definindo os objetivos.

Para isso, você deve deixar claro o que espera que os vendedores alcancem e estipular as metas dos mesmos.

Com isso, é possível determinar os conhecimentos, a especialização e as habilidades que a sua equipe possui.

Estratégia

Depois de definir os objetivos da sua equipe de vendas, chegou o momento de decidir como sua empresa vai atingi-los.

Para isso, é necessário realizar a estratégia que mais se enquadra e seu negócio e suas necessidades.

Há vários métodos que a sua empresa pode utilizar, como por exemplo, prospectar clientes pela internet, via telefone ou de forma presencial.

Neste momento, você deverá decidir se precisa montar uma equipe de vendas interna ou externa.

Para isso, analise seu público-alvo e verifique quais métodos são mais eficientes para o seu negócio.

Estrutura

A estruturação do seu time de vendas é o que determinará o sucesso da sua empresa.

Portanto, na hora de montar a sua equipe, procure analisar muito bem o perfil de cada vendedor.

Além disso, lembre-se que seus clientes não são todos iguais, já que cada um reage de uma determinada forma.

Tendo isso em vista, se torna fundamental possuir vendedores com perfis diferentes na hora de prospectar clientes novos.

Isso porque existem os que são melhores com vendas de impacto e outros que se encaixam melhor no perfil consultor.

A análise desses perfis possui papel fundamental na hora de deixar sua estratégia mais assertiva.

Outro fator fundamental que auxilia a estruturar o seu time é a padronização de processos e fluxos.

Afinal, toda atividade precisa estar um roteiro que seja capaz de prever os possíveis resultados obtidos.

Por último, realize frequentes análises nos indicadores de desempenho, estudando qual processo pode ser melhorado e qual tem gerado mais resultado.

Com tudo isso, suas chances de prospectar clientes qualificados podem aumentar bastante.

Prepare-se para prospectar clientes e vender mais!

Saber como vender mais é a alma de quase todo negócio e, para isso, é necessário prospectar clientes novos e qualificados o tempo todo.

Isso porque com novos consumidores e um fluxo de caixa maior, sua empresa terá possibilidade de investir em crescimento, conquistando mais competitividade no mercado.

Porém, não se esqueça, vender nunca deve ser mais importante do que a satisfação do seu potencial cliente.

Por isso, coloque-o como foco de sua estratégia e prepare-se para alcançar resultados excelentes.

Além disso, lembre-se sempre de investir no mercado digital para alcançar novos clientes.

E se quiser se aprofundar nosso tema, leia nosso conteúdo exclusivo com dicas sobre como vender mais!