Você sabe o que é um funil de leads e qual a importância dele para a sua empresa?

personagens interagindo com um funil que despeja moedas

Funil de leads, ou funil de vendas, são as etapas que um cliente percorre desde o primeiro contato com sua marca até o momento que decide realizar uma compra. Quer saber mais e ficar por dentro de estratégias qualificadas para o seu sucesso?

Você sabe o que são leads? Leads são todos os usuários ou seguidores da sua empresa que ofereceram seus dados pessoais de contato em troca de conteúdos da sua empresa;

Quando se tornam leads, esses usuários passam a ser potenciais clientes e é aí que o funil de leads começa a fazer seu papel. Isso porque, ele representa todo o conjunto de estratégias usadas para tornar os potenciais clientes em clientes.

Etapa por etapa, do topo ao fundo, é uma forma de organizar os diversos ativos e ações da sua empresa para tocar o público em diferentes momentos de sua jornada de compra. Por isso, o funil de leads é essencial para gerar grandes oportunidades de negócio.

Sendo assim, que tal entender mais sobre o assunto para conseguir direcionar melhor sua estratégia? Confira o conteúdo que criamos para você!

O que é funil de leads?

Funil de leads é a representação das etapas que um potencial cliente passa desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda.

O foco do funil é conduzir de forma clara qual é a jornada do cliente junto a sua empresa por meio de um conjunto de etapas e gatilhos focados na persona do negócio.

Assim, permitindo que as equipes de Marketing e Vendas trabalhem em conjunto com objetivos em comum e de forma clara.

O funil de leads e o Inbound Marketing

Este funil é um conceito que está diretamente ligado à estratégia de Inbound Marketing, ou também conhecida como Marketing de Atração. Ela foca justamente em atrair, converter, fechar e encantar clientes para a sua empresa.

Para isso, a estratégia é dividida em 3 etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil.

Topo de Funil

Na etapa de topo os visitantes descobrem que têm um problema ou necessidade que precisa ser resolvida.

E o papel da empresa é educar essas pessoas por meio de conteúdos ricos, relevantes e interessantes para fazê-las avançar no funil.

Meio de Funil

Quando o usuário chega à etapa de meio de funil ele já reconheceu seu problema/necessidade e está considerando quais são as formas de resolução disso.
Então, a função da empresa é ajudá-los com dicas e técnicas, por exemplo, que amadureçam o lead para que ele possa ser qualificado para o seu negócio.

Fundo de Funil

Já na etapa de fundo de funil, os leads qualificados se tornam oportunidades de negócio, pois estão praticamente prontos para serem abordados pela equipe comercial.

Uma vez que já estão cientes dos seus problemas/necessidades, das formas de solução e entendem que a sua empresa pode resolver isso.

Sendo assim, sua função no fundo do funil é mostrar que realmente você é indispensável para esse lead, de forma que a compra ou fechamento de negócio não seja uma opção a ser deixada de lado.

Jornada de Compra alinhada ao funil

A jornada de compra do cliente conversa é atendida pelo funil de leads uma vez que suas etapas de topo, meio e fundo de funil trabalham para conversar com os quatro estágios do ciclo da jornada de compra dos clientes.

Aprendizado e descoberta
Neste primeiro estágio, o seu lead ainda não sabe que possui um problema e que o seu produto ou serviço pode solucionar, assim como a etapa de topo de funil.

Por isso, o foco é atrair o consumidor com comunicações que forneçam conhecimento e temas relevantes e pertinentes para o ele.

Esta estratégia ajuda seu público a se familiarizar com o ramo de atuação da sua empresa.

O que tem o intuito de despertar um interesse e falar de uma dor/necessidade que até então não era notada.

Aprendizado e descoberta

Neste primeiro estágio, o seu lead ainda não sabe que possui um problema e que o seu produto ou serviço pode solucionar, assim como a etapa de topo de funil.

Por isso, o foco é atrair o consumidor com comunicações que forneçam conhecimento e temas relevantes e pertinentes para ele.

Esta estratégia ajuda seu público a se familiarizar com o ramo de atuação da sua empresa.

O que tem o intuito de despertar um interesse e falar de uma dor/necessidade que até então não era notada.

Reconhecimento do problema

No estágio de reconhecimento do problema, seu público começa a identificar um problema/oportunidade de negócio, assim como a etapa de meio de funil.

Ao pesquisar mais sobre o assunto, ele identifica possíveis soluções e sua empresa precisa estar devidamente posicionada para ser a opção mais interessante e favorável.

Pois o consumidor começa a reconhecer os sintomas de um problema, mas ainda não reconhece sua causa, embora o desconforto já exista e a necessidade de mudanças também.

Consideração da solução

Neste estágio do funil, sua persona já se tornou seu lead, mas esse é apenas o início da sua trajetória.

E se assemelha a etapa de fundo de funil, embora ela fique mais clara no estágio seguinte.

Essa é a hora de colocar mais força nos motores, afinal seu potencial cliente não se empenha em efetuar a compra se você mesmo não fizer isso.

Até porque ele já demonstrou interesse no que está sendo oferecido, agora é hora de você colocar suas estratégias para ação para conquistá-lo de vez.

Decisão de compra

Este é o último estágio da Jornada de Compra, seu lead já está nutrido e só precisa de um incentivo para fechar negócio com você e não com o seu concorrente.

O fim da jornada de compra é marcado pela conversão do lead em cliente efetivo do seu negócio. É nesse momento que toda sua estratégia atinge o propósito.

Mas a questão é: como identificar em qual estágio um potencial cliente se encontra?

É aí que entra o Funil de Vendas! Pois as técnicas aplicadas ao processo mostrarão para você exatamente o que precisa saber para lidar com seus leads.

Benefícios de trabalhar com funil de leads

Quando se aposta no funil de leads, os resultados começam a ser previsíveis, afinal você começa a trabalhar com dados claros e entender o comportamento dos seus usuários.

A produtividade dos seus colaboradores aumenta por conta da divisão de tarefas e esclarecimento de focos, sua gestão é otimizada por trabalhar com inteligência.

Além disso, você aproveita muito mais as oportunidades que chegam para o seu negócio, pois todos os contatos são devidamente analisados.

Isso tudo ainda te permite aperfeiçoar cada vez mais seu produto/serviço para melhor atender seu cliente, uma vez que as atividades deles também servem como feedback das suas ações.

Dicas de como fazer um funil eficiente

Você sabe o que é um funil agora, mas não sabe como fazer um que seja eficiente?

Você precisa considerar o seguinte:

  • Crie e estude a fundo a persona do seu negócio;
  • Elabore uma estratégia de nutrição e conversão de leads capaz de amarrar cada etapa dos seus processos;
  • Alinhe as equipes de Vendas e Marketing a um objetivo em comum, assim elas unem forças de trabalho e oferecem muito mais inteligência estratégica.

Um bom funil de leads pode determinar o sucesso da sua empresa!

Se você chegou a este conteúdo sem saber o que é funil de leads, essa realidade acabou de mudar!

Mostramos que o funil diz respeito às etapas que um cliente caminha desde o primeiro contato com a marca até o momento que decide, de fato, fechar negócio ou realizar uma compra.

E em cada etapa uma forma diferente de abordagem é colocada em prática, assim a comunicação se adequa de acordo com a necessidade do cliente.

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