Gatilhos Mentais: o que são e como usá-los?

Os gatilhos mentais fazem parte de um universo de marketing que está crescendo cada dia mais e que tem como objetivo principal gerar determinadas sensações que façam com que os usuários se sintam mais necessitados pela compra de um produto ou serviço. 

O nome de gatilhos mentais foi usado para caracterizar determinadas ações tomadas por marcas no mercado durante suas divulgações e que geram diferentes sensações nas pessoas, como ansiedade, alegria ou desejo. 

Tudo isso, é claro, voltado para o universo do marketing, fazendo com que essas pessoas se sentissem necessitadas pelo produto ou serviço em questão e que estava sendo divulgado, seja por uma plataforma online ou não. 

Esses gatilhos podem ser aplicados em estratégias de divulgação e geram respostas cerebrais que fazem a pessoa sentir algo específico e comprar o produto ou serviço que está sendo oferecido.  

Seja em uma empresa de instalação elétrica industrial ou em qualquer outro tipo de negócio, os gatilhos mentais podem ser usados nos mais diversos tipos de negócios, e hoje iremos conhecer mais sobre eles. 

Os benefícios e a importância dos gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais trazem ótimos resultados para as empresas, o principal deles é justamente a atração de mais clientes e a produção de mais vendas, visto que os gatilhos trabalham justamente para aumentar essas métricas. 

Através deles, uma pessoa se sente ainda mais necessitada pelo que está sendo oferecido, mesmo que ela não precise daquilo no momento, a resposta gerada pelo cérebro através do contato com o gatilho faz com que ela pense o contrário. 

Sem contar que, os gatilhos mentais são essenciais para gerar mais conexão e intimidade com o seu público, fazendo com que eles se aproximem mais da marca através de um gatilho usado e nem percebam.

Pense em uma empresa de restauração de fachadas que muda por completo a cara de uma empresa, os gatilhos funcionam como uma mudança de visual que faz com que o seu produto ou serviço seja visto com outros olhos pelos usuários. 

Sendo assim, entendemos que os gatilhos mentais trazem benefícios que interferem diretamente no processo de vendas e sua importância nasce a partir da necessidade de uma marca em melhorar seu relacionamento com cliente e aumentar suas vendas. 

Saiba como usar os gatilhos mentais em estratégias 

Partindo para a prática, algumas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como usar os gatilhos mentais em suas estratégias. Por isso, selecionamos algumas situações onde você pode usar e abusar desses gatilhos, confira: 

Redes sociais 

As redes sociais se tornaram o principal espaço para a divulgação de produtos ou serviços, por lá, você pode apostar nos gatilhos mentais na produção de seus conteúdos, seja em formato de imagem, texto, áudio ou vídeo. 

Hoje, milhões de pessoas estão conectadas as redes sociais todos os dias e isso não é novidade para ninguém, mas usar esse fato ao seu favor pode ser fundamental para o aumento dos seus resultados. 

E-mail 

O e-mail é uma ferramenta muito usada dentro do mercado, seja para enviar a análise termográfica de painéis elétricos para uma pessoa ou até mesmo divulgar um produto/serviço de uma marca. 

Usar os gatilhos mentais neles também pode fazer toda a diferença no seu negócio, pois além disso você pode incluir links que levem o cliente diretamente para a página de compras, aumentando as chances de compra por parte dele.

Atendimento

Por fim, mas não menos importante, o atendimento é um processo padrão em todas as empresas, seja por telefone ou até mesmo pelas redes sociais, e também serve como oportunidade para aplicar os gatilhos mentais. 

Seja através de um atendimento telefônico ou na troca de mensagens pelas redes sociais, estude qual o melhor gatilho para o cliente e aplique-o de forma natural na conversa para que ele se sinta tentado a comprar o que você oferece. 

Independentemente se o seu negócio é uma marca de luvas isolantes ou um curso online de nutrição, os gatilhos mentais servem para todo e qualquer tipo de negócio que você resolva apostar. 

Cases de sucesso 

Agora que você já entende mais sobre o conceito dos gatilhos mentais, chegou o momento de conferir algumas marcas que obtiveram grandes resultados e se tornaram referências em seu segmento ao aplicá-los em suas estratégias. Confira: 

  • Apple;
  • Nubank;
  • Booking;
  • Westwing;
  • TAG livros;
  • HubSpot;
  • Entre outros. 

A sua marca pode ser a próxima a entrar para essa lista, estudando a fundo os tipos de gatilhos que existem e aplicando em suas estratégias de maneira natural e eficaz, os resultados são certeiros. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.