Gestão de conhecimento: saiba como aplicar na sua empresa

Gestão de conhecimento é uma prática que toda empresa deve ter. Isso porque ela garante que todo o processo continue em ação. Aprenda como funciona para os negócios! 

Não há como negar: conhecimento é poder, e a sua empresa precisa saber como utilizá-lo ao seu favor. 

Por isso, você precisa entender o conceito da gestão de conhecimento, que é uma prática simples e que pode melhorar o seu negócio. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te mostrar agora mesmo tudo o que  você precisa saber sobre a gestão de conhecimento. Confira! 

O que é gestão de conhecimento?

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade, é necessário ter uma boa base teórica sobre o assunto.

E com a gestão do conhecimento nas empresas isso não é diferente. 

Basicamente, esse processo pode ser separado em três fases: captura, compartilhamento e utilização do conhecimento de maneira estratégica. 

Para que essas etapas sejam realizadas com sucesso, é necessário, antes de mais nada, identificar e avaliar o conhecimento. 

Como é que eu posso fazer isso?

Simples: por meio dos colaboradores da sua empresa, os quais devem ser considerados o seu principal ativo. 

Em outras palavras, a gestão do conhecimento conceito é a materialização de tudo o que os seus funcionários criam. 

Por isso, é fundamental que os líderes do seu empreendimento saibam olhar para o conhecimento que habita no espaço organizacional do mesmo. 

Para isso, eles devem se lembrar da formação da memória organizacional, a qual se torna o centro de todas as ações. 

De maneira breve, a memória organizacional é constituída por: 

  • Pessoas; 
  • Cultura; 
  • Processos; 
  • Planejamento; 
  • Espaço físico; 
  • Arquivos. 

A partir dessas dimensões é possível saber como fazer um diagnóstico empresarial corretamente.

Quais são os objetivos da gestão de conhecimento?

Uma mulher apresentando um gráfico sobre gestão de conhecimento para quatro pessoas.

Para começar, o principal objetivo dessa gestão é conservar o que o seu empreendimento conseguiu gerar de mais valioso desde a sua fundação.

Isso porque todas as informações colhidas se tornam um pilar para que processos, planejamento e competências sejam feitos com sucesso. 

Além desse fato, o olhar crítico voltado para o conhecimento dos colaboradores fomenta pensamento estratégico para que as práticas continuem sendo sempre positivas. 

Tais práticas estão ligadas a atualização de métodos e ferramentas da organização para que todos consigam se adaptar às mudanças do setor empresarial. 

Sendo assim, quando o conhecimento de gestão é aplicado nas empresas, automaticamente uma cultura de aprendizado é desenvolvida para a evolução do capital humano. 

As principais práticas da gestão de conhecimento

Todas as práticas da gestão de conhecimento são voltadas para que a produção, disseminação e utilização do conhecimento seja potencializado dentro da empresa. 

Desse modo, podemos dizer que as principais práticas da gestão nas empresas são: 

1. Gestão do capital intelectual

Uma mulher apresentando dados em uma lousa para outras três pessoas.

A primeira prática para você aprender como fazer um diagnóstico empresarial e uma boa gestão do conhecimento é a gestão do capital intelectual. 

Ela está intimamente conectada à descoberta de como o conhecimento de todos os seus colaboradores pode ser utilizado na empresa. 

Assim, o intuito é fazer com que os conhecimentos dos funcionários sejam identificados para que você consiga analisá-los e, posteriormente, desenvolvê-los.

Isso ajuda bastante principalmente quando colaboradores abandonam a sua empresa por motivos próprios. 

Caso você fique refém daqueles indivíduos que possuem o conhecimento específico, o funcionamento da sua empresa pode ser prejudicado.

Contudo, se você soube aproveitar a chance de analisar o conhecimento deles, é possível fazer uma contratação assertiva se baseando nisso.

Além desse objetivo, podemos ressaltar que descobrir o que os seus funcionários conhecem, mas não conseguem utilizar, é uma maneira de aprimorar os processos dentro da organização. 

2. Gestão de competências

Outra prática muito difundida para quem quer entender as melhores práticas de gestão conceito é a gestão de competências.

Com esse tipo de gerenciamento você é capaz de descobrir quais as competências ideais para que a sua empresa continue se desenvolvendo. 

Sabendo disso, treinamentos poderão ser aplicados para que todos os seus colaboradores consigam se especializar para melhorar o dia a dia da empresa.

Por exemplo, caso você possua um negócio de desenvolvimento de aplicativos e é preciso que alguém da equipe saiba a linguagem de algum código, você pode orientá-lo a participar de um treinamento voltado exclusivamente para essa atividade. 

É válido ressaltar que a gestão de competências não contempla qualquer tipo de treinamento, mas somente aqueles voltados para o aprendizado de uma competência. 

3. Aprendizado empresarial

A última prática interessante que você pode utilizar para saber como fazer um diagnóstico empresarial, bem como aprimorar a gestão do conhecimento conceito é a aprendizagem empresarial. 

Isso significa que o ambiente precisa ser propício para que ocorram pesquisas constantes a respeito das práticas rotineiras da empresa. 

Essas pesquisas devem sempre focar em descobrir quais são os processos da concorrência e como essas outras empresas conseguem manter um bom negócio. 

Para que esta prática funcione de fato, você deve estipular com clareza a importância da gestão do conhecimento, assim como integrar os colaboradores nesta aprendizagem. 

Já sabe o que é gestão do conhecimento nas empresas? Então você tem total conhecimento sobre como fazer um diagnóstico empresarial!

Como vimos ao  longo deste conteúdo, entender sobre  o conhecimento de gestão e como essa prática pode ser importante para o seu empreendimento faz toda a diferença para os negócios. 

De maneira resumida, as práticas adotadas nesse tipo de gerenciamento tem como objetivo organizar o conhecimento de todos os colaboradores da organização.

Dessa forma, seu negócio não se torna refém de um único colaborador ou alguém que domina totalmente um processo específico do lugar.

Isso porque o conhecimento adquirido será repassado para todas as pessoas da sua empresa, tornando-as capazes de potencializar cada vez mais os resultados do seu negócio.